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Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI

2 as funções da área de GP e sua contribuição no contexto atual. as tendências e as principais ferramentas da Gestão de Pessoas. o papel e a forma de atuação do servidor público como agente promotor de mudanças. Objetivos Contribuir para que o participante possa refletir sobre: ROMAGNOLLI

3 Roteiro Contexto, desafios, tendências e funções da GP Instrumentos da Gestão de Pessoas: Planejamento estratégico da GP Gestão por competências Liderança transformadora/coaching ROMAGNOLLI

4 O capital humano na nova economia Fatores tradicionais de produção: trabalho, capital e terra Intangíveis Relação c/ usuários/cidadãos Parcerias Cultura Marcas Relação com fornecedores Capital Humano Processos Patentes Geração de Riqueza ROMAGNOLLI

5 Como atingir resultados que promovam o bem comum? Como atingir e manter a excelência dos serviços prestados? Como atrair e manter pessoas? Questões gerenciais ROMAGNOLLI

6 Vídeo Qual Gestão de Pessoas?

7 Estratégica: Contextualizada, foca resultados, dotada de valor público Alinhada às políticas e estratégia organizacional Prospectiva. Agrega valor aos envolvidos Holismo e gestão humanizada Integra as subfunções da GP Sustentável: Capaz de promover a sustentabilidade organizacional Atende aos princípios de pluralidade e reciprocidade Lida com a diversidade, constrói alianças e redes de relações Inserida no ambiente, capilaridade, legitimidade ROMAGNOLL I

8 Tendências das práticas de gestão de pessoas para os próximos 3 anos – setor público Prioridades de investimento ROMAGNOLLI Fonte: Reward Communities-PwC Brasil-Jun/2007 Citado por: PricewaterhouseCoopers

9 Funções básicas da Gestão de Pessoas Planejamento Operações ProcessoPessoas Função estratégica: planejamento e antecipação de tendências Agente de mudança: apoio à transição e promoção da mudança Papel funcional: especialistas em gestão de pessoas (serviços) Relação com funcionários: ser acessível ROMAGNOLLI

10 Planejamento Estratégico da Gestão de Pessoas Alinha a GP às estratégias institucionais Avalia os atuais pontos fortes e fracos ligados às pessoas e os futuros requisitos gerados pela estratégia institucional Abordagem integrada da Gestão de Pessoas: cargos e salários, alocação, C&D, gestão do desempenho... ROMAGNOLLI

11 Planejamento estratégico institucional Planejamento estratégico da gestão de pessoas - Missão - Visão de futuro - Objetivos e indicadores estratégicos Planos anuais de trabalho Programas/projetos/atividades ROMAGNOLLI Planejamento Estratégico da Gestão de Pessoas BSC

12 EXEMPLO PR: Visão da DIGEP: Consolidar-se como ator estratégico em gestão de pessoas no âmbito da Presidência da República. Perspectiva institucional Perspectiva usuário Perspectiva processo Perspectiva aprendizado e desenvolvimento Aumentar a capilaridade da gestão estratégica de pessoas na PR. Fortalecer o relacionamento entre a área de GP e os usuários dos seus serviços. Contribuir para a melhoria da performance profissional e institucional, no âmbito da PR. Aperfeiçoar os processos essenciais da gestão de pessoas. Consolidar a aprendizagem organizacional no âmbito da DIGEP Objetivos Estratégicos ROMAGNOLLI Fonte: PR

13 Gestão por competências

14 A gestão por competências integra as funções da GP, simplifica, dá coerência e transparência à atuação da área, favorece o autodesenvolvimento. Gestão por competências ROMAGNOLLI

15 HABILIDADES CONHECIMENTOS ATITUDES Árvore das competências gerenciais Conceito de Competências Indicadores da Competência (Helbert Kellner) Capacidades Técnicas Talentos Informações Procedimentos Fatos e conceitos Valores, princípios Opiniões, percepções ROMAGNOLLI Fonte: ENAP (adaptado) Gestão por competências

16 CHA A= Atitude, postura diante das coisas CHC C= Capacidade de ação concreta, o fazer conforme esperado, contextualizado Competências: conceitos/abordagens Fatores do desempenho: saber, saber fazer, querer fazer, poder fazer. ROMAGNOLLI

17 Competências organizacionais e profissionais Quadro competências plano diretor de gestão Gestão estratégica ROMAGNOLLI Fonte: IIR (adaptado) Plano Diretor de Gestão Planos de ação: - atração e retenção - T&D pessoal/profissional - aprendiz. Organizacional DI/DO/DS (valor público) Estratégias organizacionais Coaching Autodesenvolvimento

18 A mudança requer vontade interior e comprometimento das pessoas, o que resulta de relações de trabalho baseadas na confiança e no respeito que dignifica e valoriza o ser humano. Aprendizagem organizacional ROMAGNOLLI Ferramenta: Coaching

19 Gestão do desempenho envolve gestão de resultados e gestão de comportamentos O que Como Resultados Comportamento ROMAGNOLLI Fonte: ENAP

20 Contrato de desempenho: etapa do processo de gestão do desempenho Desenvolvimento de relaçõesÓtimo desempenho Coaching Comprometimento Competência Contrato de desempenho Objetivos da unidade Objetivos organizacionais Clareza Reconhecimento Influência ROMAGNOLLI Fonte: ENAP

21 No dia em que deixarmos de exercer ao máximo a nossa capacidade, matamos uma parte do Cristo, do Einstein e do da Vinci que temos em nós. Henry Miller


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