A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VERBOS em: Mundo Divertido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VERBOS em: Mundo Divertido"— Transcrição da apresentação:

1 VERBOS em: Mundo Divertido

2 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Gabriel e Victória são irmãos. Adoram curtir, juntos, as horas de lazer e as horas de estudo. Poucas vezes um chama o outro pelo nome; tratam-se, carinhosamente, de Maninho e Maninha. É segunda-feira, e os dois se reúnem para estudar, ora na sala, ora no quarto de um ou de outro. Para eles, qualquer ambiente da casa pode virar uma descontraída sala de estudos, pois Victória está sempre inventando novas e criativas maneiras para tornar esses momentos muito interessantes.

3 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
___ Maninho, se eu fosse uma palavra, gostaria de ser verbo e morar na “ACADEMIA DE MALHAÇÃO DA GALERA VERBAL”. ___ Pare de imaginar coisas, Maninha, e trate de estudar, pois o dia da prova está chegando... Ahaaaah, que sono! E essa chuva de outono me dá mais sono... Ahaaaamm! ___ Nossa! Você quase me engole com este bocejo! Nunca vi sujeito mais sonolento na hora de estudar. Voltando ao assunto, é isso mesmo que você ouviu, Maninho! Vida de verbo

4 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
não tem tédio. Verbos são uma galera supersaudável e, além do mais, nunca vão ter flacidez nem celulite, já nascem malhando. São verdadeiros atletas! Nenhuma palavra é tão flexível quanto eles. Você sabia que somente as palavras que sabem dançar na COREOGRAFIA DAS QUATRO FLEXÕES foram classificadas para levar vida de verbo no mundo das palavras? ___ Como é que é? Escuta aqui, Maninha, eu adoro ser irmão de uma atleta maravilhosa, dedicada, estudiosa e responsável como você.

5 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Reconheço que você é muito criativa, mas às vezes sua imaginação ultrapassa todos os limites! Pare de imaginar coisas e vamos estudar. De mais a mais, está escrito aqui na apostila: “Verbo é uma palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza”, e ponto final. ___ Ah, é?! Então por que as palavras filme, sonolento e chuva não foram classificadas para exercer o papel de verbos? Os filmes de que você mais gosta são pura adrenalina, é ação,

6 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
ação o tempo todo, não é?! Sonolento é o estado em que você fica sempre que precisa estudar gramática, e chuva é um fenômeno da natureza que estimula seu sono. E aí, Maninho? Algumas dessas palavras é verbo? Minha rica imaginação pode provar que a palavra sonolento é um adjetivo e que as palavras filme e chuva são substantivos. ___ Agora você me pegou! Até meu sono sumiu! Vou colocar minha malha de ginástica e “viajar” com você para a “ACADEMIA DE MALHAÇÃO DA GALERA VERBAL”.

7 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Vamos lá, Maninha! Fale mais sobre a flexibilidade dos verbos e a tal Coreografia das Quatro Flexões, pois estou interessadíssimo nessa história... ___ Pois então: a diferença entre um verbo e as demais palavras flexíveis, variáveis em sua forma, é exatamente o número de flexões que elas são capazes de realizar. O artigo, por exemplo, dança a Coreografia das Duas Flexões; pode se flexionar em gênero e número. Os substantivos e os adjetivos podem variar em gênero, número e grau, e dançar a Coreografia das Três Flexões.

8 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Em compensação, os verbos, meus queridos companheiros de malhação, são os campeões em mudança de forma; somente eles têm a flexibilidade necessária para dançar a Coreografia das Quatro Flexões. O verbo pode se flexionar em número, pessoa, tempo e modo. Quando os verbos dançam esta coreografia... ___ Maninha! Você é um gênio! Agora caíram todas fichas! A COREOGRAFIA DAS QUATRO FLEXÕES nada mais é do que a conjugação dos verbos, não é isso?

9 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
___ Também não precisava ser tão racional, Maninho! Eu ando quilômetros, viajando pelas pistas da imaginação, invento que verbo é atleta, construo e batizo a “ACADEMIA DE MALHAÇÃO DA GALERA VERBAL”e, quando estou transpirando criatividade, você cai na real e acaba com a minha história! Assim, assim, sem um pingo de romantismo?! ___ Ah, mil perdões, Maninha! Eu adorei viajar com você pelo mundo das palavras. Conhecer a “Academia de Malhação da Galera Verbal”, então, foi mesmo incrível! Nunca mais vou confundir um

10 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
verbo com um substantivo. Agora eu entendi que verbo é a palavra campeã em mudança de forma, pois só um verbo pode dançar a Coreografia das Quatro Flexões!

11 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! As formas do pretérito mais-que-perfeito indicam a ocorrência de um fato passado, que aconteceu antes de outro fato, também passado. Ex.: O vento destelhara muitas casas, antes de arrancar a árvore centenária. Dois fatos acontecem no passado, mas um acontece antes do outro, ou seja, quando o vento arrancou a árvore centenária, antes disso, já havia destelhado muitas casas.

12 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! As formas do pretérito mais-que-perfeito – pouco usadas na linguagem cotidiana – são geralmente substituídas por formas verbais duplas. Observe: O vento já destelhara muitas casas, antes de arrancar a árvore centenária. OU SEJA: O vento já havia destelhado muitas casas, antes de arrancar a árvore centenária.

13 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! As formas do pretérito perfeito indicam um processo concluído, com início e término definidos. Ex.: O vento arrancou a árvore centenária. O processo foi concluído; a árvore foi arrancada; passado perfeito.

14 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! As formas do pretérito imperfeito indicam a continuidade ou a interrupção do processo verbal que ocorre no passado. Ex.: A criança dormia quando as visitas foram embora. O processo não foi concluído, entende-se que a criança continuou dormindo quando as visitas foram embora; passado imperfeito. Ex.: Quando tocaram a campainha, Maria lavava a louça. Supõem-se que o processo de lavar a louça foi interrompido.

15 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! As formas verbais do futuro do presente indicam uma ação futura real. Ex.: Iremos ao cinema depois do almoço. As formas verbais do futuro do pretérito geralmente indicam uma ação futura, condicionada a outra ação do passado. Ex.: Se ele tivesse estudado mais, passaria no concurso. Pode-se dizer que é um tipo de futuro que já virou passado.

16 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! As formas do futuro do pretérito podem, ainda: a) evidenciar uma suposição; b) indicar aproximação, imprecisão; c) suavizar a manifestação de um desejo, etc. Ex. a: Eu não faria o que você fez. Ex. b: Ele teria uns vinte anos quando chegou aqui. Ex. c: Gostaria que vocês chagassem mais cedo.

17 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Conjugações: Há três conjugações: 1ª: verbos com a forma do infinitivo terminada em ar. Ex.: caminhar, estudar, passear. 2ª: verbos com a forma do infinitivo terminada em er. Ex.: correr, perder, comer. 3ª: verbos com a forma do infinitivo terminada em ir. Ex.: fingir, partir, sentir.

18 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Verbos Regulares: São os verbos que não apresentam alterações no seu radical: Ex. 1: amar, amava, amei, amara, amarei,amaria,amasse. Ex. 2: correr, corria, corri, correra, correrei, corresse. Ex. 3: fugir, fugia, fugiu, fugira, fugirei, fugiria.

19 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Verbos Irregulares: São os verbos que apresentam alteração no radical ou têm as desinências diferentes do que aquelas apresentadas pela conjugação a que correspondem. Ex. 1: fazer: faço, fazia, fiz, fizera, farei, faria, fizesse. Ex. 2: querer: queria, quis, quisera, quereria, quererei, quisesse.

20 O MUNDO DIVERTIDO DOS VERBOS
Curiosidades! Nos tempos do Modo Subjuntivo, os pronomes pessoais são antecedidos das palavras que, se e quando, respectivamente, no presente, pretérito imperfeito e futuro: Presente: que eu estude, que tu estudes, que ele/você estude, que nós estudemos, que vós estudeis, que eles/vocês estudem. Pretérito Imperfeito: se eu estudasse, se tu estudasses, se ele/você estudasse, se nós estudássemos, se vós estudásseis, se eles/vocês estudassem. Futuro: quando eu estudar, quando tu estudares, quando ele/você estudar, quando nós estudarmos, quando vós estudardes, quando eles/vocês estudarem.


Carregar ppt "VERBOS em: Mundo Divertido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google