A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Extinções em massa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Extinções em massa."— Transcrição da apresentação:

1 Extinções em massa

2 Extinção em Massa É um acontecimento relativamente comum no registo geológico que se caracteriza pelo decréscimo abrupto da biodiversidade através da extinção de vários grupos.

3 Extinções Cosmológicas Extinções Geológicas
Intensa actividade vulcânica Impacto de um corpo vindo do espaço com a superfície terrestre Tectónica de Placas Transgressões e regressões marinhas

4 Tabela Estratigráfica

5 Relacionada com a Glaciação Global que ocorreu nesta época.
Extinção Pré-Câmbrica Seres vivos existentes Os organismos existentes eram constituídos por partes moles, extremamente simples e unicamente marinhos. Espécies extintas Esta primeira grande Extinção dizimou cerca de 70% dos organismos vivos existentes. Acredita-se que a Extinção Pré-Câmbrica tenha dado origem à grande diversificação verificada no Câmbrico. Causas da extinção Relacionada com a Glaciação Global que ocorreu nesta época.

6 Extinção Câmbrica Seres vivos existentes Espécies extintas
Espécies unicamente marinhas; Deu-se a diversificação das espécies compostas por partes duras; As espécies mais fortemente presentes eram as Trilobites. A espécie mais “mediática” referente a esta Extinção em Massa é sem dúvida a Trilobite. Causas da extinção A glaciação no final do Câmbrico; Ou - O arrefecimento e consequente decréscimo do nível de oxigénio marinho.

7 Extinção Ordovícica Espécies extintas Seres vivos existentes
Foram extintas cerca de 40% das espécies então existentes, sendo que as famílias mais afectadas foram os Graquiópodese. Seres vivos existentes Algumas espécies do Câmbrico; Aparecimento de Corais, Gastrópodes, Bivalves, entre outros. Causas da extinção - A glaciação do continente Gondwana é apontada como o único evento responsável por esta extinção. As evidências apresentadas são os depósitos glaciares registados no deserto do Sahara e os dados paleomagnéticos.

8 Surgiram os primeiros tubarões, peixes vertebrados e amonites;
Extinção Devónica Seres vivos existentes Surgiram os primeiros tubarões, peixes vertebrados e amonites; Os oceanos eram nesta altura dominados pelos Estromatoporóidese e pelos Corais; - Surgiram ainda os primeiros insectos, anfíbios e plantas terrestres, dando origem às primeiras florestas. Espécies extintas As espécies mais afectadas foram os Estromatoporóides e pensa-se que cerca de 70% dos invertebrados marinhos tenham desaparecido por completo. Causas da extinção - As causas apontadas para esta Extinção são a Glaciação ocorrida no fim do Mesozóico e o impacto de um meteorito.

9 Extinção Pérmica Seres vivos existentes Espécies extintas
Surgiram famílias como as Gimnospérmicas, que rapidamente se proliferaram por todo o globo, os Terapsídeos, e os Répteis. Cerca de 90 a 95% das espécies marinhas foram extintas. As trilobites, bem como outras espécies desapareceram por completo. Causas da extinção De entre as diversas causas apontadas para a ocorrência desta grande Extinção, enumeram-se as fortes glaciações polares, a formação do super continente Pangea e a inerente intensa actividade vulcânica.

10 Extinção Cretácica Seres vivos existentes Espécies extintas
Abundância enorme de vida no Planeta Terra, caracterizada no entanto por uma fraca diversidade de espécies; Proliferavam nesta altura os famosos Dinossauros, Mamíferos, Pterossauros, Anfíbios, entre outros. As espécies extintas mais associadas a este Período são os Dinossauros e as Amonites. Causas da extinção São apontadas como causas para este evento o impacto de um Meteorito enorme, que teria levantado uma camada de cinzas tão grande, que esta teria sido capaz de impedir que a radiação solar atingisse a Terra, atingindo assim os níveis mais baixos da Cadeia Alimentar.

11 Ao longo da história da Terra, ocorreram seis Extinções em Massa!
Fala-se actualmente de uma nova Grande Extinção, provocada pelo Homem (….)

12 Extinção Holocénica Caça Desflorestação Poluição
Introdução de espécies num novo meio A acção humana começa hoje em dia a ser considerada uma razão para o grande número de Extinções a que temos assistido.

13 BiblioGRAFIA Joana Pereira & Sara Silva
https://www.google.com/imghp GEOLOGIA 12, Félix José, Sengo Isabel, Chaves Rosário, Porto Editora TERRA, UNIVERSO DE VIDA, Silva Amparo, Gramaxo Fernanda, Porto Editora Joana Pereira & Sara Silva


Carregar ppt "Extinções em massa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google