A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Psicometria 2012/2013 Docente: Sónia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Psicometria 2012/2013 Docente: Sónia."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Psicometria 2012/2013 Docente: Sónia Costa Discentes: Andreia Vilela nº 40686; Cristiana Pinheiro nº 38839; Paula Gouveia nº39405 NEO-PI-R

2 Autores: Paul T. Costa e Robert R. McCrae; Administração: Individual ou em Grupo; Duração: 40/50 minutos; Aplicação: Jovens adultos e adultos Condições de aplicação: Luz adequada, local confortável e livre de distrações; Material: Manual profissional, caderno reutilizável para a forma S, folhas de resposta, folha com O Seu Sumário NEO-PI-R e a pen com o programa de cotação. Neuroticismo; Extroversão; Abertura à Experiência Inventário de Personalidade Revisão

3 o A personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam os padrões consistentes do comportamento Jarvis, M.(2006),p.26 o Permite ter uma ideia global da personalidade do indivíduo em diversos domínios.

4 Neuroticismo (N); Extroversão (E); Abertura à Experiência (O); Amabilidade (A); Conscienciosidade (C);

5 NeuroticismoExtroversãoAbertura à Experiência N1AnsiedadeE1Acolhimento caloroso O1Fantasia N2HostilidadeE2GregaridadeO2Estética N3DepressãoE3AssertividadeO3Sentimentos N4Auto- consciência E4ActividadeO4Acções N5ImpulsividadeE5Procura de Excitação O5Ideias N6VulnerabilidadeE6Emoções Positivas O6Valores

6 AmabilidadeConscienciosidade A1ConfiançaC1Competência A2RectidãoC2Ordem A3AltruísmoC3Obediência ao dever A4ComplacênciaC4Esforço de realização A5ModéstiaC5Auto-disciplina A6SensibilidadeC6Deliberação

7 Entregar o caderno reutilizável ao examinando; Pedir ao sujeito para ler as instruções; Certificar-se que entendeu as mesmas; Após o preenchimento do inventário, o sujeito deve certificar-se que respondeu a todas as questões e entregar.

8 O inventário não deverá ser cotado se não forem respondidos 41 ou mais itens; As pontuações por facetas devem ser interpretados com cautela, se existirem mais de 3 itens por responder; Os itens A,B e C, presentes na folha de resposta, proporcionam uma confirmação da validade das respostas e ajudam a verificar se os sujeitos responderam com precisão, e na totalidade, a todas as questões.

9 A repetição de uma opção da escala de lickert em um X de itens invalida a cotação e a interpretação formal do NEO-Pi-R; Para calcular as pontuações totais de cada uma das facetas, deve-se somar os 8 itens, que compõem cada uma delas; Existe uma pen com o programa de cotação, que permite realizar os cálculos automaticamente.

10 Alfa de Cronbach para os 5 domínios: o N= 0,853; o O= 0,849; o E/C= 0,864/0,796; o A= 0,823 o Os valores do alfa das escalas de facetas mostram que a fidelidade é baixa.

11 Costa, P. e McCrae, R. (2000).Manual Profissional NEO-PI-R, Inventário de Personalidade NEO Revisto. CEGOC:Lisboa Jarvis, M. (2006). Spor Psycholology. Taylor & Francis group: London and New York


Carregar ppt "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Psicometria 2012/2013 Docente: Sónia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google