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OSHA Santeira Maior OBA ADDA. Introdução Regras de Osha para Santeiros são um sistema de pautas que se deve praticar todos os iniciados em Osha, deve-se.

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1 OSHA Santeira Maior OBA ADDA

2 Introdução Regras de Osha para Santeiros são um sistema de pautas que se deve praticar todos os iniciados em Osha, deve-se dar a conhecer a todos praticantes Osha/Ifá. Estas regras para santeiros são produto da tradição, da sabedoria e das letras de dilogún, e são transmitidos via oral de geração em geração. Santeira Maior OBA ADDA

3 Introdução O cumprimento das regras para santeiros contribuem para que você: Criar uma relação estável, de respeito e justa com padrinho/madrinha e seus afilhados. Obter para a sua vida a harmonia, equilíbrio e crescimento espiritual no qual se iniciou em Osha. Adquirir hábitos apropriados num comportamento religioso e social. Desenvolvimento de uma adequada disciplina em sociedade. Aprender a dominar a sua forma de ser. Alcançar um nível espiritual superior que permita cumprir o seu Itá de Osha. Santeira Maior OBA ADDA

4 Introdução Alem que é um apoio necessário para conhecer os conceitos básicos da santeria. A pratica destes conceitos e conhecimentos pelos santeiros, iyawo, oloshas, babaloshas, iyaloshas e babalawos que permitem ter um prestigio na sua conduta na sociedade. Santeira Maior OBA ADDA

5 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados A pessoa que vai solicitar Yoko Osha, quer dizer o neófito ou o praticante não iniciado deve ir a casa do padrinho/madrinha elegido por ele com uma oferenda de 2 pratos, 2 cocôs, 2 velas e uma certa quantidade de dinheiro que varia segundo o Ilé de Osha, e colocar em frente ao anjo da guarda do padrinho/madrinha dai chegarem a um acordo e nesse momento dar cocô ao anjo da guarda do padrinho/madrinha para saber se o anjo da guarda de este o acolhe. Santeira Maior OBA ADDA

6 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha pode negar a realizar esta cerimónia por motivos próprios, sem ter que dar explicações ou pode explicar o que lhe convenha. Santeira Maior OBA ADDA

7 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha sabe de todas as incompatibilidades, negligencias, atos de escândalos, faltas de respeito, ofensas e delitos além de atos contra a sua pessoa e da sociedade dos seus afilhados que são uma vergonha para padrinho/madrinha. Todas essas más atitudes de uma maneira ou de outra vão contra o prestígio a autoridade do padrinho/madrinha e recai sobre a sua família religiosa. Por tal tão sagrado como a Osha o padrinho/madrinha não deve entregar nada antes de ser muito prudente e cauteloso. Santeira Maior OBA ADDA

8 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha devem ter cuidado quando o solicitante de Yoko Osha de um praticante não iniciado de outro Ilé Osha e deve investigar muito bem sobre os temas e o rigor dos seus costumes. Santeira Maior OBA ADDA

9 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados Geralmente é mais aceitável que no momento de dar cocô ao anjo da guarda do padrinho/madrinha que esteja presente quem solicita Yoko Osha e varias testemunhas que tenham fé e credibilidade/santeiros a cerimonia que se faz. Santeira Maior OBA ADDA

10 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O neófito ou o praticante não iniciado deve dar a conhecer evidências puras ao padrinho/madrinha de que será capaz cumprir as regras de Osha/Ifá e também seu Itá e até este o não demonstrar o padrinho/madrinha não deve inicia-lo. Santeira Maior OBA ADDA

11 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados Num futuro o padrinho/madrinha deverá proporcionar documentação sobre as normas de Osha/Ifá para que o filhado saiba o que enfrenta e o que deve cumprir. O padrinho/madrinha deve responder a todas as perguntas que possa e tirar as dúvidas sobre o que é o Itá e a sua obrigação de o cumprir. Santeira Maior OBA ADDA

12 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha num acordo prévio devem dar cocô ao anjo da guarda de quem será a oyugbona. Uma vez determinado de quem será a oyugbona deve-se dar conhecimento a essa e saber se o seu anjo da guarda da aprovação para ser oyugbona. Santeira Maior OBA ADDA

13 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha devera apresentar os seus futuros irmãos de religião e sua família religiosa para que se comece a criar laços de irmandade e cresça uma rama religiosa. O futuro iyawó devera estudar a documentação que o padrinho/madrinha lhe proporcione e este fará as perguntas necessárias para que entenda bem. Santeira Maior OBA ADDA

14 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O futuro iniciado deve informar se na sua família biológica há membros falecidos ou não, que estão ou estiveram vinculados a Osha/Ifá e a que Ilé pertencem ou pertenciam e que níveis de consagração tem ou tinha. Esta informação deve ser dada ao seu padrinho/madrinha para quando lhe peçam. Santeira Maior OBA ADDA

15 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados A família religiosa acolhera um novo iyawó que lhe dará as boas vindas e lhe fara ver o quanto valioso é para ele/ela receber Yoko Osha. Santeira Maior OBA ADDA

16 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha deve ter um relacionamento com os familiares e conhecidos defuntos do não praticante para que sejam invocados nas cerimónias e nos rituais, também deve fazer a moyugba do seu afilhado em relação aos familiares defuntos e este com os defuntos da árvore religiosa da família a qual pertence para que sejam invocados nos momentos apropriados para a relação do recém-nascido. Santeira Maior OBA ADDA

17 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O neófito deve ter realizado algumas missas espirituais antes de Yoko Osha. O padrinho/madrinha deve prever todas as cerimónias antes de Yoko Osha até ao registo da entrada antes de Yoko Osha, porque é ele o máximo responsável por elas. Santeira Maior OBA ADDA

18 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O neófito que vai fazer Osha deve ter 10 dias antes da iniciação, os seus objetos religiosos e outros necessários para Yoko Osha em casa do padrinho/madrinha e verificar bem com este se falta algo. Santeira Maior OBA ADDA

19 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O neófito três dias antes do Yoko Osha deve abster-se de bebidas alcoólicas de estupefacientes não participar em situações escandalosas nem violentas nem ter pensamentos violentos, deve estar em abstinência sexual e deve afastar pensamentos eróticos. Santeira Maior OBA ADDA

20 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O dinheiro que se usa numa iniciação ou consagração não deve proceder de roubos nem de algo que prejudique a comunidade. Esse dinheiro não é abençoado e pode trazer desgraças dos outros e no final só trará tragedia ao iniciado e ao padrinho/madrinha. Santeira Maior OBA ADDA

21 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados Os direitos para se iniciar em Osha/Ifá deve ser produto de um sacrifício pessoal que o neófito faz para alcançar esse objetivo. A pessoa pode aceitar contribuições dos seus próximos ou dos seus futuros padrinhos. O padrinho/madrinha é o responsável de tudo o que se efetue no registo da entrada e em tudo o que deve estar presente. Santeira Maior OBA ADDA

22 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados O padrinho/madrinha deve saber que se o padrinho de mano de Ifá o afilhado não tem Yoko Osha só tem direito a efetuar o registo da entrada. Deve ser oportuno ter em conta o ciclo menstrual da Iyawo para realizar a iniciação pois nenhuma mulher participante deve estar menstruada. Mas se a Iyawo inicia o processo de menstruação deve dar-se continuidade as cerimonias. Santeira Maior OBA ADDA

23 Regras para Neófitos e praticantes não iniciados Num futuro – Iyawo – esta na obrigação de compreender bem e saber que a iniciação tem uma importância extraordinária e que significa nascer de novo a outra forma de vida, onde se adquire uma nova perspectiva da realidade devido aos novos conhecimentos e capacidades que vai adquirindo como consequência da sua forte ligação com o seu anjo da guarda e com as diferentes consagrações, cerimonias e rituais que se enfrenta e que enfrentar. O tempo de Iyowo é de limpeza, sacrifícios e fortalecimento para ele/ela as quais estas regras são um instrumento de valor imprescindível. Bibliografia: Ernesto Valdés Santeira Maior OBA ADDA


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