A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professores: Delano Macedo e Regis Romero Evolução Humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professores: Delano Macedo e Regis Romero Evolução Humana."— Transcrição da apresentação:

1 Professores: Delano Macedo e Regis Romero Evolução Humana

2 Evolução A evolução não tem um objetivo a longo prazo. Não existe um alvo a longo prazo, nenhuma perfeição última que sirva de critério de seleção, embora a vaidade humana acalente a noção absurda de que nossa espécie é o objetivo último da evolução. Dawkins, R O relojoeiro cego. Edições 70, Lisboa, p. 71

3 Nosso parentesco com os animais Evidências da evolução humana: Semelhanças antômicas com macacos antropóides, Braços e pernas Mobilidade do primeiro dedo Pêlos corporais Dentição Fósseis Australoptecus africanus Australoptecus robustus Semelhanças moleculares

4

5 EVOLUÇÃO DO HOMEM CLASSIFICAÇÃO DO HOMEM REINO : Animalia FILO : Chordata CLASSE : Mammalia ORDEM : Primata FAMÍLIA : Hominidae GÊNERO : Homo ESPÉCIE : Homo sapiens

6

7 Principais características dos mamíferos Presença de glândulas mamárias. Corpo total ou parcialmente recoberto por pêlos. Dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Presença de diafragma, membrana muscular que separa o tórax do abdome, que participa da ventilação pulmonar. Os pêlos dos mamíferos são filamentos constituídos por queratina compactada, sendo formados no interior do folículos pilosos. Em cada folículo abre-se uma glândula sebácea que lubrifica a pele os pêlos. Os pêlos protegem e funcionam em conjunto como isolante térmico. São endotérmicos. Classificação: MONOTREMADOS) o PROTOTÉRIOS (MONOTREMADOS) – SÃO OS QUE PÕEM OVOS: ORNITORRINCO E ÉQUIDINAS. o METATÉRIOS (MARSUPIAIS) – SÃO OS MARSUPIAIS (COM BOLSA): CANGURU, GAMBÁ E COALA. o EUTÉRIOS (PLACENTÁRIOS)– Os filhotes desenvolvem-se dentro do útero materno. Os embriões ficam ligados à parede do útero através da placenta. Através da qual o embrião recebe os nutrientes e gás oxigênio da mãe e elimina gás carbônico e excreções. Ex: LEÃO, ZEBRA, ANTÍLOPE, CACHORRO, ETC...

8 EVOLUÇÃO DO HOMEM Características dos primatas Cinco dedos nas patas (antes do surgimento da postura ereta, mãos e pés são genericamente chamados patas); Polegar disposto em ângulo de 90° em relação aos demais dedos (polegar opositor), permitindo a esses animais segurarem objetos e agarrarem-se firmemente aos galhos das árvores; Grande mobilidade dos membros posteriores e anteriores em relação ao tronco, conferindo ampla gama de movimentos, o que possibilitou aos primatas pular de galho em galho;

9 EVOLUÇÃO DO HOMEM Características dos primatas Visão tridimensional (binocular ou estereoscopia), que lhes proporcionou a noção de profundidade, fundamental para a vida nas árvores, pois um erro de percepção pode provocar uma queda e até mesmo a morte; Comportamento social, com intenso cuidado com a prole, principalmente nos primeiros anos de vida. A complexidade do comportamento social que surgiu no grupo dos primatas foi um importante fator em sua evolução, pois relaciona-se com o desenvolvimento do encéfalo.

10 Classificação dos Primatas

11 EVOLUÇÃO DO HOMEM Exemplos de primatas Lêmures (Lemuriformes) Lóris (Lorisiformes)

12 EVOLUÇÃO DO HOMEM Exemplos de primatas Társios (Tarsiformes)Gibão (Hylobatidae)Orangotango (Ponginae)

13 EVOLUÇÃO DO HOMEM Exemplos de primatas Gorila (Gorilla) Chimpanzé (Pan) Homo sapiens

14 EVOLUÇÃO DO HOMEM Plesiadapis – Ancestral dos primatas

15 EVOLUÇÃO DO HOMEM Filogenia dos Hominídeos

16 EVOLUÇÃO DO HOMEM Ardipithecus ramidus – 5,8 – 5,2 milhões a.a.

17 EVOLUÇÃO DO HOMEM Postura bípede Movimentação entre as árvores da savana. Possibilidade de carregar objetos. Capacidade de enxergar os predadores/presas por cima da vegetação.

18 EVOLUÇÃO DO HOMEM Características de alguns Hominídeos Primitivos Australopithecus afarensis Viviam na África. Baixa estatura (machos 1,50m e fêmeas 1,10m). Pesavam entre 30 e 40 Kg. Crânio com pequeno volume (380 a 450 cm 3 ). Fóssil mais conhecido Lucy.

19 EVOLUÇÃO DO HOMEM Australopithecus afarensis - Lucy

20 EVOLUÇÃO DO HOMEM Australopithecus africanus Viviam na África. Massa de cerca de 40kg. Volume do crânio de 440 cm 3. Postura ereta. O primeiro fóssil encontrado foi de uma criança de aproximadamente 6 anos.

21 EVOLUÇÃO DO HOMEM Australopithecus robustus Viviam na África. Maior que os demais. Massa de 40 kg. Mandíbula proeminente Volume do crânio 500 cm 3.

22 EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo habilis (ou A. Habilis) Capacidade de fazer instrumentos de pedras e ossos. Volume do crânio 700 cm 3. Originou o Homo ergaster.

23

24 EVOLUÇÃO DO HOMEM Homo erectus Expansão pela Eurásia. Sofisticada cultura: fabricava ferramentas, usava o fogo, morava em cabanas ou grutas, usava roupas de peles de animais. Não suportaram a era glacial (Pleistoceno). Originaram o Homem de Neandertal.

25

26 EVOLUÇÃO DO HOMEM

27 Homo sapiens neaderthalensis ou Homo neanderthalensis - Volume do crânio 1450 cm 3. - Postura moderna. - Queixo pequeno. - Testa pequena. - Cérebro um pouco maior. - Baixo, forte e hábil construtor de ferramentas. - Formavam grupo de caça. - Enterravam os mortos. - Teorias para o desaparecimento: extintos por condições climáticas e/ou conflitos com outras populações.

28 EVOLUÇÃO DO HOMEM

29 Homo sapiens Homo neanderthalensis

30 EVOLUÇÃO DO HOMEM

31 Homo sapiens sapiens - Surgidos entre 150 e 100 mil anos de grupos de Homo ergaster. - Mais altos e mais ágeis que os anteriores. - Comportamento social mais complexo. - Linguagem e simbologia. - Arte.

32

33


Carregar ppt "Professores: Delano Macedo e Regis Romero Evolução Humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google