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PLANO DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS IFES REUNI Ieda Diniz Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior.

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Apresentação em tema: "PLANO DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS IFES REUNI Ieda Diniz Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS IFES REUNI Ieda Diniz Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior

2 Porcentagem da população adulta com ensino superior completo Fonte: Observatório Universitário, nº 63

3 Metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação Prover, até o final da década, a oferta de educação superior para, pelo menos, 30% da faixa etária de 18 a 24 anos;Prover, até o final da década, a oferta de educação superior para, pelo menos, 30% da faixa etária de 18 a 24 anos; Ampliar a oferta de ensino público de modo a assegurar uma proporção nunca inferior a 40% do total das vagas;Ampliar a oferta de ensino público de modo a assegurar uma proporção nunca inferior a 40% do total das vagas; Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do País;Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do País; Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando o,inclusive,para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada;Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando o,inclusive,para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada; Assegurar efetiva autonomia didática, científica, administrativa e de gestão financeira para as universidades públicas;Assegurar efetiva autonomia didática, científica, administrativa e de gestão financeira para as universidades públicas;

4 Metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação Estabelecer diretrizes curriculares que assegurem a flexibilidade e diversidade nos programas de estudos oferecidos de forma a melhor atender às necessidades diferenciais de suas clientelas e às peculiaridades das regiões nas quais se inserem;Estabelecer diretrizes curriculares que assegurem a flexibilidade e diversidade nos programas de estudos oferecidos de forma a melhor atender às necessidades diferenciais de suas clientelas e às peculiaridades das regiões nas quais se inserem; Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos seqüenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino;Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos seqüenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino; Estimular a consolidação e o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa das universidades, dobrando, em dez anos, o número de pesquisadores qualificados.Estimular a consolidação e o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa das universidades, dobrando, em dez anos, o número de pesquisadores qualificados.

5 Expansão das IFES Primeira Etapa

6 1920 1949 1950 1954 1955 1960 1961 UFRJ | Universidade Federal do Rio de Janeiro UFMG | Universidade Federal de Minas Gerais UFRGS | Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFBA | Universidade Federal da Bahia UFPR | Universidade Federal do Paraná UFC | Universidade Federal do Ceará UFRPE | Universidade Federal Rural de Pernambuco UFG | Universidade Federal de Goiás UFJF | Universidade Federal de Juiz de Fora UFPA | Universidade Federal do Pará UFPB | Universidade Federal da Paraíba UFSM | Universidade Federal de Santa Maria UFF | Universidade Federal Fluminense UFRN | Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFSC | Universidade Federal de Santa Catarina UFES | Universidade Federal do Espírito Santo UFAL | Universidade Federal de Alagoas Jucelino Kubittscheck Carlos Coimbra da Luz João Café Filho Eurico Gaspar Dutra Epitácio Pessoa Linha do Tempo

7 1962 1963 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1974 1979 1982 UFAM | F. Universidade Federal do Amazonas UnB | F. Universidade de Brasília UFRRJ | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFPE | Universidade Federal de Pernambuco UFMA | F. Universidade do Maranhão UFS | F. Universidade Federal de Sergipe UFPI | F. Universidade Federal de Piauí UFSCAR | F. Universidade Federal de São Carlos UFV | F. Universidade Federal de Viçosa UFOP | F. Universidade Federal de Ouro Preto FURG | F. Universidade Federal do Rio Grande UFPEL | F. Universidade Federal de Pelotas UFU | F. Universidade Federal de Uberlândia UFMT | F. Universidade Federal de Mato Grosso UFAC | F. Universidade Federal do Acre UFMS | F. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UNIRIO | Universidade Federal do Estado do Rio de Jan UNIR | F. Universidade Federal de Rondônia João Batista Figueiredo Ernesto Geisel Emílio Médice Costa e Silva Castelo Branco João Goulart Linha do Tempo

8 1985 1986 1994 2000 2002 2005 2006 UFRR | F. Universidade Federal de Roraima UNIFAP | F. Universidade Federal do Amapá UFLA | Universidade Federal de Lavras UNIFESP | Universidade Federal de São Paulo UFT | F. Universidade Federal do Tocantins UNIFEI | Universidade Federal de Itajubá UFRA | Universidade Federal Rural do Amazonas UFSJ | F. Universidade Federal de São João Del-Rei UFCG | Universidade Federal de Campina Grande UNIVASF | F. Univ. Fed. do Vale do São Francisco UNIFAL | Universidade Federal de Alfenas UFVJM | Universidade Fed dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFTM | Universidade Federal Triângulo Mineiro UFERSA | Universidade Federal Rural do Semi Árido UFTPR | Universidade Federal Tec do Paraná UFABC | Universidade Federal do ABC UFGD | Universidade Federal da Grande Dourados UFRB | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFCSPA | F. Univ Fed de Ciências da Saúde de POA UNIPAMPA | Universidade Federal do Pampa Luíz Inácio Lula da Silva Fernando Henrique Cardoso Itamar Franco José Sarney Criadas Transformadas Consolidadas Linha do Tempo

9 Expansão das IFES Primeira Etapa Criação de 4 Novas UniversidadesCriação de 4 Novas Universidades Criação de 6 Novas Universidades por TransformaçãoCriação de 6 Novas Universidades por Transformação Consolidação de 2 UniversidadesConsolidação de 2 Universidades Criação e Consolidação de 59 Campi UniversitáriosCriação e Consolidação de 59 Campi Universitários

10 Novas Universidades 2004 - 2006 Universidade Federal do ABCUniversidade Federal do ABC Universidade Federal da Grande DouradosUniversidade Federal da Grande Dourados Universidade Federal do Recôncavo da BahiaUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia Universidade Federal do PampaUniversidade Federal do Pampa

11 Universidade Federal do ABC

12

13 UFGD - Dourados

14 Novas Universidades por Transformação Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri – UFVJMUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri – UFVJM Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTMUniversidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM Universidade Federal de Alfenas – UNIFALUniversidade Federal de Alfenas – UNIFAL Universidade Federal Tecnológica do Paraná – UTFPRUniversidade Federal Tecnológica do Paraná – UTFPR Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – FUFCSPAUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – FUFCSPA

15 Consolidação de Universidades Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASFUniversidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF Universidade Federal do Tocantins – UFTUniversidade Federal do Tocantins – UFT

16 Novos Campi Universitários Novos Campi Universitários

17 Criação e Consolidação de campi Nordeste Maranhão: Imperatriz; Chapadinha. Piauí: Parnaíba; Picos; Bom Jesus. Ceará: Cariri. Sobral Quixada Paraíba: Sergipe Cuité. Itabaiana Pombal Litoral Norte Pernambuco: Serra Talhada; Garanhuns; V. Sto. Antão; Caruaru. Alagoas: Arapiraca. Bahia: V. Conquista; Barreiras MA PI BA CE SE RN PB PE AL

18 UFAL - Arapiraca

19 Região Norte Amazonas: Coari; Benjamim Constant; Humaitá. Parintins Itacoatiara Pará: Marabá; Castanhal; Bragança; Santarém. Acre: Cruzeiro do Sul AM AC PA RR AP TORO

20 UFAM – Benjamin Constant

21 Região Sudeste SP MG RJ ES Minas Gerais: Teófilo Otoni. Ituiutaba Rio Paranaíba Divinopólis (novo) Paraopeba (novo) Itabira (novo) Espírito Santo: São Mateus; Alegre. Rio de Janeiro: Volta Redonda; Nova Iguaçu. Nova Frigurgo Três Rios Rio das Ostras São Paulo: Sorocaba; Diadema; Guarulhos; Santos Osasco (novo) São B. do Campo. (novo) São J. dos Campos (novo)

22 UFF – Volta Redonda

23 Região Centro-Oeste Mato Grosso: Rondonópolis Barra do Garça Sinop Goiás: Catalão; Jataí. GO MT MS DF Distrito Federal Mato Grosso do Sul Planaltina Chapadão do Sul Ceilândia Nova Andradina Gama

24 Região Sul Paraná: Litoral Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen e Palmeira das Missões PR RS SC

25

26 REUNI Plano de Reestruturação das Universidades Federais

27 27 Diagnóstico atual do Ensino Superior Aspectos Acadêmicos e Institucionais

28 Concepção fragmentada do conhecimento, com currículos rígidos, estreitos e com forte viés disciplinar;Concepção fragmentada do conhecimento, com currículos rígidos, estreitos e com forte viés disciplinar; Excessiva precocidade na escolha profissional;Excessiva precocidade na escolha profissional; Dificuldade de mobilidade de estudantes entre programas de formação e instituições de ensino;Dificuldade de mobilidade de estudantes entre programas de formação e instituições de ensino; Elevada taxa de evasão na graduação (40%);Elevada taxa de evasão na graduação (40%); Cursos profissionais com ingresso através do vestibular – mecanismo de exclusão;Cursos profissionais com ingresso através do vestibular – mecanismo de exclusão; Currículos de paises desenvolvidos cada vez mais incompatíveis com nosso modelo de formação universitária.Currículos de paises desenvolvidos cada vez mais incompatíveis com nosso modelo de formação universitária.

29 Pessoas com faixa etária superior a 23 anos trabalhando em área correspondente à formação, Brasil 2000 Fonte: Observatório Universitário, nº 63

30 DIRETRIZES NORTEADORAS DO REUNI Redução da evasão, ocupação de vagas ociosas;Redução da evasão, ocupação de vagas ociosas; Aumento do número de vagas;Aumento do número de vagas; Mobilidade estudantil;Mobilidade estudantil; Revisão da estrutura acadêmica;Revisão da estrutura acadêmica; Diversificação das modalidades de graduação (preferencialmente, não voltadas à profissionalização precoce);Diversificação das modalidades de graduação (preferencialmente, não voltadas à profissionalização precoce); Ampliação das políticas de inclusão e assistência estudantil;Ampliação das políticas de inclusão e assistência estudantil; Articulação da graduação com a pós-graduação e educação superior com educação básica.Articulação da graduação com a pós-graduação e educação superior com educação básica.

31 METAS REUNI Decreto 6.096/2007 Elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais de 60% para 90%;Elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais de 60% para 90%; Elevação da relação professor/aluno em cursos presenciais de 9,8 x 1 para 18 x 1;Elevação da relação professor/aluno em cursos presenciais de 9,8 x 1 para 18 x 1; Prazo de 5 anos para as universidades cumprirem as metas.Prazo de 5 anos para as universidades cumprirem as metas.

32 32

33 33

34 AÇÕES DO MEC Construção e adequação de imóveis;Construção e adequação de imóveis; Aquisição de equipamentos;Aquisição de equipamentos; Despesas de custeio e pessoal (20% dos gastos correspondentes a essa natureza de despesa no exercício em curso, excetuado inativos e expansão já programada).Despesas de custeio e pessoal (20% dos gastos correspondentes a essa natureza de despesa no exercício em curso, excetuado inativos e expansão já programada).

35 AÇÕES DAS UNIVERSIDADES Aprovação dos planos nos conselhos superiores das IFES;Aprovação dos planos nos conselhos superiores das IFES; Os planos deverão indicar as estratégias e etapas para realização das duas metas.Os planos deverão indicar as estratégias e etapas para realização das duas metas.

36

37 37 Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação


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