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Fundação UNESCO-HidroEX

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Apresentação em tema: "Fundação UNESCO-HidroEX"— Transcrição da apresentação:

1 Fundação UNESCO-HidroEX
Ricardo Motta Pinto-Coelho, Biol. MSc. PhD Vice Presidente – Fundação hidroEX Frutal (Minas Gerais) Status: 30-Sept-2010

2 Helena Bokowa (UNESCO) e o Gov. Aecio Neves
Assinatura do ato de criação da Fundação UNESCO-HidroEX Palácio da Liberdade, 10 de dezembro de 2009

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5 Institutos de Pesquisa em Recursos Hídricos
(Brasil) HidroEX Extensão Ensino GRAD-PG Ensino Técnico Pesquisa Básica Extensão Ensino GRAD-PG Pesquisa Básica Pesquisa Aplicada

6 Ações Estratégicas (2011-2012)
Nível de Atuação Local Espaço de Ecocidadania Nível de Atuação Regional Consórcio Intermunicipal da Bacia do Baixo e Médio Rio Grande Nível de Atuação Estadual Nível de Atuação Internacional América Latina (Bacia do Prata) África Portuguesa (CPLP) Ações Estratégicas ( )

7 HidroEX: Ações na Comunidade (Local)
CE HidroEX: Ações na Comunidade (Local)

8 HidroEX: Ações na Comunidade (Local)

9 PLANO DE AÇÃO Ações Locais ATUAÇÃO EM NÍVEL LOCAL
HIDROEX ESPAÇO DE ECOCIDADADANIA Implantação de Núcleo de Ciências Ambientais Implantação de Espaço Multimídia (cinema e outros) Implantação de Oficinas de Artes e Meio Ambiente Implantação de Oficinas de Inclusão Digital Implantação de Oficinas de Línguas (Inglês e Espanhol) PLANO DE AÇÃO Ações Locais JUSTIFICATIVA Ao iniciar atividades, o HidroEX pretende estabelecer, prioritariamente, um espaço de diálogo com a comunidade de Frutal e das cidades de seu entorno. O apoio e acolhimento da população ao projeto traduz um sentimento de pertencimento. O HidroEX não pode corrrer o risco de se “tornar órfão”em sua própria casa. O Unesco HidroEX – Espaço de Ecocidadania inaugura uma nova forma de pensar a relação HOMEM e MEIO AMBIENTE.

10 O QUE É O UNESCO – HIDROEX
ESPAÇO ECOCIDADANIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS Espaço lúdico , de carater multidisciplinar e que vai desenvolver e apoiar atividades relacionadas à compreensão científica sob a perspectiva de um mundo ameaçado. Promoção de atividades relacionadas à Eduacação – não formal – e à divulgação das Ciências e da Cultura Científica para despertar consciência e interesse pelas tecnoogias ligadas ao Meio Ambiente. Espaço oferecerá atividades interativas e o público poderá entender os novos conceitos, participando dos mesmo, de forma lúdica e ecológia. HIDROEX PLANO DE AÇÃO Ações Locais

11 OFICINAS DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUAS
CAPACITAÇÃO EM INGLÊS E ESPANHOL Um centro internacional, chancelado pela Unesco, tem que estar pronto para atender , informar, facilitar e conviver com inúmeros com gente internacional , de múltiplas origens. O IDIOMA é a forma mais importante de comunicação, permitindo ao CIDADÃO aproximar-se de outras culturas e se integrar. Os cursos de Línguas serão oferecidos a grupos de estudantes e de profissionais prestadores de serviços, em todos os níveis. Aulas em 3 turnos e com gratuidade e avaliação continuada. (400 vagas em 2010 HIDROEX PLANO DE AÇÃO Ações Locais

12 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SE FAZ COM GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
OFICINAS DE INCLUSÃO DIGITAL Objeto preferencial do desejo de jovens “excluídos” é a grande ferramenta de inclusão social e empregabilidade. Novo foco pedogógico para tratar a INFORMÁTICA pela ótica da tecnoogia, com extensão e agilização de capacidades. Assegurar que os egressos das OFICNINAS DE INCLUSÃO DIGITAL estejam aptos a usar os canais de informação com o mundo, explorando ferramentas tecnológicas em tempo real . HIDROEX PLANO DE AÇÃO Ações Locais

13 PLANO DE AÇÃO A QUESTÃO AMBIENTAL É SOBRETUDO, UMA QUESTÃO CULTURAL
OFICINAS DE ARTES – YARA LINS HIDROEX Atividades de capacitação em várias modalidades de Arte, diversificando os talentos, a produção artística e privilegiando as vocações. Todo o trabalho artístico e artesanal deverá ser premeado pelo tema transversal do Meio Ambiente. Vale resgatar a história, a natureza, o folclore, as danças e músicas multiculturais, o HOMEM, na sua essencia e no processo de ECOCIDADANIA. Prioridade para projetos que combatam a exclusão social e propiciem trabalho e empregabilidade. PLANO DE AÇÃO Ações Locais

14 Consórcio Intermunicipal
Conceição das Alagoas Rio Grande, MG

15 Consórcio Intermunicipal de Preservação Ambiental e Turismo
do Vale do Rio Grande Rede de Municípios

16 ATUAÇÃO EM NÍVEL REGIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL REGIONAL CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO DO VALE DO RIO GRANDE Criação e organização do Consórcio Intermunicipal - Baixo e Médio Rio Grande para a promoção de ações integradas na Bacia Hidrografica, pautadas em bases de Desenvolvimento Sustentável. EMATER Prefeituras PLANO DE AÇÃO Ações Regionais JUSTIFICATIVA Consórcios públicos intermunicipais se credenciam como forma de solução eficaz para dar respostas rápidas e compartilhadas e em decisões colegiadas aos problemas ambientais. Os consórcios combatem a prática do individualismo, através de um novo arranjo institucional para a gestão municipal, com instrumentos de planejamento regional para solução de problemas comuns.

17 Parceria HIDROEX EMATER-IGAM
Projeto VerdeMinas Parceria HIDROEX EMATER-IGAM Minas Gerais

18 Projeto VerdeMinas em Minas Gerais
36 municípios serão diretamente atendidos pelo Projeto VerdeMinas

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20 ATUAÇÃO EM NÍVEL ESTADUAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL ESTADUAL Capacitação para Gestão de Bacias Hidrográficas e a Preservação dos Recursos Hídricos do Estado de M.Gerais PROGRAMA VERDEMINAS PARCERIA IHE PLANO DE AÇÃO Ações no Estado JUSTIFICATIVA Considerando que o espaço natural e legítimo do processo de governança da ÁGUA é o Comitê de Bacia – organismo de carater deliberativo e normativo e foro de decisões políticas de representação da sociedade civil, do poder público e dos usuários da água, o HIDROEX: CONSCIENTIZA, ORGANIZA E CAPACITA GESTORES DE BACIAS E RECURSOS HÍDRICOS DOS 36 COMITÊS DE MG.

21 ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL Curso de Capacitação em Legislação de Recursos Hídricos para 20 (vinte) técnicos do Estado de Minas Gerais em Dundee – Escócia UNIVERS. DUNDEE PLANO DE AÇÃO JUSTIFICATIVA Ações no Estado A Agenda 21 e a Lei das Águas (que fixa diretrizes básicas para as questões ambientais e os relacionamentos entre Governo e Instituições em favor da ÁGUA) fundamentam a necessidade de preparar técnicos para a compreensão e aplicação de normas e procedimentos, na mais completa instituição de legislação do mundo – Universidade de Dundee/ Escócia. Os técnicos mineiros, ao conhecerem a problemática de legislação em nível mundial, com as peculiaridades próprias de cada país, desenvolverão capacidades de analisar e contribuir com o Estado nas suas políticas de Água.

22 Atividades Internacionais

23 ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL Curso de Capacitação em Legislação de ÁGUAS TRANSFRONTEIRIÇAS para técnicos da BACIA DO PRATA UNIVERS. DUNDEE JUSTIFICATIVA PLANO DE AÇÃO O Brasil compartilha com outros países 9 (nove) bacias transfronteiriças (Amazônica, Chuí, Corantijn/Courantyne, Essequibo, Prata, Lagoa Mirim, Maroni, Oiapoque e Orinoco) e não há uma convenção que represente amplamente a legislação sobre Águas Transfronteiriças, em todo o mundo. A importância de capacitar líderes de Água dos países da Bacia do Prata é uma forma de criar condições para estabelecer um debate multi-lateral e pioneiro, na quinta maior bacia hidrográfica do mundo. A Universidade de Dundee, com sua expertise internacional se credencia como instiuição orientadora para a transferência de tecnologia. Ações Internacioanais

24 Bacia do Rio da Prata 3,2 milhões Km² - Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai 45% em território brasileiro 60% do potencial elétrico do país Estados: MT, MS, MG, SP, PR, SC e RS Acordos: Tratado da Bacia do Prata, 1969 Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná, 1992

25 Curso de Legislação em Recursos Hídricos em Águas Transfronteiriças para Técnicos da Bacia do Rio da Prata Ausência de uma convenção entre os países: ► Convenção sobre o Direito Relativo ao Uso dos Cursos de Água para fins Diversos da Navegação, 1997 ► Convenção sobre o Direito das Utilizações dos Cursos d’Água Internacionais para Fins Distintos da Navegação, 1997 → Utilizadas como modelo para formação dos atuais acordos sobre águas transfronteiriças

26 Curso de Legislação em Recursos Hídricos em Águas Transfronteiriças para Técnicos da Bacia do Rio da Prata Demanda crescente pelo uso da água gera a necessidade de acordos entre países que dividem bacias hidrográficas 86% bilaterais 14% multilaterais Aquifero Guarani

27 ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA LÍDERES E AGENTES DE ÁGUA DA BACIA DO PRATA UNIVERS. DUNDEE JUSTIFICATIVA Quinta bacia hidrográfica do mundo, com superfície de km2, a Bacia do Prata se forma através do encontro de três grandes rios: Paraná (4352 km), Paraguai (2459 km) e Uruguai (1600 km) e contempla importantes faixas territoriais da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia, onde vivem 20 milhões de pessoas . Embora tenha valor ecológico e econômico extraordinários, a falta de gestão integrada e de compartilhamento de responsabilidades tem permitido abusos ambientais. Com técnicos da Universidade de Dundee e suas expertises, o Hidroex formará líderes multiplicadores para a gestão dos recursos hídricos, a única garantia de preservação para as futuras gerações (SUSTENTABILIDADE). PLANO DE AÇÃO AÇÕES ESTRATÉGICAS (6)

28 Aquífero Guarani 1,2 milhões Km² - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai 69% em território brasileiro Estados: GO, MT, MS, MG, SP, PR, SC e RS Volume: 46 mil km³ Não há acordo entre os países envolvidos: Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (SAG) fornece embasamento para os países envolvidos desenvolver as unidades de gestão recursos hídricos subterrâneos.

29 ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL Especialização Profissional de 5 Técnicos de Recursos Hídricos para o quadro docente do HIDROEX – Mestrado “stricto sensu” no Unesco-Institute of Education for Water -IHE/ Delft/Holanda IHE PLANO DE AÇÃO Ações Internacionais JUSTIFICATIVA Promover a especialização de docentes e pesquisadores em nível de Mestrado Acadêmico para qualificar e aprimorar o quadro técnico/funcional do HIDROEX e instalar competências múltiplas na área de Recursos Hídricos. O IHE se credencia como o único Centro de Categoria I da Unesco, orientador técnico para o cumprimento do Programa Hidrológico Internacional – PHI Serão selecionados 5 (cinco) estudantes bolsistas para curso de 18 meses. O Hidroex fará o acompanhamento em todas as fases, inclusive com o aporte das teses de mestrado para seu acervo.

30 UM CONTINENTE QUE PEDE SOCORRO
ÁFRICA UM CONTINENTE QUE PEDE SOCORRO “Você já se imaginou tendo que caminhar 6 km para conseguir água, sem tratamento e na maioria das vezes já contaminada ou totalmente turva, feito lama? Eu tentei me colocar no lugar dessa gente e parece algo muito distante da minha realidade. Porém, se o processo de degradação ambiental continuar crescendo, esta poderá ser uma realidade muito comum. Quanto me perguntam se acho que a água do mundo irá acabar, eu respondo que não. Ela existirá, o problema será a qualidade desta água e suas fontes. Nos dia de hoje o saneamento básico ainda é mínimo, não vou me admirar se as pessoas estiverem tomando água de fossa, ou de uma poça de lama. Em alguns lugares, isso já acontece.” (participante do “Live Earth – Run for Water”)

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35 ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL Capacitação em Legislação de Recursos Hídricos para 60 técnicos dos países que compõem a CPLP IHE ICCE PLANO DE AÇÃO Ações Internacionais JUSTIFICATIVA JUSTIFICATIVA Programa de Cooperação com a África Portuguesa é compromisso e ao mesmo tempo, solidariedade, dentro do princípio de que “é preciso libertar a ÁGUA existente na África, tornando-a mais acessível a todos, de forma a eliminar ou minimizar o processo de exclusão de tanta gente.” O Unesco Institute of Education for Water – IHE e o International Centre for Coast Ecohydroogy - ICCE serão parceiros de execução pelas respectivas expertises que os credenciam para transferência de tecnologia.

36 ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL
HIDROEX ATUAÇÃO EM NÍVEL INTERNACIONAL Capacitação para Gestão de bacias hidrográficas para técnicos de ÁGUA dos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP IHE ICCE JUSTIFICATIVA PLANO DE AÇÃO AÇÕES ESTRATÉGICAS (9) Todos os desafios que envolvem a gestão de Recursos Hídricos traduzem uma realidade avassaladora de problemas que a humanidade enfrenta, quando, parte significativa da população está excluída do direito ao acesso e a qualidade de ÁGUA. Dados da Unesco demonstram que, das 3 milhões de pessoas que morrem no Planeta Terra , por ano, o contingente da África é assustador. Junto com a expertise do IHE e do ICCE, o HidroEX faz a sua parte, aportando conhecimento e tecnologia, de forma solidária

37 Angola Moçambique

38 São Tomé e Príncipe

39 Cabo Verde

40 Cabo Verde Guiné Bissau

41 São Tomé e Príncipe

42 Atividades de PESQUISA

43 HIDROEX Potenciais linhas de pesquisa e produtos de curto a médio prazo que poderão ser desenvolvidas pelo HIDROEX 1)Água como hábitat e recurso Qualidade das águas superficiais e subterrâneas; Metabolismo dos ambientes aquáticos; Ecologia do Plâncton, bentos, macrófitas e ictiologia; Biodiversidade, taxonomia e bioindicadores; Desenvolvimento de técnicas em produção pesqueira.

44 Atlas da Biodiversidade das Espécies Planctônicas da Bacia do Rio Grande
Minas Gerais 57 espécies de cianobactérias 458 espécies fitoplanctônicas 551 espécies zooplanctônicas Bacia Grande: 284 espécies zooplanctônicas Fonte: ( Projeto Biota-Minas, 2009)

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46 Microscoscopia confocal (Biodiversidade)–
Uma das áreas de pesquisa do HidroEX

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48 Produção Pesqueira em Reservatórios
Avaliação da capacidade de suporte Três Marias Furnas Brito, 2010 tese de doutorado, ECMVS/UFMG

49 Delimitação de Parques Aquícolas Zoneamento ambiental de Reservatórios
Tanques-rede ► tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

50 HIDROEX 2)Poluentes aquáticos 3) Recuperação de áreas degradadas
Química ambiental; Microbiologia ambiental; Toxicologia ambiental. 3) Recuperação de áreas degradadas Ecologia de ambientes de transição entre água e terra; Controle de erosão; Manejo de rios e lagos.

51 Prevenção e manejo de enchentes urbanas

52 Enchentes e os automóveis

53 Enchentes Enchente não é, necessariamente, sinônimo de catástrofe. É um fenômeno natural dos regimes dos rios. Não existe rio sem enchente. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar esses limites naturais dos rios. As alterações que o homem provoca na bacia hidrográfica  Quando o homem remove as várzeas ou se instala junto às margens. Ele também pode interferir no ambiente de modo a modificar a magnitude e o regime das enchentes,Através do desmatamento, ele remove a vegetação. A pavimentação de rodovias, ruas e a construção civil leva a uma severa impermeabilização do solo.  alterando suas características físicas. Ao ao final, enorme prejuízo é contabilizado a cada enchente."

54 Enchentes Caos urbano.... HELP !!!

55 Enchentes e os ricos...

56 Enchentes e Lixo

57 Enchentes Urbanas Causas, monitoramento e soluções

58 I Workshop Internacional sobre Enchentes Urbanas
HidroEX-Frutal, Novembro de 2010

59 Irrigação e recursos hidricos

60 Represa de Três Marias (Julho de 2006): Poluição por agro-indústria
Existe uma clara associação entre o padrão espaço-temporal de fósforo na represa e a localização dos grandes projetos de irrigação situados nas imediações de Morada Nova de Minas.

61 Represa de Nova Ponte Irrigação e Plumas de trofia Padrões espaçais sub-superficiais (agosto de 2008)

62 HidroEX Fotos

63 Sede atual da Fundação UNESCO-HIDROEX
Rua Tiradentes, 325, Frutal (MG)

64 Setor administrativo do HidroEX
Pesquisadores do HidroEX Drs. Paulo Corgosinho e Sofia Brito À direita a secretaria Aparecida Helena.

65 Setor administrativo do HidroEX
Liliane Mendonça (ações comunitárias) Manoel Musa (tecnologia de informática)

66 Campus UEMG-HIDROEX Av. Mário Palmério, 1000 – Frutal (MG) As fotos a seguir referem-se ao complexo de ensino (2) e à nova sede do HidroEX (5) LEGENDA 1- Alojamentos 2- Complexo de Ensino 3- Refeitórios 4 – Laboratórios 5 – Sede HidroEX 6- Praça das Águas 3 5 6 4 2 1 7

67 Entrada do complexo UEMG-HidroEX com vistas paras os dois blocos (unidades) de ensino.

68 Aspecto externo do Blobo B do complexo UEMG-HidroEX.

69 Aspecto externo do Blobo B do complexo UEMG-HidroEX.

70 Pátio interno no Bloco B do complexo UEMG-HidroEX
Pátio interno no Bloco B do complexo UEMG-HidroEX. O terceiro andar dessa unidade será de uso exclusivo do HidroEX.

71 Quatro aspectos do interior da nova unidade do campus UEMG-HIDROEX

72 Início das obras de reforma da futura sede administrativa da Fundação UNESCO-HIDROEX.

73 Área de expansão do complexo UEMG-HIDROEX, onde serão construídos, respectivamente os laboratórios, o refeitório e o alojamento dos pesquisadores.


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