A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta Universidade Nova

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta Universidade Nova"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta Universidade Nova
Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Criar a modalidade de curso superior denominada de Bacharelado Interdisciplinar (BI), com estrutura curricular capacitada a evitar profissionalização precoce e especializada. Ajustar a arquitetura acadêmica da graduação e da pós-graduação, implementando novas modalidades de processo seletivo.

2 Bacharelado Interdisciplinar (BI):
Curso de formação universitária interdisciplinar, “geral e propedêutica”, com duração: 6 semestres Diploma em grandes áreas: FG + 2 semestres: Bacharel em Artes Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós-graduação.

3 Estrutura Curricular do Bacharelado Interdisciplinar:
I – Formação Geral (Eixos de formação) – Componentes “optatórios” II – Formação Propedêutica (grandes áreas do conhecimento) – Componentes optativos III – Formação Específica (áreas de concentração) – Componentes optativos

4 Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar:
I – Formação Geral II – Formação Propedêutica III – Formação Específica Eixo Linguagens: Língua Portuguesa como Leitura do Mundo Língua Estrangeira Moderna Linguagens Artísticas Linguagens Quantitativas (lógica, simbologia, computação, aplicações) Eixo Interdisciplinar: Estudos da Contemporaneidade As três culturas: Humanidades, Artes, Ciências (interdisciplinas) Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares (tutoria)

5 II – Formação Propedêutica
Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar: I – Formação Geral II – Formação Propedêutica III – Formação Específica Eixo Vocacional: Cursos de apresentação de campos e áreas profissionais (Introdução) Eixo Propedêutico: Cursos definidores das áreas de concentração Troncos-comuns de campos profissionais Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares (tutoria) Atividades em Comunidade

6 II – Formação Propedêutica III – Formação Específica
Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar: I – Formação Geral II – Formação Propedêutica III – Formação Específica Eixo Propedêutico: Cursos definidores das áreas de concentração Cursos básicos de carreiras profissionais Eixo Integrador: Seminários Interdisciplinares (tutoria) Atividades Curriculares em Instituições Atividades Curriculares em Comunidade

7 Interdisciplinas de Cultura Humanística (exemplos):
Conhecimento & Realidade Ética & Cidadania Política & Direitos Humanos Qualidade de Vida (Esporte, Saúde, Lazer) Consciência Ecológica Sexualidade Humana Subjetividade & Vida Cotidiana Formações Econômicas e Sociais Matrizes Étnico-Culturais do Brasil Informação & Cibercultura Educação & Sociedade Mídia & Poder Outras

8 Interdisciplinas de Cultura Artística:
Estéticas Panorama das Artes Participação Orientada em Eventos Artísticos e Culturais Literatura (ler e analisar Poemas, Contos, Romances e Dramas) Iniciação Artística (opções: Música, Artes Visuais, Teatro, Dança) Cinema, Vídeo e outras multi-artes Memória & Criação Patrimônio Artístico-Cultural Imaginários Indústria Cultural Outras

9 Interdisciplinas de Cultura Científica:
Éticas & Tecnociências Epistemologia & Metodologia Informação: Ciência & Tecnologias Desenvolvimento Científico e Tecnológico Participação Orientada em Eventos Científicos História das Ciências e das Técnicas Energias Renováveis Cidades As Águas O Cosmo Corpo-mente Outras

10 Estrutura Curricular dos Bacharelados Interdisciplinares
Ano I Ano II Ano III EL3- Língua Estrangeira Moderna EL1- Língua Portuguesa CA Cultura Artística CC Cultura Científica EI- Estudos da Contemporaneidade CH Cultura Humanística EL2- Linguagens Matemáticas Oficina de Artes EL4- Linguagens Artísticas I Cursos de Tecnólogo Linguagens Artísticas II FE9 FE10 FE12 FE8 FE16 FE15 FE11 FE14 FE13 FP1* FP2 * FE5 FP3 FP4 FE6 Eixo Integrador (Seminários Interdisciplinares; ACC) * Componentes curriculares de orientação profissional 10

11 Processos Seletivos: dos BIs aos Cursos Profissionais
Ano I Ano II Ano III Estudos da Contemporaneidade Pensamento Quantitativo Língua Portuguesa Processos Seletivos Língua Estrangeira Moderna FE7 Licencia- tura FG1 FG4 FE1 FE3 FE4 FE8 workshop Pós-Graduação FG2 FG5 FE2 FE2 FE5 FE9 FE3 FG3 FG6 FE1 FE6 FE10 Cursos Profissio-nais Atividade Interdisciplinar em Comunidade 11

12 Bacharelado Interdisciplinar em Artes (área de concentração: Música)
Ano I Ano II Ano III Língua Portuguesa: Fundamentos, Latim-Grego, clássicos Leitura e produção de textos) Retórica e argumentação, redação de projetos, apresentações etc.) Língua Estrangeira Moderna Oficina de Aptidão Linguagens Artísticas I: Música (Instrumento, Canto, Regência, Composição) Contemporaneidade: Culturas e Sociedades Instituições e Organizações Indivíduo e Subjetividade Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; Neurocognição; Metodologia da Pesquisa em Artes, a escolher) Módulo de Formação Específica Cultura Humanística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Teoria Musical Contraponto e Harmonia Introdução à Música Popular Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas; História da Cultura, Patrimônio Artístico e Cultural; Coral Universitário; a ampliar) História das Artes Percepção Musical Prática de Conjunto Música de Câmara Introdução à Música (História do campo, métodos e práticas, formação do músico. Visão panorâmica da área. Mercado de trabalho. Propriedade intelectual. Regulação das práticas profissionais) * Psicologia da Educação; Organização da Educação Brasileira; Didática Geral Iniciação à Docência: Metodologia do Ensino da Música, Estágio Atividade Curricular em Comunidade; Seminários Interdisciplinares * Componente curricular de orientação profissional

13 Estágio Supervisionado em Instituições de Ensino
Formação do Licenciado em Música (BI + 2 semestres) Semestre I Semestre II Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica BI em Artes História da Música I História da Música II Elementos de Etnomusicologia e Folclore Introdução à Pesquisa Histórica Estágio Curricular Estágio Supervisionado em Instituições de Ensino 13

14 BI em Artes Formação em Composição e Regência (BI + 4 semestres) 14
Semestre I Semestre II Semestre III Semestre IV Linguagens Artísticas IV: Disciplina Principal (Composição e Regência) Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica BI em Artes Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica História da Música I História da Música II História da Música III História da Música IV Performance Suplementar Trabalho de Conclusão 14 14

15 Bacharelado Interdisciplinar em Ciências (área de concentração: Saúde Coletiva)
Ano I Ano II Ano III Língua Portuguesa: Fundamentos, Latim-Grego, clássicos Leitura e produção de textos) Retórica e argumentação, redação de projetos, apresentações etc.) Língua Estrangeira Moderna Linguagem Matemática: Lógica e Simbologia Computação e Modelagem Matemática aplicada à Saúde Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Contemporaneidade: Culturas e Sociedades Instituições e Organizações Indivíduo e Subjetividade Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Relação Paciente-Profissional de Saúde Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; Ecologia, Ética, a escolher) Cultura, Sociedade e Saúde Epidemiologia: Fundamentos Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Modelos de Saúde-Doença Princípios de Patologia Humana Vulnerabilidade e Imunologia Cultura Humanística (Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida; Educação & Sociedade) Biologia Molecular e Celular Bases Metabólicas da Saúde Humana Bases Morfo-Funcionais da Saúde Humana Bases Psicossociais da Saúde Humana Introdução à Saúde Coletiva (História do campo, métodos e práticas, formação do sanitarista. Visão panorâmica da área. Mercado de trabalho. Regulação das práticas profissionais) * Iniciação à Pesquisa em Saúde Atenção Básica em Saúde Atividade Curricular em Comunidade; Seminários Interdisciplinares * Componente curricular de orientação profissional

16 Atividades de Promoção da Saúde em Comunidades
Formação do Gestor em Saúde Coletiva (BI + 3 semestres) Semestre I Semestre II Semestre III Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Sistemas de Saúde Comparados Saúde Ambiental e Ocupacional BI em Ciências Políticas de Saúde Gestão de Sistemas de Saúde Estágio Curricular Atividades de Promoção da Saúde em Comunidades Planejamento em Saúde Educação e Comunicação em Saúde Informação em Saúde Atenção Básica em Saúde 16

17 Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
(área de concentração: Estudos Econômicos, Financeiros e de Gestão) Ano I Ano II Ano III Língua Portuguesa: Fundamentos, Latim-Grego, clássicos Leitura e produção de textos) Retórica e argumentação, redação de projetos, apresentações etc.) Língua Estrangeira Moderna Linguagem Matemática: Lógica e Simbologia Computação e Modelagem Matemática aplicada à Economia Módulo de Formação Específica Contemporaneidade: Culturas e Sociedades Instituições e Organizações Indivíduo e Subjetividade Módulo de Formação Específica Estatística Econômica Módulo de Formação Específica Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; Ecologia, Ética, História das Ciências Sociais) Inovação Tecnológica (emprendedorismo) Geografia Econômica Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Teoria Geral da Administração História Econômica Geral Economia Política Marxista Cultura Humanística (Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida; Educação & Sociedade) Introdução à Sociologia Contabilidade Geral Formação Econômica do Brasil Economia Brasileira Contemporânea Introdução ao Direito Introdução à Economia Política Introdução à Economia (História do campo, métodos e práticas, formação do economista. Visão panorâmica da área. Mercado de trabalho. Regulação das práticas profissionais) * Iniciação à Pesquisa em Ciências Sociais Iniciação à Pesquisa em Economia Atividade Curricular em Comunidade; Seminários Interdisciplinares * Componente curricular de orientação profissional

18 BI em Humanidades Formação Profissional do Economista
(BI + 3 semestres) Semestre I Semestre II Semestre III Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Economia Política Clássica Economia Monetária Economia Internacional Contabilidade Social Economia Política Neoclássica BI em Humanidades Economia do Setor Público Teoria Microeconômica I Teoria Microeconômica II Desenvolvimento Econômico Teoria Macroeconômica I Teoria Macroeconômica II Elaboração de Monografia Matemática Econômica Econometria 18

19 Modelo atual Modelo proposto Evasão: Ingressos: 1.300 4.000 Evasão:
800 Ingressos: 6.000 Mes-trado Tecnol. 19


Carregar ppt "Proposta Universidade Nova"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google