A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alexandre Cardoso RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos Prof. Dr. Alexandre Cardoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alexandre Cardoso RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos Prof. Dr. Alexandre Cardoso."— Transcrição da apresentação:

1 Alexandre Cardoso RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos Prof. Dr. Alexandre Cardoso

2 Alexandre Cardoso RV não imersiva Vantagens: –utilizar as vantagens da evolução da indústria de computadores; –evitar as limitações técnicas e problemas decorrentes do uso de capacete e outros periféricos; –e facilidade de uso e custo.

3 Alexandre Cardoso RV não imersiva Equipamentos: –Entrada de dados: Teclado Mouse Joystick Bolota Rastreadores microfone –Saída de dados: Monitores comuns: CRT e LCD Fones de ouvido

4 Alexandre Cardoso RV não imersiva: saída de dados Monitores:

5 Alexandre Cardoso Sistemas de RV não imersivo

6 Alexandre Cardoso Sistemas de desenv. de RV bibliotecas ampliáveis de funções orientadas; voltados para especificações de realidade virtual; simplificam a tarefa de programar mundos complexos: bibliotecas ampliáveis com grande quantidade de objetos

7 Alexandre Cardoso Sistemas de desenv. de RV

8 Alexandre CardosoAlice Ferramenta de autoria; Permite a construção de ambientes virtuais compostos por objetos gráficos à qual podem ser associados comportamentos; Não é uma ferramenta de modelagem; Possui ambiente específico para o desenvolvimento.

9 Alexandre CardosoAlice

10 Linguagens de desenvolvimento - RV não imersiva Alguns exemplos: –VRML –X3D –Java3D

11 Alexandre CardosoVRML Permite: – novo tipo de aplicações - baseadas na WEB; –simulação distribuída. Características relevantes: –conectividade em rede –interação multiusuário –interface com o usuário baseada em modelagem multimídia tridimensional - 3D

12 Alexandre CardosoVRML Desenvolvimento: –Construção de ambientes virtuais por união de elementos geométricos; –Associação com Java e JavaScript; –Não há compilação; –Arquivos do tipo arquivo texto.

13 Alexandre Cardoso VRML – Exemplos 1: Virtual City

14 Alexandre Cardoso VRML - Exemplos 2. Nosso Planeta 3. Planetas do sistema solar

15 Alexandre Cardoso VRML - Exemplos Motor elétrico virtual

16 Alexandre CardosoX3D Evolução da VRML Está em franco desenvolvimento e é alvo de pesquisas Site: –www.web3d.org/x3d

17 Alexandre CardosoJava3D é uma API que se presta ao desenvolvimento de sistemas gráficos tridimensionais possibilita a criação de complexos Sistemas Realidade Virtual em um nível mais elevado que outras APIs gráficas. É compilada e está associada a um pacote de classes – Java3D CoreClasses.

18 Alexandre CardosoJava3D Suspensão de carros:

19 Alexandre CardosoJava3D Composição de cenas:

20 Alexandre Cardoso RV Imersiva Visão Estéreo; Necessidade de conceber duas imagens, uma para cada um dos olhos; Sistemas exigem periféricos mais caros e adequados à projeção estéreo.

21 Alexandre CardosoIntrodução Evolução: estéreo –Animais apresentam olhos posicionados na frente da cabeça, perdendo o campo visual de, praticamente, 360 graus e ganhando a visão binocular (estéreo)

22 Alexandre Cardoso Percepção de imagens Estereoscópicas Visão de duas imagens permite percepção de um espaço sólido tridimensional. Cérebro funde as duas imagens, inferindo distância e profundidade, a partir desta fusão.

23 Alexandre CardosoObtenção Cristal eyes: –As imagens esquerda e direita se alternam no vídeo rapidamente; –Há oclusão de uma das imagens por polarização dos óculos colocados à frente do observador; –Olho direito só vê a imagem direita e vice- versa.

24 Alexandre Cardoso Cristal eyes

25 Alexandre Cardoso SimulEyes VR

26 Alexandre Cardoso Alternativa: –Sinal de vídeo entrelaçado: Linhas pares mostram a imagem esquerda; Linhas ímpares mostram a imagem direita. Óculos obturadores

27 Alexandre Cardoso Monitores Estéreo

28 Alexandre Cardoso Muro de monitores

29 Alexandre CardosoCapacetes

30 Cave - Cavernas

31 Alexandre CardosoCave

32 Geração de Som

33 Alexandre Cardoso Dispositivos de captura Luvas – data gloves

34 Alexandre Cardoso Luvas – data gloves

35 Alexandre Cardoso Scanner 3D Exemplo: Michelangelo

36 Alexandre Cardoso Scanner 3D FotoScanner 3D

37 Alexandre CardosoRastreadores Permitem capturar os movimentos do usuário e atualizar o ambiente virtual que será apresentado ao mesmo. Podem ser: –Mecânicos; –Magnéticos; –Óptico.

38 Alexandre Cardoso Rastreador mecânico

39 Alexandre Cardoso Rastreador magnético

40 Alexandre Cardoso Rastreador Óptico

41 Alexandre Cardoso Associação capacete-rastreador


Carregar ppt "Alexandre Cardoso RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos Prof. Dr. Alexandre Cardoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google