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RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos

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Apresentação em tema: "RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos"— Transcrição da apresentação:

1 RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
Prof. Dr. Alexandre Cardoso Alexandre Cardoso

2 RV não imersiva Vantagens:
utilizar as vantagens da evolução da indústria de computadores; evitar as limitações técnicas e problemas decorrentes do uso de capacete e outros periféricos; e facilidade de uso e custo. Alexandre Cardoso

3 RV não imersiva Equipamentos: Entrada de dados: Saída de dados:
Teclado Mouse Joystick Bolota Rastreadores microfone Saída de dados: Monitores comuns: CRT e LCD Fones de ouvido Alexandre Cardoso

4 RV não imersiva: saída de dados
Monitores: Alexandre Cardoso

5 Sistemas de RV não imersivo
Alexandre Cardoso

6 Sistemas de desenv. de RV
bibliotecas ampliáveis de funções orientadas; voltados para especificações de realidade virtual; simplificam a tarefa de programar mundos complexos: bibliotecas ampliáveis com grande quantidade de objetos Alexandre Cardoso

7 Sistemas de desenv. de RV
Alexandre Cardoso

8 Alice Ferramenta de autoria;
Permite a construção de ambientes virtuais compostos por objetos gráficos à qual podem ser associados comportamentos; Não é uma ferramenta de modelagem; Possui ambiente específico para o desenvolvimento. Alexandre Cardoso

9 Alice Alexandre Cardoso

10 Linguagens de desenvolvimento - RV não imersiva
Alguns exemplos: VRML X3D Java3D Alexandre Cardoso

11 VRML Permite: Características relevantes: conectividade em rede
novo tipo de aplicações - baseadas na WEB; simulação distribuída. Características relevantes: conectividade em rede interação multiusuário interface com o usuário baseada em modelagem multimídia tridimensional - 3D Alexandre Cardoso

12 VRML Desenvolvimento:
Construção de ambientes virtuais por união de elementos geométricos; Associação com Java e JavaScript; Não há compilação; Arquivos do tipo arquivo texto. Alexandre Cardoso

13 VRML – Exemplos 1: Virtual City Alexandre Cardoso

14 VRML - Exemplos 2. Nosso Planeta
3. Planetas do sistema solar Alexandre Cardoso

15 VRML - Exemplos Motor elétrico virtual Alexandre Cardoso

16 X3D Evolução da VRML Está em franco desenvolvimento e é alvo de pesquisas Site: Alexandre Cardoso

17 Java3D é uma API que se presta ao desenvolvimento de sistemas gráficos tridimensionais possibilita a criação de complexos Sistemas Realidade Virtual em um nível mais elevado que outras APIs gráficas. É compilada e está associada a um pacote de classes – Java3D CoreClasses. Alexandre Cardoso

18 Java3D Suspensão de carros: Alexandre Cardoso

19 Java3D Composição de cenas: Alexandre Cardoso

20 RV Imersiva Visão Estéreo;
Necessidade de conceber duas imagens, uma para cada um dos olhos; Sistemas exigem periféricos mais caros e adequados à projeção estéreo. Alexandre Cardoso

21 Introdução Evolução: Animais apresentam olhos posicionados na frente da cabeça, perdendo o campo visual de, praticamente, 360 graus e ganhando a visão binocular (estéreo) Alexandre Cardoso

22 Percepção de imagens Estereoscópicas
Visão de duas imagens permite percepção de um espaço sólido tridimensional. Cérebro funde as duas imagens, inferindo distância e profundidade, a partir desta fusão. Alexandre Cardoso

23 Obtenção Cristal eyes:
As imagens esquerda e direita se alternam no vídeo rapidamente; Há oclusão de uma das imagens por polarização dos óculos colocados à frente do observador; Olho direito só vê a imagem direita e vice-versa. Alexandre Cardoso

24 Cristal eyes Alexandre Cardoso

25 SimulEyes VR Alexandre Cardoso

26 Óculos obturadores Alternativa: Sinal de vídeo entrelaçado:
Linhas pares mostram a imagem esquerda; Linhas ímpares mostram a imagem direita. Alexandre Cardoso

27 Monitores Estéreo Alexandre Cardoso

28 Muro de monitores Alexandre Cardoso

29 Capacetes Alexandre Cardoso

30 Cave - Cavernas Alexandre Cardoso

31 Cave Alexandre Cardoso

32 Geração de Som Alexandre Cardoso

33 Dispositivos de captura
Luvas – data gloves Alexandre Cardoso

34 Luvas – data gloves Alexandre Cardoso

35 Scanner 3D Exemplo: Michelangelo Alexandre Cardoso

36 Scanner 3D Foto Scanner 3D Alexandre Cardoso

37 Rastreadores Permitem capturar os movimentos do usuário e atualizar o ambiente virtual que será apresentado ao mesmo. Podem ser: Mecânicos; Magnéticos; Óptico. Alexandre Cardoso

38 Rastreador mecânico Alexandre Cardoso

39 Rastreador magnético Alexandre Cardoso

40 Rastreador Óptico Alexandre Cardoso

41 Associação capacete-rastreador
Alexandre Cardoso


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