A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seia, Outubro de 2005 BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS - Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seia, Outubro de 2005 BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS - Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão -"— Transcrição da apresentação:

1 Seia, Outubro de 2005 BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS - Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão -

2 biblioteca escolar A biblioteca escolar é um centro de recursos para uso dos alunos, do pessoal docente e não docente. Proporciona - nos : actividades de animação da leitura; actividades de aprendizagem; apoio à pesquisa de informação. Vamos ler, Vamos à Biblioteca!

3 OBJECTIVOS A biblioteca tem por principais objectivos: Adquirir, gerir e difundir a documentação de todos os tipos e de todos os géneros disponíveis em diferentes suportes; Contribuir para a formação do aluno, acompanhando-o no seu processo de aprendizagem, principalmente nas práticas de leitura que favoreçam a apropriação da informação, conduzindo ao seu desenvolvimento pessoal; Apoiar o pessoal docente na sua actividade pedagógica; Colaborar na acção do professor junto dos alunos para que estes últimos adquiram as habilidades necessárias na utilização do processo de pesquisa informação.

4 O que é que a BE / CR tem para te dar? Empréstimo para leitura; Consulta de obras de referência; Consulta de jornais e revistas; Visionamento de filmes / vídeo; Audição de música (CD s, cassetes); Consulta de CD roms; Acesso à Internet; Sala de Estudo; Escrita e Impressão de trabalhos em computador; Jogos lúdicos; Outras actividades integradas no Plano de Actividades da BE/CR. OFERTA

5 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BE / CR: 2ª / 3ª / 5ª / 6ª - das 8h45m às 17h10m 4ª - das 8h45m às13h10m HORÁRIO

6 Zona de Acolhimento QUAIS OS ESPAÇOS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS?

7 ESPAÇOS Zona de Acolhimento

8 ESPAÇOS Esta zona destina-se: ao atendimento e ao serviço de empréstimo; ao esclarecimento de dúvidas sobre o material existente; ao auxilio na procura e selecção de materiais.

9 ESPAÇOS Sala de Informática

10 ESPAÇOS Aqui podes: navegar na Internet; digitar e imprimir trabalhos; trabalhar com programas e CD' roms;

11 ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica e Trabalho de Grupo

12 ESPAÇOS Aqui podes: trabalhar em grupo; pesquisar; ler livros, jornais e revistas; consultar dossiers temáticos.

13 ESPAÇOS Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD

14 ESPAÇOS Aqui podes: ouvir música; ver filmes e DVDs; ver televisão. Zona de Leitura Áudio, TV, Vídeo e DVD

15 ESPAÇOS Zona de Produção Gráfica

16 ESPAÇOS Aqui podes: estudar; pesquisar; trabalhar em grupo; produzir cartazes, jornais, desdobráveis, dossiers temáticos, acetatos. Zona de Produção Gráfica

17 ESPAÇOS Zona de Leitura de Documento Impressos

18 ESPAÇOS Aqui podes: estudar; pesquisar; trabalhar individualmente; fazer os trabalhos de casa.

19 ESPAÇOS Zona de Leitura Informal

20 ESPAÇOS Aqui podes: ler revistas e jornais; ler, de forma mais descontraída, o que gostas. Zona de Leitura Informal

21 ESPAÇOS Ludoteca

22 ESPAÇOS Aqui podes: ler revistas e jornais; ler, de forma mais descontraída, o que gostas. Ludoteca

23 Agora que estou cá dentro, por onde começo? -Tenho livros de BD, ficção, aventura…; -enciclopédias; -dicionários de todos os tipos; -gramáticas; -Atlas; -Revistas e jornais; -Dossiers temáticos; -tenho vídeos; -CDs e DVDs…. Tantas coisas!

24 ORGANIZAÇÃO Os livros da nossa biblioteca estão arrumados nas estantes segundo uma regra. Esta regra chama-se C.D.U., que quer dizer Classificação Decimal Universal. Para que serve a C.D.U.? A Classificação Decimal Universal (CDU) é um esquema internacional de classificação de documentos. Baseia-se no conceito de que todo o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais. Cada livro é classificado pela CDU, que é a classificação hoje adoptada pela maior parte das bibliotecas Mas para te facilitar a vida, demos cores a cada uma dessas divisões. Organização do fundo documental

25 ORGANIZAÇÃO AssuntoClasseCor Identificativa Generalidades0Azul Filosofia, Psicologia1 Vermelho Religião2 Laranja Ciências Sociais3Amarelo Ciências Naturais5Branco Ciências Aplicadas6Rosa Arte / Desporto7Lilás Linguística / Literatura8Verde Claro Geografia / História9Verde Classificação Decimal Universal – CDU Classificação Decimal Universal – CDU

26 ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental Observa um documento… Observa um documento… Nas lombadas dos livros poderás encontrar um autocolante de uma determinada cor com um número correspondente, à qual chamamos cota. Sub- campos Corresponde a Notação Assunto principal- literatura infantil-juvenil FER três primeiras letras do apelido do autor GRA três primeiras letras do título do livro

27 ORGANIZAÇÃO Organização do fundo documental Este espaço destina-se à consulta da base de dados OPAC. Neste programa encontras, em suporte informático, todo o material existente na biblioteca.

28

29

30

31 Palavra para pesquisar: DESPORTO

32

33 COMO PESQUISAR Ficheiro para pesquisa Título Everest Enciclopédia Escolar 1 Autor(es) PATON, John ; MOREIRA, Ana Paula da Costa (trad) Publicação Rio de Mouro : Everest Editora, 1996, 1996 Descrição Física 76p 26,5cm Colecção (Enciclopédia Escolar ; 1)Enciclopédia Escolar ISBN Assunto(s) Enciclopédia temática Veja Também... PATON, John MOREIRA, Ana Paula da Costa PATON, John MOREIRA, Ana Paula da Costa CDU Localização 030/PAT/ENC (112), 1 ex. - 1

34 Ficha de requisição PROCEDIMENTOS PARA REQUISITAR FUNDO DOCUMENTAL Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão - Seia BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS __________________________________________________________________________ Requisição de livros Nº de utilizador: _______ Nome: _____________________________________________________________Ano: ____ Turma: _________ Titulo do livro: ______________________________________________________________________________ Autor: ______________________ Editora: ______________________ Nº de Registo: _____________________ Cota: ________________________ ISBN: ___________________ Data de entrega: __________________________________ Data: _____/_____/_____ O funcionário: __________________________________

35 Depósito de material consultado PROCEDIMENTOS Depois de fazeres a tua pesquisa deves colocar todos os materiais consultados neste carrinho.

36 A TUA IDENTIFICAÇÃO Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão CARTÃO DE LEITOR Leitor Nº 191 Validade Nome: Manuela dos Santos Lopes Grupo: A Cartão de leitor Serve para: identificar os utilizadores; registar, através do seu número, os seus movimentos de leitura; efectuar estatísticas do empréstimo domiciliário.

37 USA ESTE ESPAÇO COMO SE FOSSE O TEU REFÚGIO

38 Diverte-te Diverte-te Aprende Aprende Concentra-te Concentra-te Sonha Sonha

39 Regulamento da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Encontra-se publicitado na BE / CR o Regulamento Interno da Biblioteca.

40 Conduta do utilizador NA BE / CR: não deves comer ou beber; não deves comer ou beber; não podes utilizar o telemóvel; não podes utilizar o telemóvel; deves falar com moderação; deves falar com moderação; deixar as mochilas à entrada; deixar as mochilas à entrada; não deves danificar ou rasurar os materiais; não deves danificar ou rasurar os materiais; podes apresentar criticas, sugestões ou propostas. podes apresentar criticas, sugestões ou propostas.


Carregar ppt "Seia, Outubro de 2005 BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS - Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google