A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício Prático Relações Inter e Intra pessoais Discentes: André Osório; Elsa Monteiro; Fernando Santos; Filipa Pereira; Filipa Teixeira; Filipe Felícia;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício Prático Relações Inter e Intra pessoais Discentes: André Osório; Elsa Monteiro; Fernando Santos; Filipa Pereira; Filipa Teixeira; Filipe Felícia;"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício Prático Relações Inter e Intra pessoais Discentes: André Osório; Elsa Monteiro; Fernando Santos; Filipa Pereira; Filipa Teixeira; Filipe Felícia; Gustavo Carvalho; João Costa; Neiza Lima; Pedro Pereira; Ricardo Borges; Ricardo Pereira; Tiago Ribeiro. Docente: Professor Doutor Nuno Corte-Real Porto, 2010

2 Onde estou? Quem me ajuda? Sul Os alunos dividem-se em 4 equipas de 8 elementos. Cada equipa corresponde a um animal, e forma uma fila indiana. Serão colocados no meio do pavilhão, todos os pontos cardeais com os animais correspondentes de cada equipa, no chão.

3 O pavilhão estará assinalado com 8 pontos que pode corresponder a qualquer ponto cardeal, dependendo da orientação que o professor disser antes de cada partida. Quando começar a partida somente um aluno de cada fila, pode procurar um ponto cardeal correspondente à sua equipa e colocá-lo no devido lugar, podendo ter a ajuda dos colegas se necessário. Poderá realizar-se várias partidas com pontos cardeais distintos.

4 Objectivo Ser a equipa mais rápida a colocar os pontos cardeais nos sítios certos. Pressuposto do exercício Desenvolver as relações interpessoais (assertividade e comunicação) e intrapessoais (autoconhecimento). Critério Ao tempo final de cada equipa serão lhe acrescentado 10 segundos por cada ponto cardeal mal colocado. Material Pontos cardeais imprimidos 4 vezes com 4 animais distintos e 8 sinalizadores.

5 Aqui é o Norte Aqui é o Nordeste

6 Fundamentação Teórica Com este exercício pretende-se promover a abertura de canais de comunicação e as inter-relações, no seio da turma. Que melhor forma de atingir este intuito? A actividade física – comunicação. Esta é um instrumento válido e útil, no sentido de desconstruir as barreiras invisíveis subjacentes a um grupo de pessoas que não se conhece – quebrar o gelo. A actividade física e o Professor, no âmbito da Educação Física pode e deve, de facto, proporcionar-lhes a comunicação que o jogo, assim como, a cooperação, competitividade, entreajuda e solidariedade, preocupação para com o outro (pois sem este não se ganha, mas o adversário também não se pode ganhar) que deste também advêm.

7 São constituídas equipas de forma aleatória. Poderão ser incorporadas várias variantes neste exercício incluindo: o uso de vendas, promovendo o trabalho colectivo, a liderança e a confiança no outro; não ser possível falarem, trabalhando os aspectos relacionados com a comunicação não verbal; e incluir um handicap em alguns elementos de cada equipa, que os leve a encontrar outras soluções, que não as ditas óbvias, estimulando o saber lidar com a diferença.

8 Os aspectos motivacionais estão igualmente bem vincados nesta tarefa. O Professor funciona apenas como um facilitador, não dá as respostas taxativamente – descoberta guiada. No final (mas também antes) do exercício decorrerá uma reflexão conjunta com a participação dos alunos, para fazer o ponto da situação e aferir se os objectivos foram conseguidos por inteiro, envolvendo-os na discussão e no debate.

9 Obrigada pela atenção


Carregar ppt "Exercício Prático Relações Inter e Intra pessoais Discentes: André Osório; Elsa Monteiro; Fernando Santos; Filipa Pereira; Filipa Teixeira; Filipe Felícia;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google