A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO ILUMINISMO O Século das Luzes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO ILUMINISMO O Século das Luzes."— Transcrição da apresentação:

1 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO ILUMINISMO O Século das Luzes

2 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO A Humanidade só estará livre no dia em que o último Rei morrer enforcado nas tripas do último padre. Dennis Diderot Representa o Conflito do 3º Estado (Burguesia) contra os privilégios do 1º (Clero) e 2º (Nobreza) Estados.

3 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; que ocorreu no século XVIII; na Inglaterra (início), França (auge);Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; que ocorreu no século XVIII; na Inglaterra (início), França (auge); O iluminismo representou basicamente a forma da burguesia interpretar o mundo.O iluminismo representou basicamente a forma da burguesia interpretar o mundo.

4 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo OPOSIÇÃO Poder ilimitado Anti-Mercantilismo OPOSIÇÃO Intervencionismo Anti-Clericalismo OPOSIÇÃO Influência da Igreja

5 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Principais representantes do Iluminismo

6 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Fisiocracia Terra como fonte de Riquezas Teóricos Quesnay e Gournay Liberalismo Trabalho como fonte de Riquezas Teórico Adam Smith

7 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO A) JONH LOCKE (Inglaterra): –Precursor do Iluminismo (considerado o Pai do Iluminismo). –Direitos naturais e inalienáveis dos homens: vida, liberdade e propriedade. –Os governos existem para preservar esses direitos. –LIBERALISMO POLÍTICO. –Defesa da Monarquia Parlamentar (Constitucional);. –Conhecimento = experiência e razão.

8 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO B) ADAM SMITH (Inglaterra): –Pai da economia. –Não intervenção do Estado na Economia. –Livre concorrência, lei da oferta e da procura, divisão do trabalho. –Riqueza = trabalho. –LIBERALISMO ECONÔMICO.

9 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO C) FISIOCRACIA (França): –Versão francesa do liberalismo econômico. –Não intervenção do Estado na economia. –Riqueza = agricultura. –Teóricos destacados: QUESNAY, GOURNAY, MIRABEU, DUPONT E TURGOT. –Lema: Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même (Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo).

10 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO D) C. S. MONTESQUIEU (França): –Divisão de poderes: executivo, legislativo e judiciário. –Harmonia e autonomia entre os poderes. –Submissão de TODOS perante a lei. Montesquieu – Divisão dos Poderes

11 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO E) J. M. VOLTAIRE (França): –Crítica ao clero e a intolerância. –Igualdade jurídica. –Liberdade de expressãoMonarquia ilustrada. Voltaire – Liberdade de Expressão

12 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet (Paris, 21 de Novembro de de Maio de 1778), foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet (Paris, 21 de Novembro de de Maio de 1778), foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.

13 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu. Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas. Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano.Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano. Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem.É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem. Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo. Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo.

14 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO F) J. J. ROUSSEAU (França): –O mais importante e influente. –Soberania popular. –Poder = povo (democracia). –Teoria do bom selvagem. Rousseau – Pai da Democracia Moderna

15 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO G) DIDEROT e DALEMBERT (FRA): Enciclopedistas. A divulgação das idéias iluministas se deu através da Enciclopédia, idealizada por Diderot e DAlembert.

16 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO A obra fundamental do iluminismo francês e europeu, em geral, é a Enciclopédia: Enciclopédie ou dictionaire des sciences, des arts et des métiers. Foi publicada entre 1751 e 1780, em 34 volumes. Foi dirigida por João D'Alembert ( ), autor do famoso Discours préliminaire, e por Denis Diderot( ) autor também de alguns escritos filosóficos O movimento dos enciclopedistas foi um poderoso meio para a difusão e vulgarização das idéias iluministas, na França e no estrangeiro.A obra fundamental do iluminismo francês e europeu, em geral, é a Enciclopédia: Enciclopédie ou dictionaire des sciences, des arts et des métiers. Foi publicada entre 1751 e 1780, em 34 volumes. Foi dirigida por João D'Alembert ( ), autor do famoso Discours préliminaire, e por Denis Diderot( ) autor também de alguns escritos filosóficos O movimento dos enciclopedistas foi um poderoso meio para a difusão e vulgarização das idéias iluministas, na França e no estrangeiro.

17 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO

18 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO O Despotismo Esclarecido:O Despotismo Esclarecido: –Definição: Reis absolutistas que influenciados pelas idéias iluministas promovem reformas em seus países, porém sem abdicar de seu imenso poder. –Objetivo: Tentativa de evitar rebeliões internas.

19 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Conceito Aplicação das Idéias Iluministas nos Estados Absolutistas Idealizador VOLTAIRE Locais de Aplicação Portugal Rússia Áustria Prússia

20 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO PAÍSREIMEDIDAS ÁUSTRIA JOSÉ II Fim da servidão e relativa liberdade de imprensa RÚSSIA CATARINA II Criação do ensino leigo e de uma Universidade em Moscou PRÚSSIA FREDERICO II Chamado o rei filósofo, eliminou as torturas em seu país e criou o ensino obrigatório PORTUGA L JOSÉ I (orientado pelo ministro Pombal) Combate a influência inglesa na economia de seu país, incrementa a produção industrial e combate a influência política da Igreja no seu país atacando e expulsando os jesuítas do reino ESPANHA CARLOS III (orientado pelo ministro Aranda) Reduziu a tortura e a influência da Inquisição no país e expulsou os jeusítas

21 A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO Importância do movimento:Importância do movimento: –Influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA e a Revolução Francesa; –Base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização política, econômica e social.


Carregar ppt "A CRISE DO ANTIGO REGIME O ILUMINISMO ILUMINISMO O Século das Luzes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google