A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em 1917 ainda persistiam na Rússia graves problemas sociais: pobreza no campo; relações de trabalho semi-feudais; baixa produtividade agrícola; pesados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em 1917 ainda persistiam na Rússia graves problemas sociais: pobreza no campo; relações de trabalho semi-feudais; baixa produtividade agrícola; pesados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Em 1917 ainda persistiam na Rússia graves problemas sociais: pobreza no campo; relações de trabalho semi-feudais; baixa produtividade agrícola; pesados impostos, etc Lênin Trotski Com o clima propício, a Revolução Russa aconteceu em 1917, terminando com a monarquia czarista, sobre a liderança de homens como Lênin e Trotski.

3 Lênin falando aos revolucionários

4 planificação econômica planos qüinqüenais Ainda sobre o governo de Lênin, deu-se início à planificação econômica do país, através da elaboração de planos econômicos conhecidos como planos qüinqüenais. União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS). Com a anexação de outros territórios, em 1922, após a promulgação da primeira Constituição russa, passou a existir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

5 1930 a 1960 A URSS, conseguiu sustentar razoáveis taxas de crescimento econômico entre 1930 a indústria de base A grande atenção dedicada à indústria de base (destaque para a bélica!), criou um acentuado descompasso em relação aos outros setores da indústria, assim como para com outros países. a economia soviética começou a dar sinais de esgotamento nas décadas de 1970 a 1980 Assim, após um período de grande crescimento, a economia soviética começou a dar sinais de esgotamento nas décadas de 1970 a 1980.

6

7

8

9 O enfraquecimento da URSS pode ser visto através de acontecimentos como: A Revolução Húngara (1956) A Revolução Húngara (1956); A Primavera de Praga (1968) A Primavera de Praga (1968); A derrota soviética no Afeganistão ( ) A derrota soviética no Afeganistão ( ); A Queda do Muro de Berlim (1989) A Queda do Muro de Berlim (1989);

10 Ao final dos anos 1980, a URSS se encontrava em uma situação crítica em vários setores. Enquanto no ocidente fervilhavam as inovações tecnológicas essa potência se mostrava cada vez menos digna do título. Mikail Gorbatchev GlasnostPerestróica Com o objetivo de tentar salvar a nação, Mikail Gorbatchev inicio um processo de reformas políticas e econômicas, conhecidas como Glasnost e Perestróica.

11 Perestroika reformas econômicasfim do sistema de planejamento centralizadointrodução da economia de mercadoalteração do regime de propriedaderedução dos gastos militares A Perestroika (reestruturação) se referia às reformas econômicas. Entre elas: o fim do sistema de planejamento centralizado; introdução da economia de mercado; alteração do regime de propriedade; redução dos gastos militares, etc. Glasnost reformas nas instituições políticas multipartidarismo A Glasnost (transparência) correspondia ao plano de reformas nas instituições políticas que entre outras medidas, introduziu o multipartidarismo.

12 países- satélites socialistas A situação da URSS refletiu-se nos países- satélites socialistas e em 1991, com a criação da CEI a ordem bipolar chega ao fim. mundo multipolar poderio econômico poder bélico O novo mundo multipolar se mostra nas mãos daqueles que detém o poderio econômico e não mais necessariamente o poder bélico. EUAJapãoUnião EuropéiaAlemanha São considerados atualmente como os novos pólos de poder: os EUA, o Japão e a União Européia (com destaque para a Alemanha).

13 As 10 maiores economias em 2009: Estados Unidos - 14,57 1. Estados Unidos - 14,57 Japão - 4,80 2. Japão - 4,80 3. China - 4,78 Alemanha - 3,40 4. Alemanha - 3,40 França - 2,71 5. França - 2,71 Itália - 2,17 6. Itália - 2,17 Grã-Bretanha - 2,04 7. Grã-Bretanha - 2,04 8. Brasil - 1,59 Espanha - 1,53 9. Espanha - 1, Índia - 1,35


Carregar ppt "Em 1917 ainda persistiam na Rússia graves problemas sociais: pobreza no campo; relações de trabalho semi-feudais; baixa produtividade agrícola; pesados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google