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Prof. Edson-20121 DISCIPLINA SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P) Prof. Edson.

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1 Prof. Edson DISCIPLINA SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P) Prof. Edson

2 Prof. Edson Nesta disciplina vamos estudar: - Eletricidade, Eletromagnetismos e Máquinas Elétricas; (1ª Bim.) - Sistemas elétricos gerais de um veículo; - Carga de baterias e baterias; - Alternadores e reguladores; - Sistemas elétricos de partida e de ignição; - Iluminação, fiação, fusíveis, esquemas. Aulas: Semanal: 8 (Hora-Aula:4, e atividades autônomas: 6); Semestral: 144; Carga horária: 120 h

3 Prof. Edson Bibliografia para o 2 o bimestre: (*São os materiais básicos e o restante é complementar) *Manual de Tecnologia Automotiva Bosch 25a Ed. *Apostila Técnica de Alternadores Bosch (Disponibilizado). *Apostila Técnica de Motores de Partida Bosch (Disponibilizado) * Handbook of batteries, David Linden e Thomas Reddy, McGraw Hill 30 Ed *Materiais Disponibilizados pelo Prof. no sitio da disciplina Automotive Electrics and Automotive Electronic – Completely Revised and Extended, Bosch Handbooks, Robert Bosch, 2007, Ed. Wiley. *Valve Regulated Lead Acid Battery, D. J.A. Rand et al., Elsevier *Introdução à Análise de Circuitos, Robert Boylestad, 10 ed. Prentice Hall.

4 Prof. Edson Objetivos Específicos da Aula: - Motores Conceitos Básicos (Bosch 25 ed. Pág ) - Manual de Motores de Partida Bosch

5 Prof. Edson MOTOR DE PARTIDA OU MOTOR DE ARRANQUE: Função principal: Fornecer força auxiliar inicial para que o ciclo de combustão se inicie e mantenha-se por condições e forças próprias. Bosch Foi desenvolvido e patenteado por Charles F. Kettering ( ) em 1911 e primeiramente instalado em um Cadilac (1912). Kettering, juntamente com Eduard Deeds e Harald E. Talboott fundaram a DELCO (Dayton Engineering Laboratory Companny)

6 Prof. Edson Desenho do esquema apresentado na patente USA (1911) Chrysler 1949 (Chave de partida)

7 Prof. Edson Os primeiros motores de arranque e chave de partida Chrysler 1949 (Chave de partida) 1912 Cadillac Notes Introduced September, Cadillac introduces the Kettering self-starter Cadillac introduces generator-battery lighting and ignition system Model year sales and production:

8 Prof. Edson Processo de Partida Principais resistências à partida são a) Compressão das câmaras de combustão b) Atrito com os anéis c) Atrito nos mancais d) Quantidade de cilindros e) Viscosidade do óleo f) Temperatura do motor g) Temperatura externa h) Tensão da bateria O que o motor de arranque deve vencer é a somatória das componentes resistentes.

9 Prof. Edson Pressão vs Curso do Pistão

10 Prof. Edson Torque vs Velocidade conforme o tipo de óleo. Temperatura (–2) Graus A = Óleo comercial B = Óleo para verão C = Óleo para inverno (Europa) D = Óleo para inverno (USA) E = Torque x Velocidade do motor de partida

11 Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Bosch

12 Prof. Edson Curva de carga durante o ciclo de partida Automotive Electrics and Automotive Electronics Bosch

13 Prof. Edson Tabela 1 Temperatura limite de partida. Tabela 2 Valores empíricos para rotações mínimas de partida.

14 Prof. Edson Perdas elétricas I Rm é a somatória das resistências internas do motor Produzidas pelos enrolamentos, coletor e carvão do coletor.

15 Prof. Edson Dados de um motor de partida diesel de 3.0L até 6.5L da Delco Remy) Delco Remy 28MT

16 Prof. Edson Sequência de Operação de um Motor de Partida Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

17 Prof. Edson Pinhão Engata na Engrenagem da Árvore Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

18 Prof. Edson Pinhão Não Engata na Engrenagem da Árvore Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

19 Prof. Edson Pinhão Engatado na Engrenagem da Árvore e Partindo o Motor Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

20 Prof. Edson Vista em corte de um motor de partida diesel de 3.0L até 6.5L da Delco Remy Delco Remy 28MT

21 Prof. Edson Motor Bosch com imã permanente

22 Prof. Edson Principais partes de um motor Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

23 Prof. Edson Pinhão e mecanismo de engrenamento para veículos leves Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

24 Prof. Edson Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos Apostila Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos – Prof. Auteliano Santos Junior Unicamp a = altura da circunferência de cabeça b = largura do dente d = profundidade da circunferência de pé O circulo primitivo é linha imaginária de referência

25 Prof. Edson Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos Apostila Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos – Prof. Auteliano Santos Junior Unicamp

26 Prof. Edson Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos Apostila Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos – Prof. Auteliano Santos Junior Unicamp No motor de arranque, temos 8<= Zmenor =<12, com uma relação de i=10 ou i=20

27 Prof. Edson Pinhão e engrenamento no volante (Proteção por roda livre) c Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

28 Prof. Edson Pinhão e engrenamento no volante (Proteção por roda livre) Automobile Electrical and Electronic System – Tom Denton

29 Prof. Edson Sistema de embreagem para cargas pesadas

30 Prof. Edson Sistema de embreagem para cargas pesadas

31 Prof. Edson Série DM com excitação formado por imãs permanentes Peso 15% menor Menos calor Menor torque direto do motor

32 Prof. Edson Vídeo Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

33 Prof. Edson

34 Prof. Edson

35 Prof. Edson

36 Prof. Edson Componentes de reposição Bosch Impulsor de rolete e de embreagem Induzidos Porta escovas de 2 e 4 pólos Escovas de Grafite e Cobre Tempo de vida ~ partidas Pressão das molas ~ 0.5 – 1,0 Kgcm 2

37 Prof. Edson Curvas de Falhas detectadas por corrente Serial wound starter motor faults diagnosis using artificial neural networks, Raif Bayir, Omer Faruk Bay, IEEE 2004

38 Prof. Edson Exercício!!! Considere que um determinado motor Otto precisa de um torque de 150 Nm à uma rotação mínima de graus para dar a partida. Supondo que temos um motor de arranque de 12V, i=10 e um rendimento de transmissão de 70%. Qual a potência e rotação do motor de arranque??


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