A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conto, fábula, romance popular, lenda, provérbio, lengalenga, adivinha Literatura oral e tradicional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conto, fábula, romance popular, lenda, provérbio, lengalenga, adivinha Literatura oral e tradicional."— Transcrição da apresentação:

1 Conto, fábula, romance popular, lenda, provérbio, lengalenga, adivinha Literatura oral e tradicional

2 . Da literatura oral e tradicional fazem parte um conjunto de histórias criadas pelo povo e que eram contadas oralmente de geração em geração. Alguns escritores escreveram esses textos: os irmãos Grimm no século XIX e Teófilo Braga em Portugal.

3 Alguns textos que fazem parte da literatura oral e tradicional Adivinha Conto Fábula Lenda Lengalenga Provérbio Romance popular

4 Jogo de palavras que pretende uma solução. Ex. Qual é a coisa, qual é ela Que quando seca Fica molhada?

5

6 Narrativa breve e simples que geralmente recorre ao maravilhoso. Estrutura: Apresentação da situação Acontecimento perturbador Peripécias vividas pelo herói Desaparecimento do motivo perturbador Conclusão As personagens principais reduzem-se a três: heroína, herói e um representante do mal (Fada Má, bruxa ou Velha)

7 Era uma vez... E viveram felizes para sempre… vez... vezEra uma vez Foram felizes para sempre...

8 Branca de Neve e os Sete Anões Cinderela, A Gata Borralheira Os Três Porquinhos A Pequena Sereia Peter Pan O Gato de Botas A Bela e a Fera CapuchinhoVermelho Patinho Feio A Bela Adormecida O Mágico de Oz Bambi João e o pé de feijão Pinóquio Rapunzel

9 Narrativa breve e simples, em verso ou em prosa, em que as personagens são geralmente animais. Tem uma função lúdica e contém uma moralidade. Esopo e La Fontaine foram os fabulistas mais famosos.

10 O pastor e o leão A coruja e a águia O burro na pele do leão O galo que logrou a raposa A morte e o lenhador O ratinho,o gato e o galo A assembléia dos ratos O corvo e o pavão A pele do urso O rato da cidade e o rato do campo O homem e a cobra O lobo e o cordeiro A raposa e as uvas

11 Ao contrário do conto, as lendas baseiam-se em factos reais que são transformados pela imaginação. Há lendas que: abordam factos que tiveram a intervenção do diabo, de fantasmas, de gigantes, de sereias, de bruxas; referem-se a personagens, locais ou monumentos da História de um país (Lenda da Padeira de Aljubarrota); estão na origem de nomes de povoações ou lugares( Lenda da Ilha da Madeira); retratam a época da ocupação árabe na Península Ibérica (Lendas de Mouros).

12 Texto lúdico, rimado, de fácil memorização. Um, dois, três, quatro Foi na rua vinte e quatro Que a mulher matou o gato Com a ponta do sapato O sapato derreteu E a mulher morreu.

13 Ditado popular que transmite um saber e/ ou encerra uma moral. De livro fechado não sai letrado.

14 Os romances populares eram breves poemas destinados a serem cantados e que iam sendo transmitidos oralmente. No século XIX, Almeida Garrett, preocupado com o seu desaparecimento, decidiu reunir estes poemas tradicionais num livro - o Romanceiro. A Nau Catrineta é um romance popular que faz parte do Romanceiro.


Carregar ppt "Conto, fábula, romance popular, lenda, provérbio, lengalenga, adivinha Literatura oral e tradicional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google