A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações Inter e Intra pessoais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações Inter e Intra pessoais"— Transcrição da apresentação:

1 Relações Inter e Intra pessoais
Exercício Prático Relações Inter e Intra pessoais Discentes: André Osório; Elsa Monteiro; Fernando Santos; Filipa Pereira; Filipa Teixeira; Filipe Felícia; Gustavo Carvalho; João Costa; Neiza Lima; Pedro Pereira; Ricardo Borges; Ricardo Pereira; Tiago Ribeiro. Docente: Professor Doutor Nuno Corte-Real Porto, 2010

2 Onde estou? Quem me ajuda?
Os alunos dividem-se em 4 equipas de 8 elementos. Cada equipa corresponde a um animal, e forma uma fila indiana. Serão colocados no meio do pavilhão, todos os pontos cardeais com os animais correspondentes de cada equipa, no chão. Sul

3 Poderá realizar-se várias partidas com pontos cardeais distintos.
O pavilhão estará assinalado com 8 pontos que pode corresponder a qualquer ponto cardeal, dependendo da orientação que o professor disser antes de cada partida. Quando começar a partida somente um aluno de cada fila, pode procurar um ponto cardeal correspondente à sua equipa e colocá-lo no devido lugar, podendo ter a ajuda dos colegas se necessário. Poderá realizar-se várias partidas com pontos cardeais distintos.

4 Pressuposto do exercício
Objectivo Ser a equipa mais rápida a colocar os pontos cardeais nos sítios certos. Critério Ao tempo final de cada equipa serão lhe acrescentado 10 segundos por cada ponto cardeal mal colocado. Pressuposto do exercício Desenvolver as relações interpessoais (assertividade e comunicação) e intrapessoais (autoconhecimento). Material Pontos cardeais imprimidos 4 vezes com 4 animais distintos e 8 sinalizadores.

5 Aqui é o Nordeste Aqui é o Norte

6 Fundamentação Teórica
Com este exercício pretende-se promover a abertura de canais de comunicação e as inter-relações, no seio da turma. Que melhor forma de atingir este intuito? A actividade física – “comunicação”. Esta é um instrumento válido e útil, no sentido de desconstruir as “barreiras invisíveis” subjacentes a um grupo de pessoas que não se conhece – “quebrar o gelo”. A actividade física e o Professor, no âmbito da Educação Física pode e deve, de facto, proporcionar-lhes a “comunicação” que o jogo, assim como, a cooperação, competitividade, entreajuda e solidariedade, preocupação para com o outro (pois sem este não se ganha, mas o adversário também não se pode ganhar) que deste também advêm.

7 São constituídas equipas de forma aleatória.
Poderão ser incorporadas várias variantes neste exercício incluindo: o uso de vendas, promovendo o trabalho colectivo, a liderança e a confiança no outro; não ser possível falarem, trabalhando os aspectos relacionados com a comunicação não verbal; e incluir um handicap em alguns elementos de cada equipa, que os leve a encontrar outras soluções, que não as ditas óbvias, estimulando o saber lidar com a diferença.

8 Os aspectos motivacionais estão igualmente bem vincados nesta tarefa
Os aspectos motivacionais estão igualmente bem vincados nesta tarefa. O Professor funciona apenas como um facilitador, não dá as respostas taxativamente – descoberta guiada. No final (mas também antes) do exercício decorrerá uma reflexão conjunta com a participação dos alunos, para fazer o ponto da situação e aferir se os objectivos foram conseguidos por inteiro, envolvendo-os na discussão e no debate.

9 Obrigada pela atenção


Carregar ppt "Relações Inter e Intra pessoais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google