A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador: Prof. Andrés Ortiz Salazar

2 Motivação O conhecimento do BS&W – Basic Sedments and Water é de grande importância para a engenharia de petróleo, uma vez que este parâmetro representa a razão entre a vazão da mistura água e sedimentos e a vazão da mistura de óleo, água e sedimentos. Com o propósito de realizar a calibração dos diversos tipos de medidores instalados em linha na indústria petroquímica para monitoração contínua do BS&W, foi desenvolvido, projetado e construído o LAMP que permitirá a simulação de diferentes condições de operação dos medidores em campo, ou seja, simular misturas de água e óleo em proporções e vazões variadas. Tal laboratório lidera um projeto de um sistema pioneiro para calibração e testes de medidores de vazão e de BS&W, sendo também o primeiro deste segmento na região Norte e Nordeste. Onde objetiva-se a prestação de serviços solucionando problemas de logística para seus clientes. Estes depósitos afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando), reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustível, detonação, aumento do requisito de octanagem) e aumentam as emissões de gases de exaustão (HO,CO, NO).

3 Objetivos Contemplar atividades que possam extrair contribuições científicas relacionadas à medição de vazão e BS&W, com o objetivo de otimizar os métodos já existentes no LAMP e principalmente credenciar a metodologia adotada, através de instituição competente.

4 Reconhecimento de competência
NBR ISO 17025: “Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração”. O processo de reconhecimento de Competência de Laboratórios de calibração segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005, conhecido também como processo de acreditação é de fundamental importância ao LAMP. Desenvolve a cultura metrológica, conferindo melhor eficiência, maior abrangência de serviços do laboratório e, especialmente, maior rigor metrológico nas atividades de pesquisa.

5 Atividades descritas no Plano de Trabalho Proposto
1. Levantamento Bibliográfico de Sistemas de Medição e Calibração de instrumentos de Vazão e BS&W. 2. Levantamento Bibliográfico dos Métodos Existentes no LAMP. 3. Levantamento Bibliográfico de Sistemas de Acreditação para Laboratórios de Calibração. 4. Levantamento do status do LAMP frente à norma NBR ISO/IEC 17025:2005. 5. Disciplinas.

6 Tabela 1: Cronograma das atividades
2008 Junho Julho Agosto 1 X 2 3 4 5 Tabela 1: Cronograma das atividades O cronograma das atividades está representado na tabela acima (Tabela 1), tarefas completadas estão representadas por um valor “X” em azul enquanto que tarefas pendentes por “X” em vermelho. Atualmente as atividades 4 e 5 estão em desenvolvimento. Foram utilizadas novas moléculas derivadas do β-naftol e do cardanol, desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia de Tensoativos da UFRN. E Testadas em diferentes concentrações (10, 30, 60, e 100 ppm)

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] THOMAS, JOSÉ EDUARDO. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, PETROBRAS, 2001. [2] FRICK, THOMAS C., TAYLOR, R. WILLIAM. Petroleum Production Handbook volume I. [3] Portaria 029 do INMETRO - Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia – 1995. [4] NBR ISO/IEC 17025, “Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração”, ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, 2005. Devido à instabilidade das correntes que compõem a nafta craqueada são necessários dois frascos com o mesmo material coletado para assegurar a repetibilidade e a reprodutibilidade dos resultados.


Carregar ppt "Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google