A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Extinção em Massa É um acontecimento relativamente comum no registo geológico que se caracteriza pelo decréscimo abrupto da biodiversidade através da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Extinção em Massa É um acontecimento relativamente comum no registo geológico que se caracteriza pelo decréscimo abrupto da biodiversidade através da."— Transcrição da apresentação:

1

2 Extinção em Massa É um acontecimento relativamente comum no registo geológico que se caracteriza pelo decréscimo abrupto da biodiversidade através da extinção de vários grupos.

3 Extinções Cosmológicas Extinções Geológicas Impacto de um corpo vindo do espaço com a superfície terrestre Intensa actividade vulcânica Tectónica de Placas Transgressões e regressões marinhas

4 Tabela Estratigráfica

5 Extinção Pré-Câmbrica Seres vivos existentes Os organismos existentes eram constituídos por partes moles, extremamente simples e unicamente marinhos. Espécies extintas Esta primeira grande Extinção dizimou cerca de 70% dos organismos vivos existentes. Acredita-se que a Extinção Pré-Câmbrica tenha dado origem à grande diversificação verificada no Câmbrico. Causas da extinção Relacionada com a Glaciação Global que ocorreu nesta época.

6 Extinção Câmbrica Seres vivos existentes Espécies extintas Causas da extinção Espécies unicamente marinhas; Deu-se a diversificação das espécies compostas por partes duras; As espécies mais fortemente presentes eram as Trilobites. A espécie mais mediática referente a esta Extinção em Massa é sem dúvida a Trilobite. -A glaciação no final do Câmbrico; Ou - O arrefecimento e consequente decréscimo do nível de oxigénio marinho.

7 Extinção Ordovícica Seres vivos existentes Algumas espécies do Câmbrico; Aparecimento de Corais, Gastrópodes, Bivalves, entre outros. Espécies extintas Foram extintas cerca de 40% das espécies então existentes, sendo que as famílias mais afectadas foram os Graquiópodese. Causas da extinção - A glaciação do continente Gondwana é apontada como o único evento responsável por esta extinção. As evidências apresentadas são os depósitos glaciares registados no deserto do Sahara e os dados paleomagnéticos.

8 Extinção Devónica -Surgiram os primeiros tubarões, peixes vertebrados e amonites; - Os oceanos eram nesta altura dominados pelos Estromatoporóidese e pelos Corais; - Surgiram ainda os primeiros insectos, anfíbios e plantas terrestres, dando origem às primeiras florestas. Seres vivos existentes Espécies extintas As espécies mais afectadas foram os Estromatoporóides e pensa-se que cerca de 70% dos invertebrados marinhos tenham desaparecido por completo. Causas da extinção - As causas apontadas para esta Extinção são a Glaciação ocorrida no fim do Mesozóico e o impacto de um meteorito.

9 Extinção Pérmica Seres vivos existentes Espécies extintas Causas da extinção Surgiram famílias como as Gimnospérmicas, que rapidamente se proliferaram por todo o globo, os Terapsídeos, e os Répteis. Cerca de 90 a 95% das espécies marinhas foram extintas. As trilobites, bem como outras espécies desapareceram por completo. De entre as diversas causas apontadas para a ocorrência desta grande Extinção, enumeram-se as fortes glaciações polares, a formação do super continente Pangea e a inerente intensa actividade vulcânica.

10 Extinção Cretácica Seres vivos existentes Espécies extintas Causas da extinção Abundância enorme de vida no Planeta Terra, caracterizada no entanto por uma fraca diversidade de espécies; Proliferavam nesta altura os famosos Dinossauros, Mamíferos, Pterossauros, Anfíbios, entre outros. As espécies extintas mais associadas a este Período são os Dinossauros e as Amonites. São apontadas como causas para este evento o impacto de um Meteorito enorme, que teria levantado uma camada de cinzas tão grande, que esta teria sido capaz de impedir que a radiação solar atingisse a Terra, atingindo assim os níveis mais baixos da Cadeia Alimentar.

11 Ao longo da história da Terra, ocorreram seis Extinções em Massa! Fala-se actualmente de uma nova Grande Extinção, provocada pelo Homem (….)

12 Extinção Holocénica A acção humana começa hoje em dia a ser considerada uma razão para o grande número de Extinções a que temos assistido. Desflorestação Poluição Caça Introdução de espécies num novo meio

13 https://www.google.com/imghp GEOLOGIA 12, Félix José, Sengo Isabel, Chaves Rosário, Porto Editora TERRA, UNIVERSO DE VIDA, Silva Amparo, Gramaxo Fernanda, Porto Editora Joana Pereira & Sara Silva


Carregar ppt "Extinção em Massa É um acontecimento relativamente comum no registo geológico que se caracteriza pelo decréscimo abrupto da biodiversidade através da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google