A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Unificações Italiana e Alemã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Unificações Italiana e Alemã"— Transcrição da apresentação:

1 As Unificações Italiana e Alemã

2 Contexto das unificações
Duas tendências: Forças de transformação (liberais) e Forças de conservação (absolutistas). O nacionalismo da Primavera dos Povos de 1848. Os ideais burgueses se transformaram em ideais nacionais. Movimentos nacionalistas foram impulsionados em áreas industrializadas. O nacionalismo era uma ideologia manobrada para atender os interesses burgueses por mercados e matéria-prima.

3 As unificações e suas semelhanças
Estados Unidos (1865) – Alemanha (1870) – Itália(1870) Movimentos nacionalistas nortistas industriais. Usaram a via militarista. Garantia de mercados.

4 A Unificação Alemã Liderança da Prússia (Nortista Industrial)
Rei prussiano: Guilherme I Primeiro-ministro: Oto Von Bismarck A Prússia aproveitou-se da estratégia de integração econômica (Zollvenrein). Estratégia de Unificação: via militarista.

5 Guerras de Unificação Via Prussiana
Guerra dos Dois Ducados (1864): estimulou o nacionalismo germânico Guerra das Sete Semanas: derrota da Áustria A Guerra Franco-Prussiana ( ): união dos estados germânicos do Norte e do Sul

6 Guerra Franco- Prussiana(1870-71)
Unificação da Alemanha Queda do Segundo Império Francês Assinatura do tratado de Frankfurt Entrega da Alsácia-Lorena a Prússia

7 Consequências Alemanha inaugurava o Segundo Reich
Os franceses desenvolveram uma política Revanchista Expansão do pangermanismo e colonialismo alemão

8 Unificação Italiana Liderança da Reino Sardo-Piemontês (Nortista Industrial) Rei de Piemonte: Victor Emanuel II Primeiro-ministro: Camilo de Cavour Estratégia de Unificação: via militarista. Ação das Carbonárias: sociedades secretas pela unificação. Risorgimento: Jornal Monarquista Nacionalista

9 Cenário da Unificação A tensão com a Áustria: Lombardia-Venécia.
A aliança entre Piemonte e a França :compensações. A Igreja se opusera ao processo de unificação. Movimentos revolucionários, como os camisas vermelhas, auxiliaram na anexação Parma, Luca, Módena, Toscana e o reino de Nápoles.

10 Questão Romana 1870 Papa Pio IX Recusou A unificação

11 Tratado de Latrão 1929 Victor Emanuel III, Benito Mussolini e do Papa Pio XI. Criação do Estado do Vaticano. Educação católica nas escolas. Pagamento de uma indenização. A Igreja reconhecia o estado italiano unificado.


Carregar ppt "As Unificações Italiana e Alemã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google