A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade."— Transcrição da apresentação:

1 PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade. Professora Francisca Barros

2 VÍRGULA Recife, 28 de junho de 2008.
A vírgula é usada nos seguintes casos: * Para separar o nome de localidades das datas. Recife, 28 de junho de 2008. * Para separar vocativo. Meu filho, venha tomar seus remédios. * Para separar aposto. Brasil, país do futebol, é formador de jogadores.

3 Além disso, precisamos de um bom firewall.
* Para separar expressões explicativas ou retificativas, tais como: isto é, aliás, por exemplo, além disso.   Além disso, precisamos de um bom firewall. * Para separar orações coordenadas assindéticas. Ela ganhou um carro, não sabe dirigir.   * Para separar orações coordenadas sindéticas, desde que não sejam iniciadas por e, ou e nem.   Cobram impostos, mas poucas obras são feitas.

4 Para separar orações adjetivas explicativas
* Para separar orações adjetivas explicativas. A Amazônia, pulmão mundial, está devastada. A Amazônia, que é o pulmão do mundo, ... * Para separar o adjunto adverbial deslocado. Com a pá, retirou, diante de todos, a sujeira. * Para sinalizar a elipse do verbo. Ele sentia o calor do sol. Ela, o frio da chuva.

5 Ponto-e-vírgula As vozes do verbo são: voz ativa; voz passiva;
Emprega-se o ponto e vírgula nos seguintes casos: * Para separar itens de uma enumeração. As vozes do verbo são: voz ativa; voz passiva; voz reflexiva.

6 * Para separar orações coordenadas extensas ou aquelas que já possuem vírgula em sua estrutura.
“A argumentação dos comandantes do resgate foi impressionante para todos os repórteres; e isso tudo aliviou muitos pais que ali estavam aguardando uma resposta das autoridades.” Deveria falar tudo hoje; só falarei, porém, amanhã.

7 * Para separar termos de igual valor (núcleos) que estão separados de outra estrutura por vírgula.
Em conferência, os ministros discutiram a abertura de processos legislativos, que viabilizarão maior controle da massa orçamentária; as propostas dos sindicalistas, que trarão pouco desgaste ao orçamento previsto para este ano; as novas estratégias de campanha do atual governo; entre outras.

8 Dois-pontos * Para iniciar enumeração.
Compreenderei a todos: irmãos, tios, primos e avós. * Para iniciar a fala de um personagem ou pessoa. Já havia criticado: —O parlamento não irá aprovar isso.

9 * Para indicar esclarecimento, resultado ou resumo.
A campanha foi surpreendente: três mil pessoas serão beneficiadas. * Para introduzir uma citação. O ditado já diz: “tal pai, tal filho”.

10 Reticências * Para interromper a fala de um personagem ou mostrar incerteza. — Ouvi dizer que vocês... quer dizer talvez vocês... já que são tão próximos de mim... pudessem me ajudar. * Para mostrar movimento ou continuação do fato. E a bola foi entrando no gol...

11 Aspas * Para destacar estrangeirismos, expressões vulgares e ironia.
* Para introduzir uma citação ou transcrição. O ditado já diz: “tal pai, tal filho”. * Para destacar estrangeirismos, expressões vulgares e ironia. O único “self-service” desse bairro fechou. Que “lindo” me parece hoje esse massacre da natureza.

12 Parênteses * Para separar indicações explicativas.
O verbo (núcleo verbal) e o predicativo (núcleo nominal) estão presentes no predicado verbo-nominal. * Para separar comentário ou reflexão. Os escândalos estão se proliferando (a imagem política do Brasil está manchada) por todo o país.

13 Temos também... O ponto final é utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é usado em abreviaturas. O ponto de interrogação é utilizado no final de palavras, orações ou frases para indicar uma pergunta direta. Não deve ser empregado em perguntas indiretas.

14 E ainda... O ponto de exclamação é usado no final de frases exclamativas e depois de interjeições ou locuções. Bons estudos!


Carregar ppt "PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google