A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referencial de Competências-Chave Nível Secundário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referencial de Competências-Chave Nível Secundário."— Transcrição da apresentação:

1 Referencial de Competências-Chave Nível Secundário

2 Competência Soma de conhecimentos ou de habilidades. Dicionário Houaiss, 2002Competência-Chave As competências-chave representam um conjunto articulado, transferível e multifuncional, de conhecimentos, capacidades e atitudes indispensáveis à realização e desenvolvimento individuais, à inclusão social e ao emprego. Estas competências deverão ser desenvolvidas no âmbito da escolaridade obrigatória ou da formação inicial e funcionar como alicerce de aprendizagens posteriores numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. ( Comissão Europeia, 2004 ) Referencial Que ou o que constitui ou contém referência. Dicionário Houaiss, 2002 Referencial de Competência-Chave Documento formal que contém directrizes acerca da forma de actuar e procedimentos a ter em conta neste processo de reconhecimento de competências de nível secundário.

3 O Referencial de Competências-Chave tem 3 áreas: CLC STC CP Cultura Língua e Comunicação Sociedade, Tecnologia e Ciência Cidadania e Profissionalidade

4 Em CP há oito núcleos geradores Direitos e Deveres Complexidade e Mudança Reflexividade e Pensamento Crítico Identidade e Alteridade Convicção e Firmeza Ética Abertura Moral Argumentação e Assertividade Programação

5 Em CLC/STC há sete núcleos geradores* ( * Tema abrangente a partir do qual se podem evidenciar competências): Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST) Ambiente e Sustentabilidade (AS) Saúde (S) Gestão e Economia (GE) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Urbanismo e Mobilidade (UM) Saberes Fundamentais (SF)

6 Domínios de Referência iguais, que são: Todos os núcleos têm Domínios de Referência iguais, que são: contexto privado contexto profissional saberes, poderes e instituições macro-estrutural ( Estabilidade e Mudança: da Sociedade ao Universo ) São os vários contextos que servem para accionar as competências-chave.

7 o mesmo não acontece com os Temas. Enquanto que os Domínios de Referência são iguais para todos os núcleos, o mesmo não acontece com os Temas. Assim : Cada núcleo tem quatro temas; Todos diferentes; Que serão trabalhados/ demonstrados de acordo com os Domínios de Referência e o PII. Em CP, 32 temas (8 núcleos x 4), em CLC e STC, 28 (7 núcleos x 4).

8 Exploração dos temas

9 Caso prático Núcleo a ser trabalhado: Tecnologias de Informação e Comunicação De acordo com o que foi exposto nesta sessão, pretende-se que, com base na informação do referencial, elabore perfis, trajectos, percursos, de adultos que se poderiam encaixar nos vários temas deste núcleo gerador. De seguida iremos, em conjunto, trocar ideias acerca das várias opções.


Carregar ppt "Referencial de Competências-Chave Nível Secundário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google