A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA BASE FÍSICA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS PROFESSOR LEONAM JUNIOR 9º ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA BASE FÍSICA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS PROFESSOR LEONAM JUNIOR 9º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA BASE FÍSICA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS PROFESSOR LEONAM JUNIOR 9º ANO

2 COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO FORMADA POR CANADÁ E ESTADOS UNIDOS CANADÁ ESTADOS UNIDOS ALÉM DA COLONIZAÇÃO SIMILAR, ESSES PAÍSES POSSUEM IDIOMA INGLÊS, EXCETO EM ALGUMAS REGIÕES, DEMOCRATIZAÇÃO, RELIGIÃO, ECONOMIA. APENAS LEMBRANDO QUE O MÉXICO FAZ PARTE DA AMÉRICA LATINA.

3 PORÇÃO OCIDENTAL DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA MONTANHAS ROCHOSAS NA ESTREITA PLANÍCIE EXISTEM CIDADES IMPORTANTES COMO VANCOUVER, SEATTLE, SÃO FRANCISCO E LOS ANGELES OCEANO PACÍFICO

4 A COSTA OESTE DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA É EXTREMAMENTE ÚMIDA DEVIDO AS MASSAS DE AR PROVENIENTES DO PACÍFICO. ESSA FAIXA ESTREITA É MARCADA POR UMA FLORESTA. NESSA PORÇÃO ORIENTAL DAS MONTANHAS, O CLIMA É ÁRIDO E A VEGETAÇÃO É ESCASSA

5 CIRCULO POLAR ÁRTICO TRÓPICO DE CÂNCER A latitude também influencia nos climas da América Anglo- Saxônica. Quanto mais próximo do Polo Norte do Canadá e do Alasca, menores são as temperaturas. Na medida em que se aproximam do sul com o Trópico de Câncer as temperaturas aumentam. Clima mediterrâneo Nesse espaço da Califórnia encontramos laranjais, parreiras com uma grande indústria vinícola.

6 A colonização dos Estados Unidos teve início no século XVII na costa atlântica ou oriental. Somente no século XIX os EUA conquistaram a costa do Pacífico. Grande densidade demográfica na costa oeste. Baixa densidade demográfica Floresta úmida e solos férteis. Áreas desérticas com poucas chuvas.

7 A costa oeste da América Anglo-Saxônica possui fortes relações econômicas com a Ásia. Destacamos o Vale do Silício próximo a São Francisco com fábricas de chips, informática, eletrônica, software (Microsoft), etc.

8 PORÇÃO CENTRAL DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA A porção central é formada por planícies compostas por estepes e floresta subtropical que foram modificadas pelo homem. Rio Mississipi drena a porção central em direção ao Golfo do México. Região dos Grandes Lagos na fronteira com o Canadá. Porção central canadense: pradarias No Canadá na porção central destacamos o trigo e nos EUA destacamos trigo, milho, algodão e cereais. As planícies favorecem o uso de máquinas na agricultura associado com outras tecnologias. Destacamos também a pecuária e a extração de petróleo, respectivamente no Texas e Oklahoma.

9 PORÇÃO ORIENTAL OU LESTE DA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA Início da colonização. A industrialização também iniciou nessa costa, pois nos Grandes Lagos temos a presença de carvão mineral e minério de ferro. A capacidade de trabalho e a disciplina dos primeiros colonizadores colaboraram para o desenvolvimento dessa região. No Canadá a colonização teve início nas margens do Rio São Lourenço. Quebeque e Ontário.

10 Clima frio no Canadá. Clima temperado com cultivo de maçã, Trigo, cevada, aveia, pecuária leiteira etc. Clima subtropical com plantações de amendoim e atividade turística. Nos Montes Apalaches encontramos carvão mineral, minério de ferro, cobre, bauxita etc. No escudo canadense encontramos minério de ferro, carvão mineral, zinco, níquel, cobre, chumbo etc.


Carregar ppt "CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA BASE FÍSICA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS PROFESSOR LEONAM JUNIOR 9º ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google