A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de."— Transcrição da apresentação:

1 Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Criar a modalidade de curso superior denominada de Bacharelado Interdisciplinar (BI), com estrutura curricular capacitada a evitar profissionalização precoce e especializada. Ajustar a arquitetura acadêmica da graduação e da pós- graduação, implementando novas modalidades de processo seletivo.

2 Bacharelado Interdisciplinar (BI): Curso de formação universitária interdisciplinar, geral e propedêutica, com duração: 6 semestres Diploma em grandes áreas: FG + 2 semestres: Bacharel em Artes Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós-graduação.

3 Estrutura Curricular do Bacharelado Interdisciplinar : I – Formação Geral I – Formação Geral (Eixos de formação) – Componentes optatórios II – Formação Propedêutica II – Formação Propedêutica (grandes áreas do conhecimento) – Componentes optativos III – Formação Específica III – Formação Específica (áreas de concentração) – Componentes optativos

4 Eixo Linguagens: Língua Portuguesa como Leitura do Mundo Língua Estrangeira Moderna Linguagens Artísticas Linguagens Quantitativas (lógica, simbologia, computação, aplicações) Eixo Interdisciplinar: Estudos da Contemporaneidade As três culturas: Humanidades, Artes, Ciências (interdisciplinas) Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares (tutoria) Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar : I – Formação Geral II – Formação Propedêutica III – Formação Específica

5 Eixo Vocacional: Cursos de apresentação de campos e áreas profissionais (Introdução) Eixo Propedêutico: Cursos definidores das áreas de concentração Troncos-comuns de campos profissionais Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares (tutoria) Atividades em Comunidade Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar : I – Formação Geral II – Formação Propedêutica III – Formação Específica

6 Eixo Propedêutico: Cursos definidores das áreas de concentração Cursos básicos de carreiras profissionais Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares (tutoria) Atividades Curriculares em Instituições Atividades Curriculares em Comunidade Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar : I – Formação Geral II – Formação Propedêutica III – Formação Específica

7 Interdisciplinas de Cultura Humanística (exemplos): Conhecimento & Realidade Ética & Cidadania Política & Direitos Humanos Qualidade de Vida (Esporte, Saúde, Lazer) Consciência Ecológica Sexualidade Humana Subjetividade & Vida Cotidiana Formações Econômicas e Sociais Matrizes Étnico-Culturais do Brasil Informação & Cibercultura Educação & Sociedade Mídia & Poder Outras

8 Interdisciplinas de Cultura Artística: Estéticas Panorama das Artes Participação Orientada em Eventos Artísticos e Culturais Literatura (ler e analisar Poemas, Contos, Romances e Dramas) Iniciação Artística (opções: Música, Artes Visuais, Teatro, Dança) Cinema, Vídeo e outras multi-artes Memória & Criação Patrimônio Artístico-Cultural Imaginários Indústria Cultural Outras

9 Interdisciplinas de Cultura Científica: Éticas & Tecnociências Epistemologia & Metodologia Informação: Ciência & Tecnologias Desenvolvimento Científico e Tecnológico Participação Orientada em Eventos Científicos História das Ciências e das Técnicas Energias Renováveis Cidades As Águas O Cosmo Corpo-mente Outras

10 Estrutura Curricular dos Bacharelados Interdisciplinares Ano IAno IIAno III FE9 FE10 FE12 FE8 FE16 FE15 FE11 FE14 FE13 Cursos de Tecnólogo Linguagens Artísticas II Eixo Integrador (Seminários Interdisciplinares; ACC) * Componentes curriculares de orientação profissional EL3- Língua Estrangeira Moderna EL1- Língua Portuguesa CA Cultura Artística CC Cultura Científica EI- Estudos da Contemporaneidade CH Cultura Humanística EL2- Linguagens Matemáticas Oficina de Artes Oficina de Artes EL4- Linguagens Artísticas I FP1* FP2 * FE5 FP3 FP4 FE6

11 Processos Seletivos: dos BIs aos Cursos Profissionais Processos Seletivos FG1 FE1 Ano I FE6 Língua Portuguesa FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 Língua Estrangeira Moderna Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE3 FE2 FE1 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade Estudos da Contemporaneidade workshop Pensamento Quantitativo Pós- Gradua ção Licencia- tura Cursos Profissio- nais

12 * Componente curricular de orientação profissional Cultura Humanística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Língua Portuguesa: Fundamentos, Latim- Grego, clássicos Contemporaneidade : Culturas e Sociedades Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas; História da Cultura, Patrimônio Artístico e Cultural; Coral Universitário; a ampliar) Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; Neurocognição; Metodologia da Pesquisa em Artes, a escolher) Leitura e produção de textos) Língua Estrangeira Moderna Instituições e Organizações Introdução à Música Introdução à Música (História do campo, métodos e práticas, formação do músico. Visão panorâmica da área. Mercado de trabalho. Propriedade intelectual. Regulação das práticas profissionais) * Oficina de Aptidão Linguagens Artísticas I: Música (Instrumento, Canto, Regência, Composição) Retórica e argumentação, redação de projetos, apresentações etc.) Indivíduo e Subjetividade Ano II Ano III Ano I TeoriaMusical Percepção Musical História das Artes Atividade Curricular em Comunidade; Seminários Interdisciplinares Introdução à Música Popular Música de Câmara Contraponto e Harmonia Prática de Conjunto Módulo de Formação Específica Psicologia da Educação; Organização da Educação Brasileira; Didática Geral Iniciação à Docência: Metodologia do Ensino da Música, Estágio Bacharelado Interdisciplinar em Artes (área de concentração: Música)

13 Formação do Licenciado em Música (BI + 2 semestres) BI em Artes Módulo de Formação Específica Introdução à Pesquisa Histórica Módulo de Formação Específica Elementos de Etnomusicologia e Folclore História da Música I Módulo de Formação Específica História da Música II Semestre ISemestre II Estágio Curricular Estágio Supervisionado em Instituições de Ensino

14 Formação em Composição e Regência (BI + 4 semestres) BI em Artes História da Música I Módulo de Formação Específica Semestre ISemestre IISemestre IIISemestre IV Módulo de Formação Específica Performance Suplementar Linguagens Artísticas IV: Disciplina Principal (Composição e Regência) História da Música II História da Música III História da Música IV Trabalho de Conclusão Módulo de Formação Específica

15 * Componente curricular de orientação profissional Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Língua Portuguesa: Fundamentos, Latim- Grego, clássicos Contemporaneidade: Culturas e Sociedades Cultura Humanística (Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida; Educação & Sociedade) Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; Ecologia, Ética, a escolher) Leitura e produção de textos) Língua Estrangeira Moderna Instituições e Organizações Introdução à Saúde Coletiva Introdução à Saúde Coletiva (História do campo, métodos e práticas, formação do sanitarista. Visão panorâmica da área. Mercado de trabalho. Regulação das práticas profissionais) * Retórica e argumentação, redação de projetos, apresentações etc.) Indivíduo e Subjetividade Ano II Ano III Ano I Modelos de Saúde- Doença Iniciação à Pesquisa em Saúde Módulo de Formação Específica Atividade Curricular em Comunidade; Seminários Interdisciplinares Módulo de Formação Específica Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (área de concentração: Saúde Coletiva) Linguagem Matemática: Lógica e Simbologia Computação e Modelagem Matemática aplicada à Saúde Biologia Molecular e Celular Atenção Básica em Saúde Bases Metabólicas da Saúde Humana Bases Morfo- Funcionais da Saúde Humana Bases Psicossociais da Saúde Humana Princípios de Patologia Humana Vulnerabilidade e Imunologia Cultura, Sociedade e Saúde Epidemiologia: Fundamentos Relação Paciente- Profissional de Saúde

16 Educação e Comunicação em Saúde Formação do Gestor em Saúde Coletiva (BI + 3 semestres) BI em Ciências Módulo de Formação Específica Saúde Ambiental e Ocupacional Gestão de Sistemas de Saúde Planejamento em Saúde Sistemas de Saúde Comparados Informação em Saúde Políticas de Saúde Semestre ISemestre IIISemestre II Módulo de Formação Específica Atenção Básica em Saúde Estágio Curricular Atividades de Promoção da Saúde em Comunidades Módulo de Formação Específica

17 * Componente curricular de orientação profissional Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Língua Portuguesa: Fundamentos, Latim- Grego, clássicos Contemporaneidade: Culturas e Sociedades Cultura Humanística (Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida; Educação & Sociedade) Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; Ecologia, Ética, História das Ciências Sociais) Leitura e produção de textos) Língua Estrangeira Moderna Instituições e Organizações Introdução à Economia Introdução à Economia (História do campo, métodos e práticas, formação do economista. Visão panorâmica da área. Mercado de trabalho. Regulação das práticas profissionais) * Retórica e argumentação, redação de projetos, apresentações etc.) Indivíduo e Subjetividade Ano II Ano III Ano I Contabilidade Geral Iniciação à Pesquisa em Ciências Sociais Módulo de Formação Específica Atividade Curricular em Comunidade; Seminários Interdisciplinares Módulo de Formação Específica Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades (área de concentração: Estudos Econômicos, Financeiros e de Gestão) Linguagem Matemática: Lógica e Simbologia Computação e Modelagem Matemática aplicada à Economia Introdução ao Direito Introdução à Economia Política Geografia Econômica Economia Brasileira Contemporânea Formação Econômica do Brasil Economia Política Marxista Teoria Geral da Administração História Econômica Geral Estatística Econômica Introdução à Sociologia Iniciação à Pesquisa em Economia Inovação Tecnológica (emprendedorismo)

18 Formação Profissional do Economista (BI + 3 semestres) BI em Humanidades Semestre ISemestre IIISemestre II Teoria Microeconômica II Teoria Microeconômica I Matemática Econômica Contabilidade Social Teoria Macroeconômica II Teoria Macroeconômica I Economia Política Clássica Economia Política Neoclássica Módulo de Formação Específica Econometria Elaboração de Monografia Economia Monetária Economia do Setor Público Economia Internacional Desenvolvimento Econômico

19 Mes- trado Tecnol.Modeloatual Ingressos: Evasão: Ingressos: Evasão: 800 Modeloproposto


Carregar ppt "Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google