A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS(IEL) Prof. Vanderlon Prof. Vanderlon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS(IEL) Prof. Vanderlon Prof. Vanderlon."— Transcrição da apresentação:

1 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS(IEL) Prof. Vanderlon Prof. Vanderlon

2 1. Introdução A energia elétrica é como o ar que você respira: Você realmente não pensa nele até perdê-lo. A energia está lá e satisfaz todas as nossas necessidades, constantemente. Só é durante uma falha no fornecimento de energia, quando você entra em um quarto escuro e instintivamente tenta ligar o interruptor, inutilmente, que você percebe como a eletricidade é importante em sua vida diária. Você a usa para aquecer, esfriar, cozinhar, refrigerar, iluminar, movimentar, computar, entreter... Sem ela a vida pode ser um pouco incômoda. A energia viaja da usina para sua casa por um sistema surpreendente chamado de Sistema de Distribuição de Energia. INTRODUÇÃO

3 TUDO COMEÇA AQUI Não importa o que gira o eixo do gerador, todos os geradores elétricos comerciais de qualquer tamanho geram o que é chamada de Corrente Alternada Trifásica (CA Trifásica).

4 POR QUE CA? 1 -CA sofre significativamente menos perda nos fios que CC quando transmitidas para distâncias longas porque é fácil; 2 -Aumentar a voltagem para valores extremamente altos: 3 -Grandes geradores elétricos já geram CA naturalmente, assim conversão para CC envolveria passo extra. 4 -Transformadores têm que ter corrente alternada para operar, e nós veremos que o sistema de distribuição de energia depende de transformadores. 5 -É fácil converter CA para CC mas é caro converter CC para CA, assim se você fosse escolher um ou o outro, CA seria a melhor escolha entre os dois.

5 SUBESTAÇÃO ELEVADORA 1 - A energia trifásica deixa o gerador e entra em uma Subestação Elevadora de voltagem da usina. Esta subestação usa transformadores grandes para converter a voltagem do gerador (que está nos milhares de nível de volts) até voltagens extremamente altas para transmissão interurbana no sistema de transmissão. Aqui está uma subestação em uma usina: Voltagens típicas para transmissão em longas distâncias estão entre 69,000 a 765,000 volts para reduzir as perdas nas linhas.

6 TORRE DE TRANSMISSÃO 1 - Linhas de transmissão de alta-voltagem são bastante óbvias quando você as vê. Eles normalmente são feitas de torres de aço enormes como esta abaixo: Voltagens típicas para transmissão em longas distâncias estão entre 69,000 a 765,000 volts.

7 SUBESTAÇÃO ABAIXADORA 1-Os transformadores são usados para abaixar as tensões vindas da estação elevadora para tensões menores (normalmente 13,800 volts).

8 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO 1-Após o abaixamento da tensão na subestação abaixadora, a energia deixa a subestação para ser entregue em nossas residências, comércio, industrias, etc. Com tensões da ordem de 13,800volts.

9 ENERGIA EM NOSSA RESIDÊNCIA 1-Após o abaixamento da tensão na subestação abaixadora, a energia deixa a subestação para ser entregue em nossas residências, comércio, industrias, etc. Com tensões da ordem de 13,800volts. Como essas tensões ainda são grandes(13,800volts), se usa o transformador novamente para baixar essas tensões para valores de 127 ou 220volts.

10 DÚVIDAS??? FIM DA APRESENTAÇÃO


Carregar ppt "INSTALAÇÕES ELÉTRICAS(IEL) Prof. Vanderlon Prof. Vanderlon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google