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Mundo dos orixás Imagens e histórias sobre os sobre os orixás.

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Apresentação em tema: "Mundo dos orixás Imagens e histórias sobre os sobre os orixás."— Transcrição da apresentação:

1 Mundo dos orixás Imagens e histórias sobre os sobre os orixás

2 Lukumi Santeria (literalmente, caminho dos santos - os termos preferidos entre praticantes incluem Lukumi e Regla de Ocha) é um conjunto de sistemas religiosos relacionados que funde crenças católicas com a religião tradicional iorubá, praticada por escravos e seus descendentes em Cuba, no Brasil (onde o Candomblé apresenta semelhanças com a Santeria), em Porto Rico, na República Dominicana, no Panamá e em centros de população latino-americana nos Estados Unidos como Flórida, Nova York e Califórnia. "Santeria" significa "caminho dos santos", originalmente um termo pejorativo aplicado pelos espanhóis à devoção excessiva aos santos.católicas iorubá CubaBrasilCandombléPorto RicoRepública DominicanaPanamáEstados UnidosFlóridaNova YorkCalifórnia

3 Lukumi Os proprietários cristãos dos escravos não permitiram que praticassem as suas várias religiões animistas da África Ocidental, o que fez com que os escravos contornassem essa proibição adorando seus deuses africanos sob a forma exterior dos santos católicos.cristãosanimistas O ritual da santeria é altamente secreto e transmitido principalmente por via oral. A dança extática e invocações cantadas aos espíritos são alguns dos rituais. A música do tambor, atabaque e dança são usadas para produzir um estado de transe nos participantes, que podem incorporar um orixá. Os antepassados são tidos em alta estima na Santeria. tamboratabaque

4 RELEGIÃO YORUBA A religião Yorùbá (pronúncia em português=iorubá) compreende as crenças originais e práticas religiosas do povo yoruba. yoruba Sua terra natal é no sudoeste da Nigéria e as partes adjacentes do Benin e Togo, uma região que veio a ser conhecida como Yorubaland.NigériaBeninTogo Yorubaland

5 RELEGIÃO YORUBA Durante o tráfico de escravos do atlântico foi exportada para as Américas, onde influenciou ou deu origem a formas de vida prósperas, como Santeria, Umbanda e Candomblé.SanteriaUmbanda Candomblé Crenças religiosas yorubas são parte de Itan, o total complexo de canções, histórias, mitos e outros conceitos culturais que compõem a sociedade Yorùbá.Itan

6 RELEGIÃO YORUBA Entende-se por religião yoruba a religião do povo yoruba que tem uma forte relação entre os mundos sobrenatural (Orun céu) e o natural (Aiye terra), que se complementam entre si.yorubaOrunAiye É uma religião monoteísta onde o único Deus é Olodumare também chamado de Olorun.monoteístaOlodumare Olorun

7 RELEGIÃO YORUBA A cidade de Ilê-Ifé é considerada pelos yorubas o lugar de origem de suas primeiras tribos.Ilê-Ifé lfé é o berço de toda religião tradicional yoruba é um lugar sagrado, onde as divindades orixás funfun chegaram, criaram e povoaram o mundo e depois ensinaram aos mortais como os cultuarem, nos primórdios da civilização. divindadesorixás

8 RELEGIÃO YORUBA A semana yoruba era de quatro dias, cada dia correspondia a um elemento da natureza, chamada ossé, é dedicado a uma divindade (Ojô Awô, Ojô Ogum, Ojô Xangô, Ojô Obatalá). Os Elementos: Terra Ar Água F ogo

9 RELEGIÃO YORUBA Cada dia tem 4 Odus, num total de 16 Odus principais, que desdobrando-se entre si: perfazem o total de 256 odus. 1.ÒKÀNRÀN 2.EJÌOKO OU OYÈKÚ 3.ÉTAÒGÚNDÀ OU ÌWÒRI 4.ÌROSÙN 5.ÒSÈ 6.ÒBÀRÀ 7.ÒDÍ 8.EJÍONÍLE OU EJÍOGBÉ 9.ÒSÁ 10. ÒFÚN 11. ÒWÓNRÍN 12. EJÍLÀSEGBORA OU ÒTÚRÁ 13. EJÍOLOGBÓN OU ÒTÚRÚPÒN 14. ÌKÁ 15. OGBÈÒGÙNDÁ OU ÒGÙNDÁ 16. ÌRÈTÈ OU ALÁFIA

10 Imagens

11 Orixás AxabóAxabó, Orixá feminino e pouco conhecido da família de Xangô. IbejiIbeji, Orixás crianças, são gêmeos, e protegem as criancinhas. IrôcoIrôco, Orixá da árvore sagrada(gameleira branca no Brasil).gameleira branca EgungunEgungun, ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás. Iyami-AjéIyami-Ajé, é a sacralização da figura materna, a grande mãe feiticeira. OmuluOmulu, Orixá da morte. OniléOnilé, Orixá do culto de Egungun.

12 Orixás OnilêOnilê, Orixá que carrega um saco nas costas e se apoia num cajado. OxaláOxalá, Orixá do Branco, da Paz, da Fé. OrixaNláOrixaNlá ou Obatalá, o mais respeitado, o pai de quase todos Orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.Obatalá IfáIfá ou Orunmila-Ifa, Ifá é o porta-voz de Orunmila, Orixá da adivinhação e do destino, ligado ao Merindilogun.Orunmila-Ifa Merindilogun

13 Orixás OduduaOdudua, Orixá também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba. OranianOranian, Orixá filho mais novo de Odudua. BaianiBaiani, Orixá também chamado Dadá Ajaká.Dadá Ajaká OlokunOlokun, Orixá divindade do mar. OlossáOlossá, Orixá feminino dos lagos e lagoas. OxalufanOxalufan, qualidade de Oxalá velho e sábio. OxaguianOxaguian, qualidade de Oxalá jovem e guerreiro. Orixá OkoOrixá Oko, Orixá da agricultura. Em África cada Orixá estava ligado a uma cidade ou a uma nação inteira; tratava-se de uma série de cultos regionais ou nacionais. Sàngó em Oyo, Yemoja na região de Egbá, Iyewa em EgbadoOyoEgbáEgbado

14 Orixás Orixás Exu, Orixá guardião dos templos, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos. Ogum, Orixá do ferro, guerra, e tecnologia. Oxóssi, Orixá da caça e da fartura. Logunedé, Orixá jovem da caça e da pesca Xangô, Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça. Ayrà, usa cores brancas, tem profundas ligações com Obatalá. Xapanã (Obaluaiyê/Omolu), Orixá das doenças epidérmicas e pragas. Oxumarê, Orixá da chuva e do arco-íris. Exu Ogum Oxóssi Logunedé Xangô Ayrà XapanãObaluaiyêOmolu Oxumarê

15 Orixás Orixás Ossaim, Orixá das ervas medicinais e seus segredos curativos. Oyá ou Iansã, Orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestade, e do Rio Niger Oxum, Orixá feminino dos rios, do ouro e amor. Iemanjá ou Yemanjá, Orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana. Nanã, Orixá feminino das águas das chuvas, dos pântanos e da morte, mãe de Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Ewá, Orixás de origem daomeana. Ossaim Oyá Oxum Iemanjá Nanã

16 Orixás Yewá, Orixá feminino do rio Yewa, senhora da vidência, a virgem caçadora. Obá, Orixá feminino do rio Oba, uma das esposas de Xangô juntamente com Oxum e Iansã. Axabó, Orixá feminino da família de Xangô Ibeji, Orixás gêmeos Iroko, Orixá da árvore sagrada (conhecida como gameleira branca no Brasil). Egungun, ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás. Iyami-Ajé, é a sacralização da figura materna. Yewário Yewa Obário Oba Axabó Ibeji Iroko Egungun Iyami-Ajé

17 Orixás Onilé, Orixá relacionado ao culto da terra. OrixaNlá (Oxalá) ou Obatalá, o mais respeitado Orixá, Pai de todos os Orixás e dos seres humanos. Ifá ou Orunmila-Ifa, Orixá da Adivinhação e do destino. Odudua, Orixá também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba. Oranian, Orixá filho mais novo de Odudua. Baiani, Orixá também chamado Dadá Ajaká. Onilé OrixaNláOxaláObatalá IfáOrunmila-IfaAdivinhaçãodestino Odudua Oranian Baiani

18 Orixás OlokunOrixás Olokun, Orixá divindade do mar. Olossá, Orixá dos lagos e lagoas Oxalufon, Orixá velho e sábio. Oxaguian, Orixá jovem e guerreiro. Orixá Oko, Orixá da agricultura Olokun, Orixá divindade do mar. Olossá, Orixá dos lagos e lagoas Oxalufon, Orixá velho e sábio. Oxaguian, Orixá jovem e guerreiro. Orixá Oko, Orixá da agricultura. Olossá Oxalufon Oxaguian Orixá Oko Olokun Olossá Oxalufon Oxaguian Orixá Oko

19 Ori (yoruba) Ori é um importante conceito metafísico espiritual e mitológico para os Yorubás, identificado no jogo do merindilogun pelo odu ossá e representado materialmente pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado Igba Ori.mitológicoYorubásmerindilogunossácandomblé Igba Ori

20 Ori (yoruba) Ori, palavra da língua yoruba que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser). É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento, durante toda vida e após a morte, referenciando sua caminhada e a assistindo no cumprimento de seu destino.cabeça

21 Ori (yoruba) Ori em yoruba tem muitos significados - o sentido literal é cabeça física, símbolo da cabeça interior (Ori Inu). Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto (ou superior) do corpo humano representa o Ori, não existe um Orixá que apóie mais o homem do que o seu próprio Ori.

22 Ori (yoruba) Enquanto Orixá pessoal de cada ser humano, com certeza ele está mais interessado na realização e na felicidade de cada homem do que qualquer outro Orixá.Orixá Da mesma forma, mais do que qualquer um, ele conhece as necessidades de cada homem em sua caminhada pela vida e, nos acertos e desacertos de cada um, tem os recursos adequados e todos os indicadores que permitem a reorganização dos sistemas pessoais referentes a cada ser humano.

23 Ori (yoruba) Ijalá é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida.Odu O trabalho árduo trará, ao homem afortunado em sua escolha, excelentes resultados, já que nada é necessário despender para reparar a própria cabeça. Assim, para usufruir o sucesso potencial que a escolha de um bom Ori acarreta, o homem deve trabalhar arduamente.

24 Ori (yoruba) Aqueles, entretanto que escolheram um mau Ori têm poucas esperanças de progresso, ainda que passem o tempo todo se esforçando. O Ori, entidade parcialmente independente, considerado uma divindade em si próprio, é cultuado entre outras divindades, recebendo oferendas Ebori, e orações, Ori é o protetor do homem antes das divindades. oferendasEboridivindades

25 Língua Yorubá O Yorubá ou ioruba (Èdè Yorùbá, "idioma iorubá") é um idioma da família linguística nigero-congolesa, e é falado ao sul do Saara, na África, dentro de um contínuo cultural-linguístico, por 22 milhões [1] a 30 milhões de falantes. A língua iorubá vem sido falada pelo povo iorubás há muitos séculos. Ao lado de outros idiomas, é falado na parte oeste da África, principalmente na Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa. No continente americano, o iorubá também é falado, sobretudo em ritos religiosos, como os ritos afro-brasileiros, onde é chamado de nagô, e os ritos afro-cubanos de Cuba (e, em menor escala, em certas partes dos Estados Unidos entre pessoas de origem cubana), onde é conhecido também por lucumí.idioma família linguísticanigero-congolesasulSaara África [1]iorubásNigériaBenimTogoSerra Leoareligiososafro-brasileiros nagôafro-cubanosCubaEstados Unidos

26 IORUBÁ COMO SEGUNDA LÍNGUA O idioma oficial da Nigéria é o inglês no entanto muitas pessoas também falam outros idiomas, os principais deles sendo igbo ou ibo e hausa ou hauçá.inglêsigboibohausa hauçá O inglês funciona mais é como língua franca no país, e possui características próprias bem distintas.língua franca Portanto, falantes de iorubá da Nigéria muitas vezes utilizam curtas expressões em inglês, intercaladamente, em suas conversações no idioma materno.

27 IORUBÁ COMO SEGUNDA LÍNGUA A maior parte das publicações e projetos online, como dicionários e gramáticas, visando auxiliar as pessoas interessadas no aprendizado do idioma iorubá, se encontram nas combinações linguísticas iorubá-inglês e iorubá-francês (e vice-versa).

28 IORUBÁ COMO SEGUNDA LÍNGUA No entanto, existem vários projetos similares de português-iorubá, especialmente dicionários, sendo estes reconhecidos por instituições culturais nacionais renomadas, como a Fundação Cultural Palmares.dicionários As referidas obras, por serem produzidas no Brasil, geralmente abordam este idioma africano dentro do contexto da experiência cultural- religiosa afro-brasileira. Brasilafricanoafro-brasileira

29 Ortografia iorubá A B D E F GGb H I J K L M N O P R S Ş T U W Y A b d e f ggb h i j k l m n o p r s ş t u w y As letras c, q, v, x, z não são usadas. Letras que se utiliza o ponto em baixo:, e Ş Ş com ponto em baixo tem o som de X ou CH e com ponto em baixo tem som aberto As vogais são sete: A, E,, I, O,, U, quando seguidas de N terão som nasal.

30 Ortografia iorubá A acentuação é utilizada da seguinte forma: A o A é pronunciado com som aberto (agudo); E o E é pronunciado com som aberto (agudo); E o E é pronunciado com som fechado (grave); O o O é pronunciado com som aberto (agudo); O o O é pronunciado com som fechado (grave); U o U é pronunciado com som aberto (agudo);

31 Ortografia iorubá A acentuação é utilizada da seguinte forma: o acento agudo é pronunciado em tom alto; o acento grave é pronunciado em tom baixo; a ausência de acentuação é pronunciada em tom médio; o til significa a repetição da vogal (ã = aa, õ = oo); o sublinhado sob uma vogal indica que seu som é aberto; o sublinhado sob a consoante S.

32 Ortografia IORUBÁ Uma mesma palavra só depende do tom para ser distinguida: kò = carro, espada ko = marido kó = enxada

33 Números


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