A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Elvis Oliveira de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Elvis Oliveira de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Elvis Oliveira de Souza

2 O jogo é um processo que auxilia a evolução da criança, utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano. Por meio dos jogos o educando passa a compreender e a utilizar regras que serão empregadas no processo ensino- aprendizagem. Os jogos para os educandos são fundamentais para desenvolver diferentes condutas e para a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação no qual crianças e jovens expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros.

3 Segundo Borin (1996) o motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem.

4 Após sondagem de verificação na Escola Municipal Amélia Martins foi diagnosticado problemas de aprendizagem em Matemática, principalmente nas quatro operações fundamentais. A Matemática é, antes de tudo, um modo de pensar. Quanto mais cedo esse modo de pensar, de raciocinar for trabalhado com o educando, mais significativa será a aprendizagem dessa disciplina, principalmente se os jogos se tornarem um recurso indispensável para o educador.

5 OBJETIVO GERAL Despertar no educando o interesse para a aprendizagem da Matemática a partir da aplicação de jogos matemáticos, promovendo assim a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico e o senso cooperativo entre alunos e professores, contribuindo, assim, com a construção de uma nova realidade educacional unindo o currículo às novas tecnologias.

6 OBJETÍVOS ESPECÍFICOS Desenvolver o raciocínio lógico do educando; Despertar o interesse pela matemática; Facilitar o processo ensino-aprendizagem, demonstrando a importância do lúdico para a aquisição de conhecimentos; Alicerçar conteúdos ministrados em sala de aula de forma construtiva utilizando recursos tecnológicos;

7 O Projeto Jogos Matemáticos será realizado em duas etapas: A 1ª etapa será realizada em sala de aula com uma revisão geral de conteúdos envolvendo as quatro operações fundamentais; A 2ª etapa, culminância do projeto, será realizada no laboratório de informática onde os alunos terão a oportunidade de reforçar a aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala de aula com o uso das tecnologias disponíveis.

8 Quadro de giz; Material dourado; Laboratório de informática; Jogo Matemático Tux Math.

9 Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Amélia Martins

10 FASESPERÍODO AULAS DE REVISÃO07 E 08 DE MAIO DE 2012 REALIZAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO 09 DE MAIO DE 2012

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender. Augusto Cury


Carregar ppt "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC Elvis Oliveira de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google