A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE PETRÓLEO POR MICROEMULSÕES Aluno: José Fabrício Carvalho de Melo Orientadores: Prof. Dr. Afonso Avelino Dantas Neto (UFRN) Prof. Dr. Ricardo Henrique de Lima Leite (UFERSA) 2008

2 MOTIVAÇÃO A contaminação de solos por produtos petrolíferos oriundos de derramamentos acidentais; Bioremediação; Processo Fenton; A Injeção de Vapor; Lavagem com Soluções Surfactantes.

3 OBJETIVOS Desenvolver um sistema de descontaminação de solos acometidos de derramamentos de óleos por lavagem com microemulsões e adsorção sobre adsorventes tratados com sistemas microemulsionados. Objetivo Geral Objetivos Específicos Sistema de Bancada; Estudar a influência de diferentes parâmetros operacionais; Realizar um estudo da viabilidade econômica do processo.

4 METODOLOGIA 1.Montagem: Figura 01 – Sistema de recuperação e retenção de óleo contaminante em solos: corte lateral.

5 METODOLOGIA Fase Aquosa (água destilada ou solução salina); Fase Óleo (derivado do petróleo); Tensoativo (óleo de coco saponificado); Cotensoativo (butanol, pentanol, hexanol, etc.). 2. Composição da Microemulsão:

6 METODOLOGIA 3.Preparação dos Adsorventes: Serão realizados testes com diferentes adsorvente (diatomita, vermiculita e fibra de coco) objetivando determinar o melhor adsorvente, que será utilizado no processo; Serão impregnados com microemulsões, de forma a aumentar sua hidrofobicidade superficial.

7 METODOLOGIA 4.Solo Contaminado: Solo arenoso; O solo será caracterizado e utilizado durante todos os experimentos; O solo utilizado no estudo será contaminado com diferentes teores de derivados de petróleo.

8 METODOLOGIA 5.Determinação do Percentual de Óleo Removido: A concentração inicial de óleo empregada para contaminar o solo é de 100% do total de óleo contido no sistema; A determinação da concentração de óleo no efluente e no adsorvente será realizada por extração com hexano e posterior análise espectrofotométrica.

9 METODOLOGIA 6. Estudo de Viabilidade Econômica: Após a otimização dos parâmetros operacionais do processo, serão avaliados os custos associados ao mesmo e estabelecido o valor gasto por tonelada de solo recuperado.

10 OBRIGADO!


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google