A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro Filho Coordenador: Adrião Duarte Dória Neto Vice-coordenador: Jorge Dantas de Melo

2 Objetivos Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação de petróleo com todas as suas características descritas da forma mais próxima possível da realidade e que utilizaria instrumentos reais para realizar as medições e controle do processo.

3 Equipe Professores Alunos de Graduação
Adrião Duarte Dória Neto – UFRN (DCA) Jorge Dantas de Melo – UFRN (DCA) Luiz Affonso H. Guedes de Oliveira – UFRN (DCA) Márcia Maria Lima Duarte – UFRN (DEQ) Vanja Maria da França Bezerra – UFRN (DEQ) Alunos de Graduação Alexandre Magno Pimentel Pinheiro Filho Daniel Lopes Martins Kennedy Reurison Lopes Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva

4 Planta Simulada Atualmente
Atualmente a planta simulada é utilizada com exemplos pré-definidos que já tem as configurações dos componentes realizadas para o exemplo específico. A falta de dados e experiência com os tipos de processo com os quais deseja-se trabalhar é um grande empecilho no desenvolvimento de novas simulações e consequentemente, novos algoritmos para os dispositivos inteligentes.

5 Atividades Desenvolvidas
Montagem da estrutura física para a simulação(PC)-instrumentos reais; Desenvolvimento de um programa para manipular e enviar os dados a rede (interface simulação-instrumentos); Criação de estruturas inteligentes embarcadas nos dispositivos Foudation Fieldbus (Redes Neurais, Demultiplexador, Buffer); Utilização destas estruturas inteligentes no controle e detecção de falhas. Estruturas de re-configuração das estratégias dinamicamente baseadas em clientes OPC.

6 Atividades Desenvolvidas
Estrutura Rede-Simulação (PC)

7 Atividades Desenvolvidas
Programa Manipulador dos dados (interface PC-simulação)

8 Atividades Desenvolvidas
Estruturas inteligentes (Redes Neurais, Demultiplexador, Buffer)

9 Atividades Desenvolvidas
Utilização destas estruturas inteligentes no controle e detecção de falhas. Uma planta simulada foi utilizada e desta foi removido um controlador sendo substituído por um controlador instanciado nos instrumentos do laboratório. Este controlador é responsável pela a abertura e fechamento da vávula, que interfere diretamente na pressão da coluna. Além disso foi inserida outras duas redes para a detecção de falhas na válvula, acusando quando esta não viesse a funcionar corretamente.

10 Atividades Desenvolvidas
Coluna da simulação Circulado em vermelho, o controlador que foi substituído e a válvula que ele controlava

11 Automação e Extensibilidade
Aspen HYSYS permite que processos complexos do projeto possam ser automatizados com uma arquitetura aberta interagindo com outras aplicações comerciais ou projetadas e com outras fontes de dados o que torna possível a criação de programas híbridos poderosos.

12 Automação HYSYS atua com um servidor (OLE Automation Server);
HYSYS pode ser acessado através de ferramentas como: Microsoft Visual Basic; Aplicações Visual Basic: Word, Excel, Power Point; Programas escritos em C++, Java, etc;

13 Extensibilidade A extensibilidade incorpora algoritmos na forma de extensões, objetos HYSYS (Extension Property Packages, Extension Unit Operations, Extension Reaction.Kinetics). Os algoritmos usados pelas extensões residem em um ActiveX Server DLL e podem ser criados em alguma linguagem OLE (Object Linking and Embedding) como C++, Visual Basic ou Delphi.

14 Comunicação HYSYS O programa Comunicação HYSYS lê continuamente as variáveis de processo do HYSYS selecionadas para medição e as disponibiliza na saída dos canais D/A da placa de aquisição de dados.

15 Desafios Conseguir valores de uma planta real para conseguir uma simulação mais próxima da realidade. Utilizar mais variáveis no processo de controle e detecção de falhas para que o sistema se torne cada vez mais robusto e eficiente.


Carregar ppt "Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google