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Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD

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Apresentação em tema: "Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr. Eng. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento Laboratório de Ensino a Distância – LED Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

2 Motivação e Futuro da EAD
Escola do Futuro Porque Educação a Distância? Tecnologias para EAD Cultura para EAD.

3 Escola do Futuro Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo” (Ludwig Wittgenstein)

4 sublime inquietação de conhecer e de saber.”
Escola do Futuro “… A vida humana não é o transcorrer monótono de sua rotina quotidiana; a vida humana é, sobretudo, a sublime inquietação de conhecer e de saber.” “… A casa onde se acolhe toda a nossa sede de saber e toda a nossa sede de melhorar, é a universidade.” Anísio Teixeira

5 Qual a imagem que fazemos dos nossos professores?
Qual a imagem que temos hoje da Universidade?

6

7 PEDAGOGIA EPISTEME BIOLOGIA

8 GENES CÉREBROS EPISTEME MEMES

9 Escola do Futuro Cegueira Paradigmática Ensino das Incertezas
Conhecimento pertinente Identidade Terrena Ensino da Condição Humana Ensino da Compreensão Humana Ética do Gênero Humano Os sete saberes de Morin

10 Escola do Futuro APRENDER A SER APRENDER A FAZER APRENDER A APRENDER
APRENDER A VIVER JUNTOS APRENDER A SENTIR Os quatro pilares de Delors, com um a mais do Fialho

11 Escola do Futuro A escola do futuro já está aí, com hortas e imersão virtual, com o jornal de Frenet e as tecnologias de EAD.

12 Porque Educação a Distância
Como conhecemos Aprendizagem por descoberta Saber e Sabor EAD com sabor.

13 Estamos cercados por energias. Dessas podemos acessar, apenas,
Fatos Estamos cercados por energias. Dessas podemos acessar, apenas, o que entra pelos sentidos, ou o que registramos em nossos instrumentos. Dados (naturais ou artificiais)

14 Situações. O Meio Geográfico segundo os psicólogos da
Dados correspondem às Situações. O Meio Geográfico segundo os psicólogos da Gestalt.

15 Situações, que são DADOS, se convertem em ... Representações são
CONHECIMENTOS Situações, que são DADOS, se convertem em ... RACIOCÍNIOS REPRESENTAÇÕES Representações são INFORMAÇÕES, DADOS a que atribuímos SIGNIFICADO

16 Na aprendizagem por instrução, a internalização acontece
SITUAÇÕES de aprendizagem por instrução REPRESENTAÇÕES Na aprendizagem por instrução, a internalização acontece por repetição.

17 Resolução de problemas
SITUAÇÕES de aprendizagem por descoberta REPRESENTAÇÕES Resolução de problemas Seqüência de ações Avaliação Construção de conhecimentos Um Saber Fazer

18 adquirimos competências.
Pela repetição, adquirimos competências. Pela prática, transformamos Competências em Habilidades. atividades de execução, não automatizadas atividades de execução automatizadas

19 Transformar informações em conhecimento explícito (competências), ou tácito (habilidades), demanda tempo ...

20 Filtrados pelos sentidos (Naturais), ou artificias, se tornam.
FATOS Filtrados pelos sentidos (Naturais), ou artificias, se tornam. DADOS SITUAÇÕES Se com significado, são. INFORMAÇÕES REPRESENTAÇÕES Quando nos apropriamos destas, obtemos. CONHECIMENTOS

21 Temos uma tecnologia e ciência incríveis, sem alma, sem coração, sem espírito.

22 O que é um ser humano?

23 AUTO-ORGANIZAÇÃO DO CORPO
LEITURA DO MUNDO LEITURA DA PALAVRA CURIOSIDADE PARTILHA INVESTIGAÇÃO APRENDER PAIXÃO AUTO-ORGANIZAÇÃO DO CORPO DESCOBERTA

24 EAD com sabor Funções do Professor Sabedoria Sapiência EAD com sabor.

25 FUNÇÕES DO PROFESSOR Função crítica:
os dogmas têm que ser transformados em dúvidas, as respostas em questionamento, os pontos de chegada em pontos de partida.

26 FUNÇÕES DO PROFESSOR Função criativa:
o educador é um criador de utopias concretas, um indicador de horizontes utópicos, de novas formulações, novas sínteses.

27 AS FEIRAS QUE PROPÕE SANTO AGOSTINHO
1ª FEIRA DA CIÊNCIA DE UTILIDADES Utensílios, ferramentas Escolas, saberes Instrumentos Colher, bicicleta, aspirina... Coisas que usamos para poder viver. Necessários, estes objetos não nos dão felicidade. 2ª FEIRA DA SAPIÊNCIA DA FRUIÇÃO FRUTA Come- se pelo prazer Sonata, canto gregoriano, valsinha, chorinho... Poemas, pôr de sol, beijo... “Inúteis”, atividades lúdicas, de deleite, prazer Elisabeth Farah

28 Tecnologias em EAD Imersão Virtual; Sistemas Tutoriais Inteligentes;
Comunidades Virtuais; E-world.

29 VR REALIDADE VIRTUAL (RV) INTERAÇÃO IMERSÃO SIMULAÇÃO
EXISTÊNCIA DE UM PONTO DE REFERÊNCIA SIMULAÇÃO PERCEPÇÃO ELEMENTOS NAVEGAÇÃO MANIPULAÇÃO CARACTERÍSTICAS

30 VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA
REALIDADE VIRTUAL (RV) : APLICAÇÕES MEDICINA VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA MANUFATURA VIRTUAL LAZER TELEPRESENÇA ARQUITETURA SIMULADOR DE VÔO

31 RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO:
PODEROSA FERRAMENTA DE ENSINO FISICAMENTE IMERSIVA FACILITA MÚLTIPLOS FRAMES DE REFERENCIAS SUPORTA EXPERIÊNCIA DIRETA DE FENÔMENOS OFERECE COMUNICAÇÃO MULTISENSORIAL TRIDIMENSIONAL

32 RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO:
EXPERIÊNCIAS “DIMENSÃO” “TRANSDUÇÃO” “REIFICAÇÃO”

33 RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO:
FATORES COGNITIVOS DA IMERSÃO VIRTUAL SUCEPTIBILIDADE PARA A IMERSÃO SUCEPTIBILIDADE QUALIDADE DA IMERSÃO MEIO AMBIENTE CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO IMAGINÁRIO VIVIDO DISTRAÇÕES DEVIDO AO MEIO AMBIENTE AUTOCONTROLE EFEITOS OUTROS EFEITOS PSICOLÓGICOS

34 SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES:
CENTRALIZADOS MÓDULO INTERFACE MÓDULO ESPECIALISTA MÓDULO TUTOR ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM COMUNICAÇÃO COM USUÁRIO CONHECIMENTO MÓDULO MODELO DE ESTUDANTE ESTUDANTE CONHECIMENTO SOBRE O ESTUDANTE

35 SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES:
DISTRIBUÍDOS AGENTE MÓDULO DE ESTUDANTE AGENTE DE MOTIVAÇÃO AGENTE PERFORMANCE AGENTE ESTADO MUNDO FORNECEDOR DE AJUDA AGENTE DE COMUNICAÇÃO AGENTE DE SELEIÇÃO DE TÓPICOS AGENTE DIAGNÓSTICO AGENTE FORNECEDOR DE PRÁTICAS AGENTE ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO AGENTE NAVEGAÇÃO

36 Vinculos com outras unidades
MODELOS ABORDADOS COM O PARADIGMA DA IA CONSTRUTIVISTA Entidades Vinculos com outras unidades Atributos Processador Primário Espaço de Restrições fomes físicas fomes de afeto fomes cognitivas vontades Dimensões Física Afetiva Cognitiva Espiritual Memória Episódica Resistência Repressão Domínios Lingüístico Cognitivo Conduta Observação Domínio de Auto-observação

37 OBJETIVOS MODELO DE AMBIENTE INTELIGENTE USUÁRIO EM AMBIENTE DE RV

38 O quê pensas que são? Canetas?...

39 Dê mais uma olhadinha…

40 Não, não são canetas.

41 Isto é um computador completo e seus periféricos.
Como?! Vê no próximo slide.

42 Montado fica assim…

43 Uma peça forma o ecrã e a outra o teclado.

44 O teclado pode ter várias cores.
Como funciona?...

45 É só colocar os dedos na imagem formada e digitar…. Fácil, não?!... Existem vários modelos diferentes.

46 Também existe em modelo para PDA’s.

47 Sei não, mas acho que o teu está meio ultrapassado… Você concorda?!...

48 Cultura para EAD Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo” (Ludwig Wittgenstein)

49 O prazer engravida, mas só o sofrimento faz parir
Cultura para EAD O prazer engravida, mas só o sofrimento faz parir (William Blake) Nas relações intelectuais só há gravidez se houver prazer e só há resultado se houver sacrifício.

50 Cultura para EAD A mente só guarda e opera conhecimentos de dois tipos: 1) os conhecimentos que dão prazer. 2) os conhecimentos instrumentais, que podem ser usados como ferramentas.

51 O que realmente importa?
Alunos. Aqueles que são os construtores. Movidos pelo impulso mais profundo da alma humana Impulso para o prazer e a alegria Os saberes têm que estar a serviço da felicidade

52 O que realmente importa?
Entrega-se ao esquecimento e deduz que o importante não é o saber, mas o sabor. A sapiência é um saber saboroso (Roland Barthes)

53 TAREFAS DO PROFESSOR Abrir os olhos do aluno. Vendo, ele não precisa de argumentos. (Nietzsche) Convencer o aluno pelas avenidas dos sonhos fundamentais, não por argumentação (Bachelar)

54 TAREFAS DO PROFESSOR Ser um artista. O artista não explica, faz ver (Paul Klee). O professor como o artista, deve mostrar, apontar, indicar. Fazer ver.

55 Trazer à existência tudo aquilo que não existe.
TAREFAS DO PROFESSOR Criar desejos e sonhos, “erotizar” o aluno para despertar nele o desejo de aprender. O desejo desperta as inteligências. Trazer à existência tudo aquilo que não existe.

56 EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA FORMAÇÃO COMO PODEMOS SER COMO NOS COMPORTAMOS COMO CONHECEMOS COMO EMOCIONAMOS

57 Uma visão sem ação é somente um sonho.
Uma ação sem visão é apenas um passatempo. Uma visão com ação pode transformar o mundo.

58 TEMPO INSTITUCIONAL Tempo Kairós Cronos Pedagógico

59 Rubem Alves: Não queremos alunos que saibam de cor os mapas e os seus
caminhos já conhecidos. Para isto basta a memória. Queremos alunos que, sabendo a ‘linguagem’ dos mapas, sejam capazes de encontrar os caminhos em mapas que nunca viram

60 Links para mais informações


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