A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação."— Transcrição da apresentação:

1 SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação – UNISINOS, Brasil Grupo de Pesquisa Educação Digital – GPe-dU – UNISINOS/CNPq

2 Modalidades

3 Tecnologias Móveis e sem Fio – TMSF

4 TMSF

5 m - learning O m-learning (aprendizagem com mobilidade) se refere a processos de aprendizagem apoiados pelo uso de Tecnologias da Informação e da comunicação Móveis e Sem Fio, cuja característica fundamental é a mobilidade dos aprendizes, que podem estar distante uns dos outros e também de espaços formais de educação, tais como salas de aula, salas de formação, capacitação e treinamento ou local de trabalho.

6 u - learning O u-learning (aprendizagem ubíqua) se refere a processos de aprendizagem apoiados pelo uso de Tecnologias da Informação e da comunicação Móveis e Sem Fio, sensores e mecanismos de localização, que colaborem para integrar os aprendizes com o seu contexto de aprendizagem e com o seu entorno, permitindo formar redes virtuais e reais entre pessoas, objetos e situações ou eventos, de forma que se possa apoiar uma aprendizagem contínua, contextualizada e significativa para o aprendiz.

7 Evolução tecnológica computação ubíqua

8 Minority Report

9 Contexto de aprendizagem Segundo Figueiredo (2005), um contexto de aprendizagem é o conjunto de circunstâncias que são relevantes quando alguém precisa aprender alguma coisa. Figueiredo e Afonso (apud Figueiredo, 2005) apresentam um modelo que relaciona o aprendiz com o conteúdo e o contexto em um evento de aprendizagem.

10 Evento de aprendizagem Um evento de aprendizagem é uma situação na qual um indivíduo aprende

11 Evento de aprendizagem O conteúdo é uma informação que foi estruturada e codificada como texto, materiais multimídia, fala do professor ou qualquer outro meio. O contexto é o conjunto de circunstâncias relevantes para o aprendiz construir conhecimento quando se referir ao conteúdo.

12 Casos e tecnologias Experiência de m-learning corporativo com uso do ambiente COMTEXT® para capacitação de profissionais da área de Tecnologia da Informação e de secretariado. Experiências de u-learning realizadas com a utilização do ambiente LOCAL®. Soluções para a capacitação de profissionais móveis criadas pela empresa Learningware.

13 COMTEXT ® O COMTEXT® é um sistema para m-learning empresarial que considera o perfil de um trabalhador móvel e que possui uma lógica compatível com os principais processos de gestão por competências Essa lógica considera um ciclo de desenvolvimento em quatro módulos de apoio

14 COMTEXT ®

15 Meu perfil COMTEXT ®

16 Planejamento COMTEXT ®

17 Aprender COMTEXT ®

18 Avaliação COMTEXT ®

19 O LOCAL® usa informações de contexto e de perfis para auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem. Um sistema de localização acompanha a mobilidade dos aprendizes e, baseado nas suas posições físicas, explora oportunidades educacionais. A arquitetura do LOCAL® é formada por sete componentes: LOCAL ®

20

21 SCHLEMMER, Eliane. ; SACCOL, Z. Amarolinda; BARBOSA, Jorge Luis Victória; REINHARD, Nicolau ; SARMENTO, C. M-Learning Adoption in Brazil. In: Retta Guy. (Org.). The Evolution of Mobile Teaching and Learning. Santa Rosa: Informing Science Press, 2009, v. 1, p ISBN ,

22 SACCOL, Amarolinda. ; BARBOSA, Jorge Luis Victória ; SCHLEMMER, Eliane. ; REINHARD, Nicolau. Corporate m-learning: applications and challenges. In: Retta Guy. (Org.). Mobile Learning: Pilot Projects and Initiatives. 1 ed. Santa Rosa - Califórnia: Informing Science Press, 2010, v. 1, p

23 GRAZIOLA JÚNIOR. Paulo Gaspar, SACCOL, Amarolinda. ; BARBOSA, Jorge Luis Victória. APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE (M-LEARNING): UMA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO COLABORATIVO E COOPERATIVO APOIADO POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO MÓVEIS E SEM FIO (TIMS). In: DAMIANI, Magda Floriana; PORTO, Tânia Maria Esperón; SCHLEMMER, Eliane. (orgs). TRABALHO COLABORATIVO/COOPERATIVO EM EDUCAÇÃO: uma possibilidade para ensinar e aprender. Oiko Editora. 2009

24

25 Contatos GPe-dU– UNISINOS/CNPq MDV3D – AWSINOS Second Life – Ilha UNISINOS -

26 Eliane Schlemmer + Violet Ladybird = Eliolet Schlebird

27 Amarolinda Saccol + Vida Scientist = Amavida Saccientist

28 Jorge Barbosa


Carregar ppt "SENAED 2011 m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua Profa. Dra. Eliane Schlemmer Programa de Pós-Graduação em Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google