A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Informática Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Informática Software"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Informática Software
INF30: Informática para Administração Aula 03 Introdução a Informática Software Eduardo Figueiredo 12 de Março de 2010 1

2 Sistema Computacional
Pessoas

3 Sistema Computacional
Pessoas 3

4 Sistema Computacional: Software
Componente lógico de um sistema computacional Ponte entre os usuários e a máquina Séries de instruções Indicam passo a passo o que o computador deve fazer Importância Realizam tarefas rotineiras e/ou periódicas Aumentam a produtividade Reduzem os custos de uma organização

5 O que é software? Programa de computador + Documentação
Classificação fundamental Produtos genéricos (ex. Microsoft Office) Produtos encomendados (ex. Locadora do Zé)

6 Crise do Software (1968) Custos de hardware caindo Custos do software subindo Avanços em hardware Permitem desenvolvimento de sistemas cada vez mais complexos Resultado (software) Custos altos, projetos atrasados, sistemas não confiáveis, desempenho insatisfatório, etc...

7 Software está em todo lugar

8 Sistemas Críticos Equipamentos médicos Caixas eletrônicos
Extremamente críticos Lidam com vidas Caixas eletrônicos Prejuízos financeiros

9 Confiabilidade de Software
Exemplo: Vôo Air France Rio - Paris Dados conflitantes (falha nos sensores) Sistema assume o controle (piloto automático) Piloto tenta reiniciar o sistema (boot) Em 4 minutos o avião mergulha no oceano The Last Four Minutes of Air France Flight

10 Preço e Desempenho Celular Pouco espaço na memória
Grande variação em características de aparelhos Celular

11 Classificação de Software Quanto a Função
Infra-estrutura Básica do Sistema Sistema Operacional Utilitários de controle (BIOS, firmwares, drivers...) Aplicativos Software Comercial Software Científico ou de Engenharia Software de Tempo Real Software de Inteligência Artificial, etc.

12 Aplicações Específicas
Negócios e Comércio Comércio eletrônico, bolsa de valores, planejamento de gastos, etc. Medicina Análise de imagens médicas como ultra-som Acompanhamento de atletas e pacientes Detecção de anomalias genéticas

13 Aplicações Específicas
Exército Simula estratégias de ataque/defesa Treinamento de soldados Calcula trajetórias de projéteis E muito mais... Usinas nucleares e hidrelétricas Portos e aeroportos Previsões meteorológicas Atividades geológicas

14 Tipos de Software 14

15 Tipos de Licenças Software Proprietário (comercial) Freeware
Domínio Público Software de Fonte Aberta Shareware

16 Freeware O autor fornece-o gratuitamente para ser usado por todos
O autor detém o copyright Ele pode impor restrições ao uso O software não pode ser alterado ou redistribuído sem permissão

17 Domínio Público Software que não tem copyright
Pode ser usado e até mesmo alterado sem permissão Tipicamente, é desenvolvido por universidades e/ou instituições de pesquisa usando subvenções do governo

18 Software de Fonte Aberta
Uma variação de freeware O código-fonte é disponibilizado Código-fonte: legível por seres humanos Pertence a empresa que desenvolveu Outros programadores podem modificar e redistribuir os programas livremente Ajuda a identificar erros (bugs) e a criar melhorias mais facilmente

19 Shareware Software garantido por copyright, distribuído gratuitamente para um período experimental Se você gostar dele, deve registrá-lo, pagando uma taxa A maioria das empresas acrescenta documentação, ampliações, suporte e atualizações gratuitas para estimular as pessoas a fazer o registro

20 Como é o desenvolvimento de Software?
20

21 Fases do Desenvolvimento
Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta idéia Especificação de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

22 Fases do Desenvolvimento
Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta ideia Especificação de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

23 Especificação de Requisitos
Um sistema de programação deve satisfazer as necessidades de seus usuários Tais necessidades são expressas na forma de requisitos Requisito = ação que deve ser executada pelo sistema Ex: registrar as notas dos alunos, calcular a média final, etc.

24 Fases do Desenvolvimento
Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta ideia Especificação de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

25 Da Análise ao Projeto A partir do documento de análise de requisitos, projeta-se o sistema 1ª Fase: Resolução do Problema PROBLEMA Encontrar Solução Programa de Computador 2ª Fase: Implementação (codificação)

26 Projeto do Sistema Dividido em duas etapas
Projeto Preliminar define a estrutura modular do software, as interfaces e as estruturas de dados utilizadas Saída: Diagramas Projeto Detalhado descreve detalhadamente cada módulo definido no projeto preliminar Saída: algoritmos

27 Projeto de uma Casa

28 Projeto Preliminar de Software

29 Fases do Desenvolvimento
Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta idéia Especificação de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

30 Implementação do Sistema
A implementação segue as definições do projeto preliminar Transcreve as instruções do algoritmo para uma linguagem de programação Exemplos: Linguagem C, Java, Pascal...

31 Fases do Desenvolvimento
Modelo Cascata Define atividades seqüenciais Outras abordagens são baseadas nesta idéia Especificação de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

32 Teste e Validação Tem por objetivo garantir que o sistema satisfaça os requisitos Consiste da realização de alguns tipos de testes para encontrar erros A inexistência de erros não representa a adequação operacional do sistema Deve ser feita a validação com o cliente

33 História das Linguagens de Programação
33

34 Evolução das Linguagens
Linguagens de Máquina (traduzido depois para 0 e 1) Linguagens Assembly load basepay / add overpay / store grosspay Linguagens de Alto Nível grosspay = basepay + overpay

35 Linguagens de Máquina Definem instruções a serem executadas pelo computador São especificas para o hardware Código de máquina: uma seqüência de números significa uma instrução a ser executada “ ” significa “load basepay” Atualmente, programar em linguagens de máquina é pouco comum São usadas linguagens de alto nível como C

36 Linguagens de Alto Nível
Programadores geralmente utilizam linguagens de alto nível Mais próximo da compreensão humana Programas de alto nível são traduzidos para a linguagem da máquina por compiladores Arquivo .EXE é gerado O programa compilado pode então ser executado pelo computador

37 Exemplo: Evolução de Linguagens
BCLP (1967) por Martin Richards Linguagem C (1972) por Dennis Ritchie C++ (1980) por Bjarne Stroustrup, Bell Java (1995) pela Sun

38 Veremos nesta Disciplina
38

39 O que veremos? Sistema Operacional Internet / Navegadores
Editor de texto Planilhas eletrônicas e Gráficos Apresentações Eletrônicas Banco de Dados

40 Sistema Operacional Software Básico de um computador
Não existiam nos computadores antigos Exemplo: computadores construídos com válvulas e painéis Os programadores deviam considerar as características do hardware Atualmente, estão presentes em todos os computadores pessoais E também em muitos computadores pertencentes a outras categorias

41 Sistema Operacional Cria um ambiente no qual os usuários podem construir e executar programas Executam programas internos de controle do computador de forma transparente Sem que o usuário saiba ou precise se preocupar em saber Exemplos de Sistemas Operacionais Windows, Linux, Solaris, Mac OS

42 Tarefas do Sistema Operacional
Gerenciamento da memória do computador Administração dos dados Acionamento dos dispositivos de entrada e saída Teclado, mouse, disquetes, CDs, DVDs, etc. Execução de programas utilitários ou construídos pelo usuário

43 Internet e Navegadores
Navegadores permitem acessar outros endereços Tanto local Como na Internet Permite a comunicação com outros computadores Requer algum dispositivo de rede linha telefônica Cabo de rede

44 Editores de Texto Processamento de Texto Editoração Eletrônica
O software de computador pessoal mais amplamente usado Cria memorandos, relatórios, artigos, etc. Incorpora gráficos em documentos Editoração Eletrônica Necessidades de editoração de alto nível Boletins (newsletters) Brochuras, materiais promocionais

45 Planilhas Eletrônicas e Gráficos
Compostas de linhas e colunas de números Realizam análise “E se...?” Alterar uma célula faz com que a planilha seja recalculada Apresentam dados graficamente Exemplo: Exibe as despesas como gráficos de pizza.

46 Apresentações Eletrônicas
A apresentação gráfica cria apresentações de slides: Combine gráficos, áudio e vídeo de alta qualidade Permite que se discuta em grupo mais facilmente Prova visual mais efetiva

47 Banco de Dados Encarrega-se do gerenciamento de uma coleção de fatos inter-relacionados O software pode armazenar, recuperar, atualizar e manipular dados. Também pode apresentar relatório de dados de muitas maneiras e imprimi-los. Transforma grandes quantidades de dados em informação.

48 Referência H.L. Capron e J.A. Johnson. Introdução à Informática: Capítulo 2 Softwares Aplicativos. Pearson Education, 2004.


Carregar ppt "Introdução a Informática Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google