A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Alexandre Neto. Poder da Igreja sobre os povos europeus medievais; A orientação moral e ética da sociedade; A base para a organização política e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Alexandre Neto. Poder da Igreja sobre os povos europeus medievais; A orientação moral e ética da sociedade; A base para a organização política e."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alexandre Neto

2 Poder da Igreja sobre os povos europeus medievais; A orientação moral e ética da sociedade; A base para a organização política e econômica;

3 Clero Regular: Vida em Mosteiros Ora et Labora Clero Secular: Maior ligação com o povo; Instruções políticas aos governantes e comandantes.

4 A ligação dos Nobres com a Igreja Projetos de indicações: Alguns membros do Clero cometiam erros; As idéias de Cluny – 910. Fim da Simonia Defesa do Celibato Clerical Fim do controle dos Nobres Disputas entre Henrique IV e Gregório VII Fim: Concordata de Worms – 1122

5 Expansão do Islã – proselitismo; Aumento populacional do Feudo; 1095 – Discurso de Clermont – Papa Urbano II I Cruzada – Não Oficial – Pedro, o Eremita I Cruzada Oficial – Cruzada dos Barões Tomada da Terra Santa Perda do controle por desmandos administrativos. II Cruzada – Cruzada dos Nobres Fracasso dos cruzados Não dominou a Terra Santa

6 III Cruzada – Cruzada dos Reis Frederico Barbaruiva, Filipe Augusto e Ricardo Coração de Leão. Tomada do Acre por Filipe Augusto e Ricardo. Acordo entre Ricardo Coração de Leão e Saladino Livre peregrinação dos cristãos a Terra Santa. IV Cruzada – Cruzada Comercial Organizada a partir de Veneza Mudou de sentido e invadiu Constantinopla.

7 A nova visão do Oriente; As paradas para descanso e troca; A montagem dos Burgos; Grandes rotas dos genoveses e venezianos; Comércio no Mar do Norte; Choque com os Senhores Feudais As Ligas e Hansas comerciais;

8

9 A saída dos feudos para os novos espaços de convivência. O renascer das cidades – Os Burgos Uma nova cultura; As Guildas e as Corporações de Ofício; Uma terra de novidades e novos trabalhos. A diminuição do poder da Igreja.

10 França e Inglaterra

11 O homem sai do Campo e vai habitar a cidade. Com as rotas comerciais apareceram cidades e saqueadores. Se houvesse mais segurança para os comerciantes seria melhor. Daí a ideia de segurança esta aliada a formação de um reino só – centralismo. Diminuição do poder da Igreja. Havia uma gama de instituições que eram montadas para facilitar a administração.

12 Fim do Império Carolíngio – Hugo Capeto torna-se rei. Início da Dinastia Capetíngia. Hugo Capeto reorganizou o império. Novos Domínios Diminuição do poder de Vassalos Diminuição no quantitativo de línguas. Disputas territoriais entre os governantes de França e Inglaterra. Felipe Augusto (Cruzado) ampliou os territórios e garantiu a supremacia em terras continentais a França. Reinado de Felipe IV: Reunião dos Estados Gerais Igreja passava a pagar tributos Cativeiro Babilônico da Igreja (Clemente V) – Destruição da Ordem dos Cavaleiros Tempários.

13 1377 – O Papado volta a Roma –Urbano VI A eleição de Urbano VI é declarada nula por desentendimentos com a Cúria. É eleito Clemente VII (Excomunhões mútuas) 1409 – eleição de Alexandre V. Divisão da Igreja em três papas – Clemente VII (Avinhão), Urbano VI (Roma) e Alexandre V (Pisa) – escolha do Papa Martinho V voltando o papado para Roma. O aumento do fluxo comercial, a Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos.

14 Anglo-saxões – formação de uma Heptarquia. O domínio de Guilherme, o Conquistador (Normando). Submeteu os senhores feudais ao seu comando. Conteve inúmeras invasões. Dividiu a Inglaterra em condados controlados por sheriffs. O reinado de Ricardo Coração de Leão. (cruzado) Aumentou os impostos Invasão de territórios para saques e insatisfações entre os nobres. O reinado de João Sem Terra (Irmão de Ricardo) Defesa de terras inglesas na França. Aumento de impostos e mais insatisfações. Aumento de impostos somente com aprovação do Grande Conselho – criação posterior 1295 do Parlamento Inglês

15 As mudanças advindas das Cruzadas: Aumento do fluxo comercial. Aumento na produção de lã Lei dos cercamentos. Crise do sistema feudal: Peste Negra e a Guerra dos Cem Anos. A Guerra das Duas Rosas – : Famílias York X Família Lancaster – Henrique Tudor descendente de Lancaster casa-se com Elisabeth de York. Fim da guerra e centralismo do Estado Inglês.


Carregar ppt "Prof. Alexandre Neto. Poder da Igreja sobre os povos europeus medievais; A orientação moral e ética da sociedade; A base para a organização política e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google