A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mil Escolas Da Ribeira até à Foz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mil Escolas Da Ribeira até à Foz"— Transcrição da apresentação:

1 Mil Escolas Da Ribeira até à Foz

2 Rio Douro O rio Douro, chamado Duero, em castelhano, é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 927 km de comprimento. Este é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica.

3 Pontes sobre o Rio Douro
Nos  finais de 2005, seis Pontes atravessam o Rio Douro, ligando e tornando mais estreito o contacto entre as duas Cidades vizinhas, assim como a ligação entre todo País de norte a sul. Ponte do Freixo De montante para a Foz do Rio Douro, encontramos em primeiro lugar, a Ponte do Freixo, moderna Ponte rodoviária, que liga a auto-estrada do sul ao Porto. Ponte de S. João Segue-se a Ponte de S. João, também esta de construção recente e que se destina ao tráfego ferroviário em duas vias, substituindo de vez a velha Ponte de D. Maria Pia.

4 Pontes sobre o Rio Douro
Ponte de D. Maria Pia Vem então a Ponte de D. Maria Pia, toda em ferro e como já vimos sem uso actual mas sempre bonita no seu desenho ligado ao grande construtor  Eng. Gustav Eiffel. Ponte do Infante Aparece a quarta ponte, a Ponte do Infante. Destinada ao tráfego rodoviário, esta moderna ponte muito veio  contribuir para o descongestionamento da Ponte de D. Luiz I e do seu já avizinhado fim do uso do  tabuleiro superior.

5 Pontes sobre o Rio Douro
Ponte D. Luiz I Temos então a quinta ponte, a Ponte de D. Luiz I, que com dois tabuleiros, serve principalmente os centros das duas cidades, embora, até ao final do ano de 2005, o seu tabuleiro superior seja definitivamente ocupado, após as obras de restauro e reforço, assim, como de adaptação á circulação do Metro de superfície, que ligará o Porto a Gaia.

6 Pontes sobre o Rio Douro
Ponte da Arrábida Finalmente vem a sexta Ponte, a Ponte Arrábida, ponte com características de ligação entre auto estradas, que ligam o Porto a Gaia e ao resto do País.

7 Barcos no Rio Douro O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado. Com uma vela quadrada, o rabelo era manejado normalmente por seis ou sete homens.

8 Poluição no Rio Douro A poluição da água do rio é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afecta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas e detergentes.

9 Poluição no Rio Douro A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem deita nos rios. O crescimento das cidades e da sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.


Carregar ppt "Mil Escolas Da Ribeira até à Foz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google