A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Romanos na Península Ibérica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Romanos na Península Ibérica"— Transcrição da apresentação:

1 Os Romanos na Península Ibérica

2 Os Romanos na Península Ibérica
Chegaram á Península Ibérica no século III a.C. por três motivos: Atraídos pelas riquezas; Pretendiam aumentar os seus territórios; Pretendiam o domínio do comércio do Mar Mediterrâneo; Os Lusitanos, chefiados por Viriato, resistiram aos Romanos.

3 Montavam armadilhas e emboscadas aos Romanos, nas montanhas, desfiadeiros e outros acidentes naturais. Os Romanos possuíam um exercito bem organizado, disciplinado e forte. Apos sucessivas conquistas, os Romanos conseguiam construir um grande Imperio. Este era formado por um conjunto de territórios a volta do Mar Mediterrâneo e compreendida três continentes:Europa,Asia e Africa. Roma era a capital do império.

4 Os Romanos permaneceram na Península Ibérica cerca de 700 anos.
Influencia dos Romanos na Península Ibérica(Romanização): Língua(Latim) Religião(Cristianismo) Novas culturas(vinha,trigo,e oliveira) Novas construções (templos, anfiteatros, teatros, pontes, estradas, termas…) Novos materiais (mosaicos,tijolos,telhas,canalizaçoes) Direito Romano; Uso da moeda.

5 O Cristianismo Pouco tempo depois da conquista da Península Ibérica pelos Romanos, nasceu em Belem,na Judeia(território do império Romano)JESUS CRISTO. Aos 30 anos Jesus Cristo começou a pregar uma nova relegião-o Cristianismo(muito diferente daquela em que acreditavam os Romanos, já que estes oravam a vários Deuses). A mensagem do Cristianismo era de amor, bondade e igualdade entre todos os homens.

6 O Cristianismo expandiu-se rapidamente por todo o império.
Os Cristãos recusavam-se a adorar o imperador e outros deuses Romanos e não aceitavam a escravatura. Por isso, foram perseguidos. No ano 313,o imperador Constantino da a «liberdade de culto» e começaram a construir-se as primeiras igrejas. A partir daqui a contagem do tempo passa a ser feita, tendo como ponto de referencia o nascimento de Cristo (era cristã).

7 Fim do império Romano Os Visigodos, um povo barbaro,fixaram-se na Península Ibérica e conseguiram dominar toda a Península e formar um reino que durou 300 anos. Os Visigodos aceitaram a cultura peninsular e converteram-se ao Cristianismo.

8 FIM DO TRABALHO DO MANUEL
Trabalho de: Manuel de Freitas Lourenço Data:27/11/2013 Turma:5H Fim


Carregar ppt "Os Romanos na Península Ibérica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google