A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador: Prof. Andrés Ortiz Salazar

2 Motivação O conhecimento do BS&W – Basic Sedments and Water é de grande importância para a engenharia de petróleo, uma vez que este parâmetro representa a razão entre a vazão da mistura água e sedimentos e a vazão da mistura de óleo, água e sedimentos. Com o propósito de realizar a calibração dos diversos tipos de medidores instalados em linha na indústria petroquímica para monitoração contínua do BS&W, foi desenvolvido, projetado e construído o LAMP que permitirá a simulação de diferentes condições de operação dos medidores em campo, ou seja, simular misturas de água e óleo em proporções e vazões variadas. Tal laboratório lidera um projeto de um sistema pioneiro para calibração e testes de medidores de vazão e de BS&W, sendo também o primeiro deste segmento na região Norte e Nordeste. Onde objetiva- se a prestação de serviços solucionando problemas de logística para seus clientes.

3 Objetivos Contemplar atividades que possam extrair contribuições científicas relacionadas à medição de vazão e BS&W, com o objetivo de otimizar os métodos já existentes no LAMP e principalmente credenciar a metodologia adotada, através de instituição competente.

4 Reconhecimento de competência NBR ISO 17025: Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. O processo de reconhecimento de Competência de Laboratórios de calibração segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005, conhecido também como processo de acreditação é de fundamental importância ao LAMP. Desenvolve a cultura metrológica, conferindo melhor eficiência, maior abrangência de serviços do laboratório e, especialmente, maior rigor metrológico nas atividades de pesquisa.

5 Atividades descritas no Plano de Trabalho Proposto 1. Levantamento Bibliográfico de Sistemas de Medição e Calibração de instrumentos de Vazão e BS&W. 2. Levantamento Bibliográfico dos Métodos Existentes no LAMP. 3. Levantamento Bibliográfico de Sistemas de Acreditação para Laboratórios de Calibração. 4. Levantamento do status do LAMP frente à norma NBR ISO/IEC 17025: Disciplinas.

6 Cronograma Atividades 2008 Junho JulhoAgosto 1X 2X 3X 4XX 5X Tabela 1: Cronograma das atividades O cronograma das atividades está representado na tabela acima (Tabela 1), tarefas completadas estão representadas por um valor X em azul enquanto que tarefas pendentes por X em vermelho. Atualmente as atividades 4 e 5 estão em desenvolvimento.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] THOMAS, JOSÉ EDUARDO. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, PETROBRAS, [2]FRICK, THOMAS C., TAYLOR, R. WILLIAM. Petroleum Production Handbook volume I. [3]Portaria 029 do INMETRO - Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia – [4] NBR ISO/IEC 17025, Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração, ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, 2005.


Carregar ppt "Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google