A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) LITURGIA E COMUNICAÇÃO INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) LITURGIA E COMUNICAÇÃO INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO."— Transcrição da apresentação:

1 1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) LITURGIA E COMUNICAÇÃO INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO

2 2 COMUNICAÇÃO E LITURGIA A CELEBRAÇÃO DA MISSA, COMO AÇÃO DE CRISTO E DO POVO DE DEUS HIERARQUICAMENTE ORDENADO, É O CENTRO DE TODA A VIDA CRISTÃ, TANTO PARA A IGREJA UNIVERSAL COMO LOCAL, E TAMBÉM PARA CADA UM DOS FIÉIS (IGMR Nº 16).

3 3 COMUNICAÇÃO E LITURGIA DISPOR A CELEBRAÇÃO DA MISSA OU CEIA DO SENHOR PARA QUE OS MINISTROS SAGRADOS E OS FIÉIS RECEBAM MAIS PLENAMENTE OS FRUTOS QUE CRISTO QUIS DISTRIBUIR AO INSTITUIR O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DE SEU CORPO E SANGUE, CONFIANDO-O À SUA IGREJA, COMO MEMORIAL DE SUA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO (IGMR Nº 17).

4 4 COMUNICAÇÃO E LITURGIA DISPOSIÇÃO DE TODA A CELEBRAÇÃO PARA LEVAR OS FIÉIS À PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE, ATIVA E PLENA DO CORPO E DO ESPÍRITO, ANIMADA PELO FERVOR DA FÉ, DA ESPERANÇA E DA CARIDADE. PARTICIPAÇÃO DESEJADA PELA IGREJA E EXIGIDA PELA PRÓPRIA NATUREZA DA CELEBRAÇÃO – DIREITO E DEVER DO POVO CRISTÃO EM VIRTUDE DO SEU BATISMO (IGMR Nº 18).

5 5 COMUNICAÇÃO E LITURGIA NA MISSA OU CEIA DO SENHOR, O POVO DE DEUS É CONVOCADO E REUNIDO, SOB A PRESIDÊNCIA DO SACERDOTE QUE REPRESENTA A PESSOA DE CRISTO, PARA CELEBRAR A MEMÓRIA DO SENHOR OU SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO – PERPETUAÇÃO DO SACRIFÍCIO DA CRUZ. CRISTO ESTÁ REALMENTE PRESENTE TANTO NA ASSEMBLEIA REUNIDA, EM SEU NOME, COMO NA PESSOA DO MINISTRO, NA SUA PALAVRA E, DE MODO SUBSTANCIAL E PERMANENTE, SOB AS ESPÉCIES EUCARÍSTICAS (IGMR Nº 27).

6 6 COMUNICAÇÃO E LITURGIA A MISSA CONSTA DE DUAS PARTES: LITURGIA DA PALAVRA E LITURGIA EUCARÍSTICA – INTIMAMENTE UNIDAS ENTRE SI QUE CONSTITUEM UM SÓ ATO DE CULTO. NA MISSA, SE PREPARA TANTO A MESA DA PALAVRA DE DEUS COMO A DO CORPO DE CRISTO, PARA ENSINAR E ALIMENTAR OS FIÉIS (IGMR Nº 28).

7 7 COMUNICAÇÃO E LITURGIA DIVERSOS ELEMENTOS DA MISSA: 1. LEITURA E EXPLANAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS – O PRÓPRIO DEUS FALA A SEU POVO, E CRISTO PRESENTE EM SUA PALAVRA ANUNCIA O EVANGELHO. TODOS DEVEM ESCUTAR COM VENERAÇÃO AS LEITURAS DA PALAVRA DE DEUS, ELEMENTO DA MÁXIMA IMPORTÂNCIA DA LITURGIA. HOMILIA (POTENCIALIZA A PLENA COMPREENSÃO E EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS): ATUALIZAÇÃO DA MENSAGEM DA PALAVRA DIVINA (IGMR Nº 28).

8 8 COMUNICAÇÃO E LITURGIA DIVERSOS ELEMENTOS DA MISSA: 2. ORAÇÕES E PARTES PRÓPRIAS DO SACERDOTE (IGMR Nº 30 – 33). 3. OUTRAS FÓRMULAS QUE OCORREM NA CELEBRAÇÃO (IGMR Nº 34 – 37). 4. MANEIRAS DE PROFERIR OS DIVERSOS TEXTOS (IGMR Nº 38)

9 9 COMUNICAÇÃO E LITURGIA DIVERSOS ELEMENTOS DA MISSA: 5. IMPORTÂNCIA DO CANTO (IGMR Nº 39 – 41). 6. GESTOS E POSIÇÕES DO CORPO (IGMR Nº 42 – 44). 7. O SILÊNCIO (IGMR Nº 45).

10 10 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: A. RITOS INICIAIS: RITOS QUE PRECEDEM A LITURGIA DA PALAVRA (ENTRADA, SAUDAÇÃO, ATO PENITENCIAL, GLÓRIA, ORAÇÃO DO DIA) – CARÁTER DE PREPARAÇÃO. FINALIDADE: CONSTITUIR ASSEMBLEIA PARA OUVIR ATENTAMENTE A PALAVRA DE DEUS E CELEBRAR DIGNAMENTE A EUCARISTIA (IGMR Nº 46).

11 11 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 1. ENTRADA: POVO REUNIDO; PROCISSÃO DE ENTRADA DO SACERDOTE E DOS MINISTROS; CANTO APROVADO PELA CONFERÊNCIA DOS BISPOS APROPRIADO À ÍNDOLE DO DIA OU DO TEMPO. CANTO DE ENTRADA É OPCIONAL (ACOMPANHA O RITO) (IGMR Nº 47 – 48)

12 12 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 2. SAUDAÇÃO AO ALTAR COM INCLINAÇÃO PROFUNDA – SACERDOTE E DIÁCONO BEIJAM O ALTAR; SE FOR OPORTUNO, O SACERDOTE INCENSA A CRUZ E O ALTAR – E AO POVO REUNIDO. SINAL DA CRUZ E SAUDAÇÃO DO SACERDOTE (EXPRESSÃO DO MISTÉRIO DA IGREJA REUNIDA). PODE SER FEITO UM COMENTÁRIO BREVÍSSIMO PARA INTRODUZIR OS FIÉIS NA MISSA DO DIA (IGMR Nº ). (VER Nº 296 E 308 E COMENTÁRIOS).

13 13 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 3. ATO PENITENCIAL: O SACERDOTE CONVIDA PARA O ATO PENITENCIAL; BREVE SILÊNCIO; PARTICIPAÇÃO DE TODA COMUNIDADE (FÓRMULA DE CONFISSÃO GERAL E ABSOLVIÇÃO DO SACERDOTE – NÃO SUBSTITUIU O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA. AOS DOMINGOS (ESPECIALMENTE NO TEMPO PASCAL): BÊNÇÃO E ASPERSÃO DA ÁGUA (RECORDAÇÃO DO BATISMO) (IGMR Nº 51).

14 14 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 4. SENHOR, TENDE PIEDADE: INICIADO APÓS O ATO PENITENCIAL (SE NÃO TIVER SIDO REZADO NO PRÓPRIO ATO PENITENCIAL); PODE SER CANTADO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS (IGMR Nº 52).

15 15 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 5. GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS: HINO ANTIQUÍSSIMO E VENERÁVEL PELO QUAL A IGREJA, CONGREGADA NO ESPÍRITO SANTO, GLORIFICA E SUPLICA A DEUS E AO CORDEIRO. O TEXTO NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO. PARTICIPAÇÃO DE TODOS. MENOS NO ADVENTO E NA QUARESMA (IGMR Nº 52).

16 16 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 6. ORAÇÃO DO DIA (COLETA): O SACERDOTE CONVIDA O POVO A REZAR; SACERDOTE E ASSEMBLEIA EM SILÊNCIO (CONSCIÊNCIA DE ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS E FORMULAÇÃO DOS PEDIDOS); O SACERDOTE DIZ A ORAÇÃO, QUE EXPRIME A ÍNDOLE DA CELEBRAÇÃO. ANTIGA TRADIÇÃO DA IGREJA: A COLETA É DIRIGIDA A DEUS PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO E COM UMA CONCLUSÃO TRINITÁRIA (IGMR Nº 54).

17 17 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: B. LITURGIA DA PALAVRA: CONSTITUÍDA PELAS LEITURAS DA SAGRADA ESCRITURA E PELOS CANTOS QUE OCORREM ENTRE ELAS; CONCLUÍDA PELA HOMILIA, A PROFISSÃO DE FÉ E A ORAÇÃO UNIVERSAL (DOS FIÉIS). DEUS FALA AO SEU POVO; O PRÓPRIO CRISTO, POR SUA PALAVRA SE ACHA PRESENTE NO MEIO DOS FIÉIS; O POVO RECEBE A PALAVRA DE DEUS E A ELA SE UNE PELA PROFISSÃO DE FÉ (CREIO); ALIMENTADO PELA PALAVRA, REZA NA ORAÇÃO UNIVERSAL PELAS NECESSIDADES DE TODA A IGREJA E PELA SALVAÇÃO DO MUNDO INTEIRO (IGMR Nº 55).

18 18 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 1. O SILÊNCIO: LITURGIA DA PALAVRA = FAVORECER A MEDITAÇÃO E O RECOLHIMENTO(IGMR Nº 56). 2. LEITURAS BÍBLICAS: PREPARAÇÃO DA MESA DA PALAVRA DE DEUS. UNIDADE DOS DOIS TESTAMENTOS. NÃO PODE HAVER TROCA DE LEITURAS E DO SALMO POR TEXTOS NÃO- BÍBLICOS. SÃO SEMPRE PROFERIDAS DO AMBÃO. MINISTÉRIO DE LEITOR. EVANGELHO PROCLAMADO PELO DIÁCONO (NA AUSÊNCIA DO DIÁCONO, PROCLAMADO PELO SACERDOTE). PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: PONTO ALTO DA LITURGIA DA PALAVRA. EXPRESSAR A VENERAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS POR GESTOS, CANTOS E SINAIS (IGMR Nº 57 – 60).

19 19 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 3. SALMO RESPONSORIAL: PARTE INTEGRANTE IMPORTANTE DA LITURGIA DA PALAVRA (PROMOVER A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS); PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA (IGMR Nº 61).

20 20 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 4. ACLAMAÇÃO ANTES DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: CONSTITUI UM RITO OU AÇÃO POR SI MESMA; A ASSEMBLEIA ACOLHE O SENHOR QUE VAI FALAR NO EVANGELHO, SAÚDA- O E PROFESSA SUA FÉ PELO CANTO. PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA. O USO DO ALELUIA CONFORME O TEMPO LITÚRGICO (IGMR Nº 62 – 64).

21 21 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 5. HOMILIA: VIVAMENTE RECOMENDADA. INDISPENSÁVEL PARA NUTRIR A VIDA CRISTÃ. (IGMR Nº ). 6. PROFISSÃO DE FÉ: TEM POR OBJETIVO LEVAR TODO O POVO REUNIDO A RESPONDER À PALAVRA DE DEUS ANUNCIADA NA SAGRADA ESCRITURA E EXPLICADA PELA HOMILIA. PROCLAMAR A REGRA DE FÉ (IGMR Nº 67 – 68).

22 22 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 7. ORAÇÃO UNIVERSAL: O POVO RESPONDE À PALAVRA DE DEUS ACOLHIDA NA FÉ E, EXERCENDO A SUA FUNÇÃO SACERDOTAL, ELEVA PRECES A DEUS PELA SALVAÇÃO DE TODOS (IGMR Nº 69 – 71).

23 23 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: C. LITURGIA EUCARÍSTICA: FUNDAMENTOS BÍBLICOS – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA POR CRISTO. CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS GESTOS E AS PALAVRAS DE CRISTO E OS GESTOS E AS PALAVRAS DA IGREJA (IGMR Nº 72).

24 24 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 1. PREPARAÇÃO DOS DONS: NO INÍCIO DA LITURGIA EUCARÍSTICA, AS OFERENDAS SÃO LEVADAS AO ALTAR. PREPARAÇÃO DO ALTAR OU MESA DO SENHOR (CENTRO DE TODA A LITURGIA EUCARÍSTICA). PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NA APRESENTAÇÃO DO PÃO E DO VINHO, QUE O SACERDOTE OU O DIÁCONO RECEBE EM LUGAR ADEQUADO PARA SEREM LEVADOS AO ALTAR (MANTER O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA TRADIÇÃO DA IGREJA – OS FIÉIS TRAZIAM DE CASA O PÃO E O VINHO DESTINADOS À LITURGIA). MOMENTO DE RECEBIMENTO DO DINHEIRO OU DONATIVOS OFERECIDOS PELOS FIÉIS (COLOCADOS EM LUGAR CONVENIENTE FORA DA MESA EUCARÍSTICA) (IGMR Nº 73).

25 25 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: CANTO DO OFERTÓRIO ACOMPANHA A PROCISSÃO DAS OFERENDAS, ATÉ PELO MENOS QUE OS DONS TENHAM SIDO COLOCADOS SOBRE O ALTAR. O PÃO E O VINHO SÃO DEPOSITADOS SOBRE O ALTAR PELO SACERDOTE (COM FÓRMULAS ESTABELECIDAS). INCENSAÇÃO DAS OFERENDAS. SACERDOTE LAVA AS MÃOS (EXPRESSÃO DO DESEJO DE PURIFICAÇÃO INTERIOR) (IGMR Nº 74 – 76). (COMENTÁRIO DE ALDAZÁBAL, P. 89).

26 26 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 2. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO EUCARÍSTICA (IGMR Nº 77).

27 27 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 3. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: CENTRO E ÁPICE (PONTO MAIS ALTO) DE TODA A CELEBRAÇÃO, PRECE DE AÇÃO DE GRAÇAS E SANTIFICAÇÃO. ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ORAÇÃO EUCARÍSTICA: AÇÃO DE GRAÇAS; ACLAMAÇÃO; INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO; NARRATIVA DA INSTITUIÇÃO E CONSAGRAÇÃO; MEMÓRIA DA PAIXÃO, RESSURREIÇÃO E ASCENSÃO; A IGREJA OFERECE A HÓSTIA IMACULADA E DESEJA QUE OS FIÉIS APRENDAM A OFERECER-SE A SI PRÓPRIOS; INTERCESSÕES; GLORIFICAÇÃO DE DEUS, CONCLUÍDA COM O AMÉM DA ASSEMBLEIA (IGMR Nº 78 – 79).

28 28 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 4. RITOS DA COMUNHÃO: PREPARAÇÃO DOS FIÉIS PARA RECEBEREM O CORPO E SANGUE DE CRISTO (IGMR Nº 78 – 80). 5. A ORAÇÃO DO SENHOR: PEDIDO DO PÃO DE CADA DIA, ESPECIALMENTE O PÃO EUCARÍSTICO E DA PURIFICAÇÃO DOS PECADOS (IGMR Nº 81). 6. RITO DA PAZ: A IGREJA IMPLORA A PAZ E A UNIDADE PARA SI MESMA E PARA TODA A FAMÍLIA HUMANA. EXPRESSÃO MÚTUA DE COMUNHÃO ECLESIAL E A MÚTUA CARIDADE ANTES DE COMUNGAR DO SACRAMENTO (IGMR Nº 82). 7. FRAÇÃO DO PÃO: GESTO REALIZADO POR CRISTO NA ÚLTIMA CEIA. TEMPO APOSTÓLICO: NOME DA PRÓPRIA AÇÃO EUCARÍSTICA. SIGNIFICADO: FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO. GESTO DE COLOCAR UMA PARTE DA HÓSTIA NO CÁLICE: UNIDADE DO CORPO E DO SANGUE DE CRISTO NA OBRA DA SALVAÇÃO. (SÚPLICA CORDEIRO DE DEUS (IGMR Nº 83).

29 29 COMUNICAÇÃO E LITURGIA PARTES DA MISSA: 8. COMUNHÃO: ORAÇÃO DO SACERDOTE PARA SE PREPARAR PARA RECEBER O CORPO E O SANGUE DE CRISTO. ORAÇÃO EM SILÊNCIO DOS FIÉIS. CANTO (OPCIONAL). SILÊNCIO. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO (IGMR Nº 84 – 89). D) RITOS DE ENCERRAMENTO: BREVES COMUNICAÇÕES; SAUDAÇÃO E BÊNÇÃO DO SACERDOTE; DESPEDIDA DO POVO (SACERDOTE OU DIÁCONO); BEIJO AO ALTAR (SACERDOTE E DIÁCONO); INCLINAÇÃO PROFUNDA AO ALTAR PELO SACERDOTE, DIÁCONO E OUTROS MINISTROS (IGMR Nº 90).


Carregar ppt "1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) LITURGIA E COMUNICAÇÃO INSTRUÇÃO GERAL SOBRE O MISSAL ROMANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google