A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Princípios de Sistemas de Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Princípios de Sistemas de Informação."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Princípios de Sistemas de Informação

2 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa TIPOS DE COMPUTADORES Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds). Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes. Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam atividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo).

3 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa A classificação de um determinado computador pode ser feita: capacidade de processamento; velocidade de processamento e volume de transações; capacidade de armazenamento das informações; sofisticação do software disponível e compatibilidade; tamanho da memória.

4 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa O que é um Bit? O termo Bit, que é proveniente das palavras dígito binário, ou BInary digiT, é a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática. Um bit tem um único valor, zero ou um ( 0 e 1)

5 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa O que é o Byte? O Byte Por uma convenção de uso, grande parte dos códigos utilizados inicialmente pelos princiais computadores e periféricos, além do modo de representação de tarefas e transmissão de dados feito por eles, era realizado em pacotes de oito bits. A este termo foi dado o nome de Byte, também conhecido como octeto, que tem como símbolo a letra B maiúscula.

6 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. Teoria Geral dos Sistemas A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.sistemas

7 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Sistemas Um sistema (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".gregobiologiamedicinainformática administraçãogrego

8 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de processamento de dados, ou mesmo com Sistema de Informação.processamento de dadosSistema de Informação

9 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Software É uma seqüência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado

10 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Famílias de softwares Existem duas grandes famílias de software: software básico e software aplicativo. A família de software básico inclui programas responsáveis por gerenciar e controlar os recursos de hardware. Nesta família encontram-se representados os sistemas operacionais, bibliotecas de serviços de saída de vídeo e de manipulação de banco de dados. A família do software aplicativo inclui programas que auxiliam o usuário a realizar tarefas específicas. Uma característica normalmente encontrada em programas desta família é a presença de uma interface amigável com o usuário final.

11 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Processadores de texto É um programa usado para escrever utilizando o computador. Com ele, é possível criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que são mais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas.

12 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Planilha eletrônica Ou folha de cálculo, é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas. O nome eletrônica se deve à sua implementação por meio de programas de computador.

13 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Gerador de Apresentações São aplicativos que permitem criar slides para utilizar em apresentações em palestras, simpósios, reuniões, isto é, em qualquer evento que seja necessário o uso de projetores para apresentar conteúdo multimídia (textos, som, imagens, figuras). Sua utilização é simples, pois existem vários modelos que podem ser utilizados, além das funções que uxiliam na criação das apresentações.

14 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Internet É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. TCP/IP Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infra-estrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

15 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Internet2 A Internet2 ou UCAID (University Corporation for Advanced Internet Development) é uma nova rede de computadores, muito mais rápida e econômica que a internet, e está em funcionamento no Brasil.

16 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Intranet Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

17 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Extranet A Extranet é a porção de sua rede interna que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação.

18 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa O que é uma Rede? Dois ou mais dispositivos conectados com o objetivo de compartilhar informações

19 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Vantagens de utilizar uma Rede - Compartilhamento de Arquivos e Programas; - Aumento de Produtividade; - Redução de Custos de Operação; - Melhoria na Comunicação da Empresa; - Informações Atualizadas.

20 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Tipos de Rede. Internet LAN - Local Area Network MAN - Metropolitan Area Network WAN - Wide Area Network

21 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Topologias de Rede. Topologia em Anel Topologia em Barra Topologia em Estrela

22 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Equipamentos de Rede. HUB SWITCH BRIDGE ROTEADOR

23 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Símbolos e Desenhos RoteadorHUB Bridge Switch Gateway Concentrador FDDI

24 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa A informação como patrimônio e segurança de rede. O que é informação? Segundo o Aurélio (2010), informação é um dado acerca de alguém ou algo; o conhecimento; segundo a teoria da informação, a medida da redução da incerteza. A informação pode ser classifica em quatro tipos principais: Pública: São informações distribuídas sem restrições, voltadas ao público.

25 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa O que é informação? Interna: São as informações de interesse específico, que pertencem a funcionários de uma empresa. Particular: Possui um âmbito mais pessoal, ou como o próprio nome diz particular. É aquela que se por ventura cair em mãos erradas prejudicará não somente a empresa, e sim principalmente o próprio funcionário.

26 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa O que é informação? Confidencial: É a informação mais valorizada de uma determinada empresa. Somente alguns membros devem saber tal informação. São as informações operacionais da empresa, de marketing, enfim informações que possuem segredos comerciais da empresa (aquisição de ações, código fonte, etc.).

27 Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa O que é informação? A informação representa a inteligência competitiva dos negócios e é reconhecido como ativo crítico para a continuidade operacional da empresa.


Carregar ppt "Professor: Lorivaldo Rodrigues Barbosa Princípios de Sistemas de Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google