A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ideologia Profs. Fernando Gondim e Webster Pinheiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ideologia Profs. Fernando Gondim e Webster Pinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 Ideologia Profs. Fernando Gondim e Webster Pinheiro

2 1. Conceito de senso comum:
“Conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, que norteiam suas ações sociais e, principalmente, políticas".

3 2. Conceito científico Destutt de Tracy criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias; Posteriormente, esta palavra (ideologia) ganharia um sentido pejorativo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". De Tracy

4 3. A concepção marxista de Ideologia
A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento(e não da força), alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

5 Marx concebe a Ideologia como uma consciência falsa, proveniente da divisão do trabalho manual e intelectual, utilizada pelos ideólogos ou intelectuais para impor seus interesses através das relações de produção e das classes que esses criam na sociedade.

6 Contudo, a ideologia (falsa consciência) inverte ou camufla a realidade a serviço da classe dominante. A “mais valia” (trabalho não pago) é que mantém o capitalismo.

7 A Ideologia a serviço das elites

8 3.1. O trabalhador “coisado”
O trabalhador é uma coisa denominada “força de trabalho” que recebe uma coisa chamada “salário”; O proprietário (burguês) passa a ser uma coisa denominada “capital” que gera uma coisa chamada “lucro”...

9 4. Identidade e culto da marca

10

11

12 5. Consumismo “versus” subconsumo
x x

13


Carregar ppt "Ideologia Profs. Fernando Gondim e Webster Pinheiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google