A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo Modelagem de Escoamentos Multifásicos em Poços de Petróleo Doutoranda: Juliana Aragão de Araújo Orientador: Prof. Dr. Adriano dos Santos

2 Introdução Escoamentos Multifásicos
Fluxo simultâneo de dois ou mais fluidos com propriedades diferentes e imiscíveis. Está relacionado ao número de interfaces e não ao estado da matéria. Pode ser líquido-líquido ou gás-líquido.

3 Introdução Padrões de escoamento:

4 Introdução Padrões de escoamento: Vazão; Pressão; Temperatura;
Dimensão; Inclinação; Viscosidade; Densidade.

5 Introdução Presente em todo o percurso dos fluidos produzidos:
Reservatório; Coluna de produção; Linhas de surgência; Riser; Separadores; Unidades de refino.

6 Motivação Dificulta medição de frações volumétricas transportadas;
determinação da perda de carga; gerenciamento da produção; fiscalização; projetos de plantas de processo e separação nas plataformas.

7 Objetivos Viabilizar o estudo da influência de parâmetros relevantes durante o escoamento multifásico, empregando-se técnicas de simulação computacional; Desenvolver técnicas para a previsão da perda de carga durante o escoamento multifásico em poços de petróleo.

8 Cronograma Atividade 2008-1 2008-2 2009-1 2009-2 2010-1 2010-2 2011-1
2011-2 Disciplinas Revisão bibliográfica Curso sobre o software FLUENT Construção de malhas com “rugosidade” Estudo de casos preliminares Elaboração de artigo técnico Simulações computacionais sobre escoamento multifásico Análise dos resultados Conclusões e recomendações Confecção da tese e elaboração de artigo técnico

9 Agradecimentos


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google