A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação para a convivência com o Semiárido. A importância de trabalhar o tema : a Educação para a Convivência com o Semiárido - LDB 9394/96 - Assegurado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação para a convivência com o Semiárido. A importância de trabalhar o tema : a Educação para a Convivência com o Semiárido - LDB 9394/96 - Assegurado."— Transcrição da apresentação:

1 Educação para a convivência com o Semiárido

2 A importância de trabalhar o tema : a Educação para a Convivência com o Semiárido - LDB 9394/96 - Assegurado nos Parâmetros Curriculares Nacionais/MEC. - Diretrizes Curriculares Nacionais /CNE. - Selo UNICEF Município aprovado. - Outras organizações e movimentos sociais.

3 Quando pensamos em Semiárido o que vem em nossas mentes?

4 O Semiárido costumava ser retratado no País como um lugar de pobreza, seca e poucas oportunidades. Esse quadro vem mudando aos poucos. Muitas vezes, ainda se repete a visão equivocada de atraso e de falta de perspectivas, principalmente no campo, sugerindo que os alunos saiam de sua localidade para virar gente. Oportunidade, trabalho, renda, só em outro lugar. Semiárido

5 PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SELO UNICEF ATIVIDADES PROPOSTAS: ROTEIRO 3: MEIO AMBIENTE COMO DESENVOLVER O ROTEIRO: 1ª ETAPA: Pesquisa 2ª ETAPA:Desdobramento dos dados pesquisados,integrando-os ao currículo escolar 3ªETAPA: Mobilização comunitária dos conhecimentos produzidos, para provocar ação coletiva 4ª ETAPA: Avaliação do processo educativo.

6 1ª ETAPA: Pesquisa COMO DESENVOLVER A PESQUISA Pesquisar sobre o lixo da escola: Qual é o destino do lixo da escola, da rua, do bairro e do seu município? Existe aterro sanitário no município? Instrumentos utilizados: Questionários Entrevistas Visitas as instituições e orgãos públicos Livros, revistas, sites, blogs. Obs.: registrar através de ata e fotos.

7 Peças teatrais; Poesias; Paródias; Jornais; Programas de rádio; Desenhos; Planilhas; Gráficos; Maquetes. 2ª ETAPA: Desdobramento da Pesquisa Peças de comunicação a serem produzidas dentro da temática: Obs.: registrar através de ata e fotos.

8 3ª ETAPA: Mobilização Comunitária REUNIÃO COM OS PAIS PARA: Informar os resultados das pesquisas Apresentação das peças de comunicação; Realizar um debate e registrar as proposta (Como agir sobre os problemas apontados pelos indicadores e contribuir para encontrar soluções); Relatório do debate realizado pelos alunos. Obs.: Criar uma programação e registrar através de ata e fotos/vídeo.

9 4ª ETAPA: Avaliação do processo educativo RELATO DAS MUDANÇAS Preencher o anexo de avaliação A meta da avaliação consiste em perceber melhorias na vida das pessoas do Semiárido, com base na discussão das políticas públicas e de como a proteção integral de crianças e adolescentes está garantida no município. Obs.: registrar através de ata.

10 Nova forma de ver o Semiárido

11 CRONOGRAMA Setembro 1ª quinzena – Apresentação da Participação Social para o GT; 2ª quinzena – Apresentação para a comunidade escolar e composição do GE nas escolas, dando início ao trabalho com o roteiro 3 (realização das pesquisas sobre o meio ambiente, recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processo educativo). Outubro 1ª quinzena – Continuidade dos trabalhos com a temática nas escolas; 2ª quinzena – Produção das peças de comunicação. Novembro 1ª quinzena - Mobilização comunitária; 2ª quinzena – Avaliação e relatório do processo(Anexo C). Dezembro 1ª quinzena – Apresentação das peças temáticas no Teatro Municipal.

12 A existência de um município solidário, estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação. CONTATO Ana Paula Lima Mendes Fone:(85)


Carregar ppt "Educação para a convivência com o Semiárido. A importância de trabalhar o tema : a Educação para a Convivência com o Semiárido - LDB 9394/96 - Assegurado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google