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PublicouDanilo Soares Alterado mais de 10 anos atrás
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7 ANOS DO PIM NOVEMBRO DE 2009
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Reconstrução: Hanna Damasio e cols.
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Statistics Canada (2001)
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Adolphe Quetelet 1831
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Eisner, 2003
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Subjects:1,037 boys from low SES neighborhoods Assessment Ages:6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 23, 28 Sources:Teachers, peers, parents, self, official files. Direct Observation in home, at school, in laboratory Experiment:Parent and child training (age 7-9 years) for aggressive boys in kindergarten (randomized) The Montreal Longitudinal-Experimental Study
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Brame et al., 2001
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Loeber et al., 2005
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Copyright restrictions may apply. Barker, E. D. et al. Arch Gen Psychiatry 2007;64:592-599. Trajectories for theft (12 to 31 years of age)
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HIGH SCHOOL DIPLOMA (%)
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Page 31: The majority of young people who become violent are adolescent- limited offenders who, in fact, show little or no evidence of high levels of aggression or other problem behaviours during their childhood (3). (3): Youth violence: a report of the Surgeon general. Washington, DC United States Department of Health and Human Services. 2001.
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Group 4 (4%) Group 2 (53%)Group 3 (28%) Group 1 (14%) PHYSICAL AGGRESSION TRAJECTORIES (Nagin & Tremblay, 1999)
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Physical Aggression Trajectories (17 to 60 months) Côté et al., 2007, AGP
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Physical Aggression Trajectories From 1.5 and 17 years N=2000 QLSCD N=10 000 NLSCY Côté et al. (2007) Côté et al. (2006) Lacourse et al. (2003) N=1000 MLES
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delinquency accidents Depression Obesity Drug abuse School drop-out Unemployment Poverty PregnancyInfancy 0-2 y. Pre-K. 3-4 y. Ado-Adult 13-30 y. ENVIRONMENTENVIRONMENT GENOTYPEGENOTYPE Neighborhood Physical and Social Characteristics Risk Factors Proximal Distal Bio-Psy-socio Development Trajectories Additive interactive Brain Development Gene Expression Peers Exposition increases With age Parents Exposition decreases with age Genes-Environment-Brain-Behaviour School 5-12 y. Targeted genes MAOA 5-HTT 5-HT1A 5-HT1B 5-HT2B TPH2
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Chronic Physical Aggression Young mother Low education Single parent Smoke Mother behav. prob. Poverty PregnancyBirth - 6 M. Obstetrical complic. Mother coercive Poor Marital Relat. Mother depressive 12 M. +
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27 June 2004
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5 3 Low LGHigh LG L1H1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 5 3 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
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Methylation of rRNA promoter from whole blood DNA Upstream Control Element (-186 - -50) Core Promoter (-50 - +20) High Legend: :CG methylated :CG unmethylated :CG ? UCECP A B C D Medium UCECP E I J Provençal et al., 2006
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Como resultado das experiências de Apego, esse Sistema (límbico) entra num período critico de maturação no último trimestre do primeiro ano.... (Schore,2000).
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O PADRÃO DE STRESS QUE TEREMOS AO LONGO DA VIDA É ORGANIZADO NA 1ª INFÂNCIA
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A CUIDADORA ABUSIVA NÃO SOMENTE NÃO BRINCA E INTERAGE MENOS COM A SUA CRIANÇA, MAS TAMBÉM INDUZ UM ESTADO TRAUMÁTICO DE EFEITO NEGATIVO DURADOURO. PORQUE ELA NÃO ACALMA A CRIANÇA, NÃO PROPORCIONA UM CONSOLO INTERATIVO, OS ESTADOS EMOCIONAIS INTENSAMENTE NEGATIVOS DA CRIANÇA DURAM POR LONGOS PERÍODOS DE TEMPO.
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O aumento de glicocorticóides induzido pelo stress (provocado pelos maus tratos), no período pós-natal imediato, induz à morte neuronal nos centros afetivos (Kathol et al. 1989), criando circuito límbico anormal (Benes,1994), e danos permanentes no direcionamento da emoção em canais adaptativos ( Dekosky et al.,1982).
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TAIS ESTADOS TAMBÉM SÃO ACOMPANHADOS DE SEVERAS ALTERAÇÕES NA BIOQUÍMICA DO CÉREBRO IMATURO, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS ASSOCIADAS COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETENCIAS INTERPESSOAIS. ALLAN N. SCHORE – AFFECT DYSREGULATION AND DISORDERS OF SELF(2003).
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00-046 -1.2 -0.8 -0.6 -0.4 -0.2 01020304050 Months of Orphanage Rearing Log10 Salivary Cortisol *linear trendline Evening Cortisol Levels Increase with Months of Orphanage Rearing *
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A QUALIDADE DO APEGO PRECOCE AFETA AS RELAÇÕES SOCIAIS MAIS TARDE NA VIDA. AO PROPORCIONAR ATENÇÃO E CARINHO AO BEBÊ, A MÃE(OU CUIDADOR/A) PROVOCA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE DOPAMINA E ENDORFINAS NO CÉREBRO DELA E DELE. ISSO MUDA A ESTRUTURA BIOQUÍMICA DO CÉREBRO. TAL POSTURA NÃO SÓ AFETA O COMPORTAMENTO DURANTE A INFÂNCIA MAS TAMBÉM AFETA O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO INDIVIDUAL DE ENGANJAMENTO E ATITUDES NAS RELAÇÕES QUE ESTABELECERÁ MAIS TARDE NA VIDA. –ALLAN N. SCHORE- AFFECT DYSREGULATION AND DISORDES OF THE SELF.(2003)
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ESTÁ AGORA ESTABELECIDO PELA PESQUISA QUE OS FATORES DE STRESS SOCIAL (PROVOCADOS PELOS CUIDADORES) SÃO MAIS DELETÉRIOS A LONGO PRAZO QUE OS ESTÍMULOS AVERSIVOS NÃO- SOCIAIS. (Sgoiffo et al.,1999)
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Imagens PET do cérebro de uma pessoa normal (esquerda), um assassino com história de deprivação na infância (centro) e um assassino sem história de deprivação (direita). As áreas em vermelho e amarelo mostram uma atividade metabólica mais alta, e em preto e azul, uma atividade metabólica mais baixa. O cérebro de um sociopata (direita) tem uma atividade muito baixa em muitas áreas, mas que é fortemente ausente na área frontal (parte superior das imagens). Imagens de Adrian Raine, University of Southern California, Los Angeles, USA.University of Southern California
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Intervenções preventivas 9m a 5a apoio aos pais Estilo de vida da mãe grávida Sensibilidade e cuidados parentais Desenvolvimento da linguagem Desenvolvimento da função executiva Brincar Disciplina Habilidades pro-sociais Nutrição
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Conclusões 1.Os seres humanos não aprendem a ser agressivos, eles aprendem a não ser. 2.A agressão física crônica não é uma coisa que começa na adolescência (idem para o vandalismo, roubo, violação dos papéis ?). 3. Efeitos ambientais na agressão física, como os efeitos genéticos, são fortemente intergeracionais.
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Conclusões (cont.) 3. A Aprendizagem para a não agressão física, depende de quão bem os pais aprenderam isso durante sua própria infância. 4. A influência ambiental sobre uma criança no uso da agressão física provavelmente começa no momento da concepção. 5. Se isso é verdadeiro, a prevenção da agressão física crônica deveria começar na concepção.
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Conclusões (cont.) 6. Quanto mais cedo melhor para começar a ajudar as crianças com problemas disruptivos. 7. Colocando crianças com problemas disruptivos e adolescentes juntos simplesmente aumentaremos o problema. 8. Meninas jovens podem virar mães, os cuidados com sua socialização devem ser A PRIORIDADE. 9. A Habilidade pessoal para inibir a agressão física é uma fina casca que pode quebrar sob pressão, daí a importância da prevenção situacional.
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Conclusões gerais sobre o ECD. 1. O cérebro humano é o orgão que nos torna civilizados. 2. O cérebro humano é como um fundo de pensão, quanto mais cedo investimos maior será o retorno. 3. Nosso principal plano de investimentos no cérebro data do século 19: Educação universal começando aos 5-7 anos de idade.
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Global ECD Conclusions 4. A grande maioria das crianças não tem acesso a serviços de educação e estímulo ao desenvolvimento humano inicial. 5.As melhores práticas usualmente tem as seguintes características: início precoce,intensas, amplas, e com uma equipe bem treinada. 6.Para reduzir desigualdades na educação, saúde, e qualidade de vida, devemos começar por oferecer serviços efetivos aos menos privilegiados desde o começo da gestação.
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Seu Nome é Hoje Nós somos culpados de muitos erros e muitas faltas, mas nosso pior crime é abandonar as crianças, negligenciando a própria fonte da vida. Muitas coisas que necessitamos podem esperar. As crianças não podem. Agora é o tempo em que seus ossos estão sendo formados, seu sangue está sendo feito, e seus sentidos estão sendo desenvolvidos. Para elas não podemos responder Amanhã, pois seu nome é hoje. Gabriela Mistral
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