A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas 37 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas 37 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 37 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

2 Modelo de Referência Híbrido (Recordando) Modelo de cinco camadas; Vamos situar-nos nas camadas deste modelo ao analisar: Os equipamentos de Internetworking; Os protocolos do conjunto TCP/IP; Híbrido Aplicação Transporte Rede Ligação Física

3 Camada Física (Recordando) Trata da TX de bits entre dois nós de rede: Que tipo de cablagem? (e.g. cobre, fibra óptica); Que tipo de sinal? (e.g. digital, analógica); Qual a frequência? (e.g. 400Hz, 2Ghz); A que velocidade enviar? (e.g. 10Mbps, 100Mbps, 1000Mbps); Como codificar os bits? (e.g. Manchester Encoding, Differential Manchester Encoding). Ao nível da camada física, a unidade de informação é o BIT. Exemplos de protocolos que respondem: Ethernet, X25, RS232C;

4 Camada de Ligação (Recordando) Permite a TX fiável sobre o meio físico de TX: Agrupa os bits recebidos da camada física em Tramas e verifica se não tem erros (Checksum); Se houver erros volta a pedir a Trama; Como identificar cada NIC num meio partilhado? (e.g. MAC Address); Como controlar o acesso ao meio? (e.g. CSMA/CD, Token-Passing). Ao nível da camada de ligação, a unidade de informação é a TRAMA (Frame). Também se dá o nome de pacotes aos dados que viajam entre computadores/redes. Exemplos de protocolos que respondem: Ethernet, SLIP, PPP.

5 Camada de Ligação - Protocolos SLIP – Serial Line Internet Protocol; PPP – Point-to-Point Protocol; Ethernet. Encapsulam o quê? Datagramas.

6 SLIP – Serial Line Internet Protocol Idealizado por Rick Adams em 1984; Está descrito no RFC 1055; É muito simples; Assume-se que os pacotes são entregues ordenadamente; Normalmente utiliza-se na comunicação entre um ISP (Internet Service Provider) e um utilizador doméstico; A comunicação é feita através de uma porta série, a qual terá um modem ligado.

7 SLIP - Limitações Não possui qualquer mecanismo de detecção e correcção de erros, deixando essa tarefa para as camadas acima; Não tem campo para definir o tipo de protocolo que encapsula, logo só funciona com o protocolo IP; É necessário que ambos os intervenientes conheçam os endereços IP de cada um; Não tem mecanismos de autenticação.

8 SLIP – Actividade (20 min.) Recorrendo ao RFC 1055 elabora o algoritmo do funcionamento do SLIP; Recursos:


Carregar ppt "Aulas 37 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google