A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura oral e tradicional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura oral e tradicional"— Transcrição da apresentação:

1 Literatura oral e tradicional
Conto, fábula, romance popular, lenda, provérbio, lengalenga, adivinha

2 . Da literatura oral e tradicional fazem parte um conjunto de histórias criadas pelo povo e que eram contadas oralmente de geração em geração. Alguns escritores escreveram esses textos: os irmãos Grimm no século XIX e Teófilo Braga em Portugal.

3 Alguns textos que fazem parte da literatura oral e tradicional
Adivinha Conto Fábula Lenda Lengalenga Provérbio Romance popular

4 Jogo de palavras que pretende uma solução. Ex.
Adivinha Jogo de palavras que pretende uma solução. Ex. “Qual é a coisa, qual é ela Que quando seca Fica molhada?”

5 Solução

6 Conto Narrativa breve e simples que geralmente recorre ao maravilhoso.
Estrutura: Apresentação da situação Acontecimento perturbador Peripécias vividas pelo herói Desaparecimento do motivo perturbador Conclusão As personagens principais reduzem-se a três: heroína, herói e um representante do mal (Fada Má, bruxa ou Velha)

7 Era uma vez ... E viveram felizes para sempre…
vezEra uma vez ... ... Foram felizes para sempre...

8 CONTOS MARAVILHOSOS Branca de Neve e os Sete Anões
Cinderela, A Gata Borralheira Os Três Porquinhos A Pequena Sereia Peter Pan O Gato de Botas A Bela e a Fera CapuchinhoVermelho Patinho Feio A Bela Adormecida O Mágico de Oz Bambi João e o pé de feijão Pinóquio Rapunzel

9 Fábula ♠ Narrativa breve e simples, em verso ou em prosa, em que as personagens são geralmente animais. ♠ Tem uma função lúdica e contém uma moralidade. ♠ Esopo e La Fontaine foram os fabulistas mais famosos.

10 Algumas Fábulas: O pastor e o leão A coruja e a águia
O burro na pele do leão O galo que logrou a raposa A morte e o lenhador O ratinho,o gato e o galo A assembléia dos ratos O corvo e o pavão A pele do urso O rato da cidade e o rato do campo O homem e a cobra O lobo e o cordeiro A raposa e as uvas

11 Lenda Ao contrário do conto, as lendas baseiam-se em factos reais que são transformados pela imaginação. Há lendas que: ♦ abordam factos que tiveram a intervenção do diabo, de fantasmas, de gigantes, de sereias, de bruxas; ♦ referem-se a personagens, locais ou monumentos da História de um país (Lenda da Padeira de Aljubarrota); ♦ estão na origem de nomes de povoações ou lugares( Lenda da Ilha da Madeira); ♦ retratam a época da ocupação árabe na Península Ibérica (Lendas de Mouros).

12 Texto lúdico, rimado, de fácil memorização.
Lengalenga Texto lúdico, rimado, de fácil memorização. Um, dois, três, quatro Foi na rua vinte e quatro Que a mulher matou o gato Com a ponta do sapato O sapato derreteu E a mulher morreu.

13 “De livro fechado não sai letrado.”
Provérbio Ditado popular que transmite um saber e/ ou encerra uma moral. “De livro fechado não sai letrado.”

14 ♥A Nau Catrineta é um romance popular que faz parte do Romanceiro.
♥ Os romances populares eram breves poemas destinados a serem cantados e que iam sendo transmitidos oralmente. ♥No século XIX, Almeida Garrett, preocupado com o seu desaparecimento, decidiu reunir estes poemas tradicionais num livro - o Romanceiro. ♥A Nau Catrineta é um romance popular que faz parte do Romanceiro.


Carregar ppt "Literatura oral e tradicional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google