A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de computadores Prof. António dos Anjos"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Aula 60 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

2 ICMP – Internet Control Message Protocol
Usado para: Envio de mensagens de erro; Efectuar diagnósticos; Controlar o fluxo de dados.

3 ICMP (2) RFC 792 de Setembro de 1981;
Apesar de ser encapsulado pelo IP, o ICMP faz parte da camada de rede: Mensagem ICMP Header IP 20 Bytes Datagrama IP

4 Conteúdo depende do Tipo e do Código
ICMP - Formato TIPO CÓDIGO CHECKSUM Conteúdo depende do Tipo e do Código  TIPO / CÓDIGO (exemplos): 0x00 / 0x00 – Echo Reply; 0x08 / 0x00 – Echo Request; 0x03 / 0x00 – Network Unreachable; 0x03 / 0x01 – Host Unreachable; 0x04 / 0x00 – Source Quench; 0x0B / 0x00 – TTL == 0;

5 ICMP & ping ping – Packet InterNet Groper;
(to grope = tactear) Este utilitário é usado para testar a conectividade entre hosts; O ping envia mensagens ICMP de Echo Request (pedido de eco) – “ping”; O host de destino responde com a mensagem ICMP de Echo Reply (resposta de eco) – “pong”. A resposta é apresentada normalmente com os seguintes elementos: Sequência de pacote ICMP (do pacote ICMP Echo Request); TTL – Time-To-Live (do pacote IP); Round-Trip Time (calculado pelo ping).

6 Ping – “Que bonito!!!” /) $ ping ICMP Echo Request ICMP Echo Reply

7 ICMP – Descobrir o caminho
Temos a mensagem ICMP, tipo 0x0B e código 0x00, que informa que o campo TTL do datagrama IP chegou a zero: Sugestões para criar um programa que nos informe quais foram os routers que determinado datagrama “atravessou” até chegar ao destino!

8 ICMP & traceroute Porque não usar a opção RR (record route) do datagrama IP? Vários routers na Internet não suportam esta opção! O programa traceroute utiliza o campo TTL para “descobrir” qual o caminho que determinado datagrama vai seguir.

9 traceroute - Funcionamento
1º - Envia datagrama com TTL = 1 (normalmente seria 64); O primeiro router recebe o datagrama e decrementa o TTL (TTL = 0), logo não o reencaminha; O router envia à procedência uma mensagem ICMP TTL == 0; Obtêm-se assim o IP do primeiro router. 2.º - Envia datagrama com TTL = 2; O primeiro router recebe o datagrama e decrementa o TTL (TTL = 1), e reencaminha o pacote para o router seguinte; O router seguinte decrementa o TTL (TTL = 0), logo não reencaminha o datagrama; Obtêm-se assim o IP do segundo router. E assim sucessivamente até chegar ao destino: Ao chegar ao router de destino o funcionamento será diferente (funciona ao nível da camada de Transporte – UDP).

10 traceroute - Resutado Como resultado, temos: Número de sequência;
IPs (ou nomes, se resolvidos) dos routers; Round-Trip Time (tempo de ida e volta). Se a “resposta” demorar mais de cinco segundos a chegar, é colocado um asterisco em vez do tempo. Este resultado é apresentado três vezes para cada router. Porquê? (responder no exercício)

11 Exercício 1 Utilizando o “packet sniffer” Ethereal, faça a análise do tráfego gerado pelo ping; Analise o resultado obtido no seu terminal de texto; Verifique qual o protocolo que encapsula um pacote ICMP; Verifique os códigos de tipo e operação obtidos. Ajudas: Use o filtro de captura para o respectivo protocolo; Use o filtro de captura para “snifar” apenas o tráfego do seu computador.

12 Exercício 2 Utilizando o Ethereal, faça a análise do tráfego gerado pelo programa traceroute para encontrar o “caminho” para Sintaxe: traceroute endereço de destino (pode ser o IP ou o nome). Analise o resultado obtido no seu terminal de texto. Estabeleça relação entre os valores apresentados no terminal de texto e o tráfego gerado (em especial o número de vezes que o RTT é apresentado). Utilize os filtros adequados!

13 traceroute – Caminho!!! O que garante que os pacotes vão “passar” sempre pelos routers apresentados pelo traceroute? Nada!!! É uma questão de probabilidade 


Carregar ppt "Redes de computadores Prof. António dos Anjos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google