A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Educação e Redução de Danos – Um caminho para a inclusão Social 9/12/2008 Experiência da ABORDA: Tecendo Redes no movimento da Roda (Rede de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Educação e Redução de Danos – Um caminho para a inclusão Social 9/12/2008 Experiência da ABORDA: Tecendo Redes no movimento da Roda (Rede de."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Educação e Redução de Danos – Um caminho para a inclusão Social 9/12/2008 Experiência da ABORDA: Tecendo Redes no movimento da Roda (Rede de Organização da Redução de Danos) Semiramis Maria Amorim Vedovatto Comite Executivo ABORDA - Sul

2 O que uma rede mais tem é furo e nó! Carlinhos Guarnieri

3 Associaçao Brasileira de Redutores de Danos Organização Não Governamental, fundada em 1997, cuja missão é o resgate da cidadania de usuários de drogas e sua rede de interação social. Movimento social comprometido com a implantação de políticas públicas ligadas ao uso de drogas, ao Direito e à Cidadania. 400 associados (aproximadamente) 100 coletivos RD ( aproximadamente) estimativa de cerca de 40 mil usuários de drogas atendidos pelos PRDs. Atualmente alteração no modelo de gestão visando relação horizontal – Colegiado composto por 25 Mobilizadores Estaduais e um Comite Executivo (representantes das regiões – 7 pessoas) que responde pelas questões mais pontuais.

4 Roda Brasil -Apresentação Ao longo de todo o ano de 2007, a Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos (ABORDA), com apoio do Programa Nacional de DST e Aids (PN Aids) e do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), desenvolveu a RoDa Brasil, um amplo projeto de articulação política do campo da Redução de Danos em todo o país.

5 Projeto RoDa - Objetivos Projeto de articulação em rede do campo da Redução de Danos que tem por objetivo: a promoção de Saúde e Cidadania das pessoas que usam drogas, a defesa da dignidade de redutores e redutoras de danos, bem como Levantamento e consolidação de políticas publicas de RD em todo o país.

6 Projeto Roda – Formato É um programa de âmbito nacional, que atingiu forma descentralizada nas cinco regiões do Brasil. Três Eixos: Levantamento situacional Advocacy e formação política Articulação em rede Levantamento Situacional Estado da Arte da Redução de Danos; Qualidade das articulações políticas existentes; Sustentabilidade das ações; Amparo contratual das ações; Cobertura; Situação dos redutores de danos; Levantamento de possibilidades.

7 Levantamento Situacional 99 coletivos visitados 556 trabalhadores

8 Resultados: Produção de importantes dados a respeito da Redução de Danos no Brasil, bem como identificar algumas das mais importantes fragilidades : a)sustentabilidade enquanto política pública de atenção em saúde orientada a pessoas que usam álcool e outras drogas. b)Vulnerabilidade das condições de trabalho do agente redutor de danos c)O processo de comunicação é uma das grandes fragilidades do movimento social de Redução de Danos. d)Ampliação da cobertura em outras populações, cenários e drogas

9 Resultados:

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 Advocacy e Formação Politica 2 Encontros de Formação 7 Encontro da ABORDA – Santo André/Ribeirão Pires Realização de eventos regionais (Encontros de RD - Norte, Centro Oeste) Participação em instâncias de Controle Social Plataforma Politica

24 Advocacy e Formação Politica Plataforma Politica : Defesa da dignidade do redutor de danos – Defesa dos direitos das pessoas que usam drogas – Universalização da Redução de Danos como política pública – Democratização do movimento social de Redução de Danos –debates de base, e os encontros nacionais, por assembléias que escolham delegados. A ABORDA deve ser maior que sua diretoria; Articulação com outros movimentos sociais – se nos entendemos como movimento social, devemos construir um conjunto de alianças com outros movimentos que tenham bandeiras com as quais concordemos; Defesa dos princípios do SUS – defender os princípios do SUS na radicalidade, significa defender à Redução de Danos.

25 Articulação em rede Manutenção do egroup Criação de grupos de trabalho Site Plataforma Politica como orientador

26 Site Aborda – RoDa Brasil

27 As pessoas não querem discutir conteúdos, elas querem discutir rótulos. Mário de Andrade

28 O que fazer?

29 Drogas – Mitos Papel da Mídia: Representações sociais que associam drogas à criminalidade. As contradições entre um jornalismo alinhado com preocupações sociais e as obrigações para com o lucro E fica a pergunta: Propaganda de droga não pode ser considerada "crime de apologia"?

30 Reflexões: Necessidade de ruptura com com a rigidez dos campos, construindo pontes de reflexão entre Judiciário, Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Serviço Social, Segurança Pública, Campo Científico, Educação e outros. Exercicio a autonomia, colocando-se no debate com diferentes concepções. Nada aqui está fechado. Tudo pode ser discutido, desde que tal debate não interrompa o processo em curso. Autonomia com a qual trabalhamos na RoDa Brasil é totalmente ligada a idéia de compromisso coletivo. Conhecimento traz a libertação (Barot, 2005) Conhecimento traz o Poder (Freud, 1903) Experiencias exitosas com outras formas de RD: Arte, atendimento a familia, radio, hip-hop, grafite, rodas de conversa

31 Conclusão: As lições aprendidas ao longo deste processo indicam a necessidade de alternativas que confiram maior sustentabildiade para o trabalho e os trabalhadores da Redução de Danos, como forma de enfrentamento às freqüentes interrupções nos financiamentos dos projetos. Para tanto, é estratégica a construção de canais de comunicação horizontais, que permitam e incentivem a troca de informações e a cooperação técnica e política entre os grupos, trabalhadores e militantes da Redução de Danos, em todo o país.

32 Equipe RoDa Brasil Elaine Zingari – SP Elandias Bezerra – GO Fátima Machado – RS Franscisnéia Peixoto – MG Gilberto Soares - PB Jandervan Pereira - AC Jorge Alves – RJ José Fragoso – PR Juliana Abramides - SP Lídia Barbosa – RO Lourdes Pires - SC Luciano Jesus – SE Luis Paulo Guanabara – RJ Marco Manso - BA Maria do Carmo - PR Marina SantAnna – SP Maria Borges – GO Lígia Isabel - GO Maristela Moraes - PE Michele Maleamá - AP Patrício Barros – MA Paulo Roberto - CE Raquel Gandelsman – PE Ricardo Charão - RS Riso Alencar – AL Roberta Domingos - ES Rossana Rameh - PE Semiramis Vedovatto - PR Sérvulo Paulo - CE Tadeu de Paula - RJ Telma Azevedo – MS Val - SP Wulmar Bastos - MG Yanca - SP Zé Roberto – RR Airton Lourenço - SP Aline Nalon - RN Ana Angélica - RJ Anamaria Tavares - ES Ângela Gomes – AM Antônio Carlos - SP Antônio Ernandes - PA Aretha - SP Aroldo Silva - TO Carlos Vitorino - GO Chico Alves - DF Cícero Moraes - MT Dênis Petuco - RS Maria de Deus - PI Domiciano Siqueira - SP Edna Flores - MS Edson Braga – AC Camila Santiago - PE

33 Muito obrigado!


Carregar ppt "Seminário Educação e Redução de Danos – Um caminho para a inclusão Social 9/12/2008 Experiência da ABORDA: Tecendo Redes no movimento da Roda (Rede de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google