A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)
DISCIPLINA SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P) Prof. Edson Prof. Edson-2012

2 Nesta disciplina vamos estudar:
Eletricidade, Eletromagnetismos e Máquinas Elétricas; (1ª Bim.) Sistemas elétricos gerais de um veículo; Carga de baterias e baterias; Alternadores e reguladores; Sistemas elétricos de partida e de ignição; Iluminação, fiação, fusíveis, esquemas. Aulas: Semanal: 8 (Hora-Aula:4, e atividades autônomas: 6); Semestral: 144; Carga horária: 120 h Prof. Edson-2012

3 *Manual de Tecnologia Automotiva Bosch 25a Ed.
Bibliografia para o 2o bimestre: (*São os materiais básicos e o restante é complementar) *Manual de Tecnologia Automotiva Bosch 25a Ed. *Apostila Técnica de Alternadores Bosch (Disponibilizado). *Apostila Técnica de Motores de Partida Bosch (Disponibilizado) * Handbook of batteries, David Linden e Thomas Reddy, McGraw Hill 30 Ed. 2002 *Materiais Disponibilizados pelo Prof. no sitio da disciplina Automotive Electrics and Automotive Electronic – Completely Revised and Extended, Bosch Handbooks, Robert Bosch, 2007, Ed. Wiley. *Valve Regulated Lead Acid Battery, D. J.A. Rand et al., Elsevier 2004. *Introdução à Análise de Circuitos , Robert Boylestad, 10 ed. Prentice Hall. Prof. Edson-2012

4 Objetivos Específicos da Aula:
Motores Conceitos Básicos (Bosch 25 ed. Pág ) Manual de Motores de Partida Bosch Prof. Edson-2012

5 MOTOR DE PARTIDA OU MOTOR DE ARRANQUE:
Função principal: “Fornecer força auxiliar inicial para que o ciclo de combustão se inicie e mantenha-se por condições e forças próprias.” Bosch Foi desenvolvido e patenteado por Charles F. Kettering ( ) em 1911 e primeiramente instalado em um Cadilac (1912). Kettering, juntamente com Eduard Deeds e Harald E. Talboott fundaram a DELCO (Dayton Engineering Laboratory Companny) Prof. Edson

6 Desenho do esquema apresentado na patente 1.150.523 USA (1911)
Chrysler 1949 (Chave de partida) Prof. Edson

7 Os primeiros motores de arranque e chave de partida
1912 Cadillac Notes Introduced September, 1911. Cadillac introduces the Kettering self-starter Cadillac introduces generator-battery lighting and ignition system Model year sales and production: Chrysler 1949 (Chave de partida) Prof. Edson

8 Processo de Partida Principais resistências à partida são
Compressão das câmaras de combustão Atrito com os anéis Atrito nos mancais Quantidade de cilindros Viscosidade do óleo Temperatura do motor Temperatura externa Tensão da bateria O que o motor de arranque deve vencer é a somatória das componentes resistentes. Prof. Edson

9 Pressão vs Curso do Pistão
Prof. Edson

10 Torque vs Velocidade conforme o tipo de óleo.
Temperatura (–2) Graus A = Óleo comercial B = Óleo para verão C = Óleo para inverno (Europa) D = Óleo para inverno (USA) E = Torque x Velocidade do motor de partida Prof. Edson

11 Automotive Electrics and Automotive Electronics Bosch
Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Bosch

12 Curva de carga durante o ciclo de partida
Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Bosch

13 Tabela 1 Temperatura limite de partida.
Tabela 2 Valores empíricos para rotações mínimas de partida. Prof. Edson

14 I Perdas elétricas Rm é a somatória das resistências internas do motor
Produzidas pelos enrolamentos, coletor e carvão do coletor. Prof. Edson

15 Dados de um motor de partida diesel de 3.0L até 6.5L da Delco Remy)
Delco Remy 28MT Prof. Edson

16 Sequência de Operação de um Motor de Partida
Prof. Edson Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

17 Pinhão Engata na Engrenagem da Árvore
Prof. Edson Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

18 Pinhão Não Engata na Engrenagem da Árvore
Prof. Edson Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

19 Pinhão Engatado na Engrenagem da Árvore e Partindo o Motor
Prof. Edson Automotive Electrics Automotive Eletronics, Bosch 5 ed. 2007

20 Vista em corte de um motor de partida diesel de 3. 0L até 6
Vista em corte de um motor de partida diesel de 3.0L até 6.5L da Delco Remy Delco Remy 28MT Prof. Edson

21 Motor Bosch com imã permanente
Prof. Edson

22 Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Principais partes de um motor Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

23 Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Pinhão e mecanismo de engrenamento para veículos leves Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

24 Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos
a = altura da circunferência de cabeça b = largura do dente d = profundidade da circunferência de pé O circulo primitivo é linha imaginária de referência Prof. Edson Apostila Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos – Prof. Auteliano Santos Junior Unicamp

25 Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos
Prof. Edson Apostila Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos – Prof. Auteliano Santos Junior Unicamp

26 Engrenagem Cilíndrica de Dentes Retos
No motor de arranque, temos 8<= Zmenor =<12, com uma relação de i=10 ou i=20 Prof. Edson Apostila Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos – Prof. Auteliano Santos Junior Unicamp

27 Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Pinhão e engrenamento no volante (Proteção por roda livre) Prof. Edson c Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

28 Automobile Electrical and Electronic System – Tom Denton
Pinhão e engrenamento no volante (Proteção por roda livre) Prof. Edson Automobile Electrical and Electronic System – Tom Denton

29 Sistema de embreagem para cargas pesadas
Prof. Edson

30 Sistema de embreagem para cargas pesadas
Prof. Edson

31 Série DM com excitação formado por imãs permanentes
Peso 15% menor Menos calor Menor torque direto do motor Prof. Edson

32 Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak
Vídeo Prof. Edson Automotive Electrics and Automotive Electronics Barry Hollembeak

33 Prof. Edson

34 Prof. Edson

35 Prof. Edson

36 Componentes de reposição Bosch
Induzidos Porta escovas de 2 e 4 pólos Escovas de Grafite e Cobre Tempo de vida ~ partidas Pressão das molas ~ 0.5 – 1,0 Kgcm2 Impulsor de rolete e de embreagem Prof. Edson

37 Curvas de Falhas detectadas por corrente
Prof. Edson Serial wound starter motor faults diagnosis using artificial neural networks, Raif Bayir, Omer Faruk Bay, IEEE 2004

38 Qual a potência e rotação do motor de arranque??
Exercício!!! Considere que um determinado motor Otto precisa de um torque de 150 Nm à uma rotação mínima de graus para dar a partida. Supondo que temos um motor de arranque de 12V, i=10 e um rendimento de transmissão de 70%. Qual a potência e rotação do motor de arranque?? Prof. Edson


Carregar ppt "SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google