A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA AIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA AIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUA."— Transcrição da apresentação:

1 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA AIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUA

2 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Definição:Definição: Movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); que teve início em 1776; Movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente EUA); que teve início em 1776;

3 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Antecedentes/causas:Antecedentes/causas: oEUA até o século XVIII tinha relativa autonomia em relação a Inglaterra oColônias do Norte: povoamento – manufaturas – trabalho livre X oColônias do Sul: exploração – latifúndio agroexportador – escravismo

4 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Guerra dos 7 anos (1756 – 1763) Guerra dos 7 anos (1756 – 1763) Colonos americanos do norte X Colonos franceses (Canadá) Objetivo:controle do comércio de peles e pesca. Objetivo:controle do comércio de peles e pesca.

5 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Resultado da guerraResultado da guerra Vitória da Inglaterra; Vitória da Inglaterra; Anexação do Canadá e Antilhas; Anexação do Canadá e Antilhas; Aumento de impostos. Aumento de impostos.

6 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Logo após a Guerra dos Sete Anos, o governo inglês aumentou os impostos, alegando que o dinheiro arrecadado seria utilizado para pagar despesas com a guerra. Mas os colonos achavam que a Inglaterra tinha dado pouca ajuda a eles durante a guerra e que portanto a cobrança de impostos seria injusta. Logo após a Guerra dos Sete Anos, o governo inglês aumentou os impostos, alegando que o dinheiro arrecadado seria utilizado para pagar despesas com a guerra. Mas os colonos achavam que a Inglaterra tinha dado pouca ajuda a eles durante a guerra e que portanto a cobrança de impostos seria injusta.

7 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA O Massacre de Boston ocorreu quando a guarda metropolitana da Inglaterra tentou acabar com uma manifestação na sua então colônia dos Estados Unidos, matando um total de 5 pessoas, em 1770.O Massacre de Boston ocorreu quando a guarda metropolitana da Inglaterra tentou acabar com uma manifestação na sua então colônia dos Estados Unidos, matando um total de 5 pessoas, em 1770.

8 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

9 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Estopim do conflito Revolução Industrial (Inglaterra); necessidade de ampliação de mercados Revolução Industrial (Inglaterra); necessidade de ampliação de mercados Restrições mercantilistas aos colonos americanos (imposição do Pacto Colonial); Restrições mercantilistas aos colonos americanos (imposição do Pacto Colonial);

10 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA As principais leis coercitivas foram As principais leis coercitivas foram Lei do Açúcar (1764) taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesa Lei do Açúcar (1764) taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesa Lei do Selo (1765) obrigava a utilização de selo em qualquer documento, jornais ou contratos. Lei do Selo (1765) obrigava a utilização de selo em qualquer documento, jornais ou contratos. Atos Townshend (1767) Leis que taxavam a importação de diversos produtos de consumo. Criavam os Tribunais Alfandegários. Atos Townshend (1767) Leis que taxavam a importação de diversos produtos de consumo. Criavam os Tribunais Alfandegários.

11 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Lei do Chá (1773) garantia o monpólio do comércio de chá para a Cia das Índias Orientais.Lei do Chá (1773) garantia o monpólio do comércio de chá para a Cia das Índias Orientais. Leis Intoleráveis (1774) Impostas após a manifestação do Porto de Boston, interditava o porto da cidade, imposição de um novo governador para Massachussets e aquartelamento de tropas britânicas.Leis Intoleráveis (1774) Impostas após a manifestação do Porto de Boston, interditava o porto da cidade, imposição de um novo governador para Massachussets e aquartelamento de tropas britânicas. Ato de Quebec (1774) impedia que as colônias de Massachussets, Virgínia, Connecticut e Pensilvânia ocupassem terras à oeste.Ato de Quebec (1774) impedia que as colônias de Massachussets, Virgínia, Connecticut e Pensilvânia ocupassem terras à oeste.

12 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA A Festa do Chá de Boston (em inglês: Boston Tea Party) aconteceu em 16 de Dezembro de 1773. Comerciantes rebeldes estadunidenses que se sentiram prejudicados disfarçaram-se de índios peles-vermelhas, assaltaram os navios da companhia que estavam no porto de Boston e lançaram o carregamento de chá no mar. Fato que já demonstrava antes da Revolução Americana, a insatisfação dos colonos estadunidenses em relação a coroa britânica.A Festa do Chá de Boston (em inglês: Boston Tea Party) aconteceu em 16 de Dezembro de 1773. Comerciantes rebeldes estadunidenses que se sentiram prejudicados disfarçaram-se de índios peles-vermelhas, assaltaram os navios da companhia que estavam no porto de Boston e lançaram o carregamento de chá no mar. Fato que já demonstrava antes da Revolução Americana, a insatisfação dos colonos estadunidenses em relação a coroa britânica.

13 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

14 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1774: I CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração dos direitos dos colonos 1774: I CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração dos direitos dos colonos Fim das tarifas e restrições mercantilistas;Fim das tarifas e restrições mercantilistas; veto do rei.veto do rei. 1775: início da Guerra de Independência. 1775: início da Guerra de Independência.

15 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA A separação dos americanos:A separação dos americanos: Revolta por representatividadeRevolta por representatividade Difusão de ideais iluministas (liberdade econômica, liberdade política, igualdade jurídica...)Difusão de ideais iluministas (liberdade econômica, liberdade política, igualdade jurídica...) GEORGE WASHINGTON

16 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1776: II CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração de independência (Thomas Jefferson) com influência explícita do iluminismo de J. Locke. 1776: II CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração de independência (Thomas Jefferson) com influência explícita do iluminismo de J. Locke. Apoio da França, Holanda, e Espanha aos americanos. Apoio da França, Holanda, e Espanha aos americanos. Vitória dos EUA em 1783 (Tratado de Paris). Vitória dos EUA em 1783 (Tratado de Paris).

17 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA A 1ª Constituição Americana (1787) determinava: República federativa República federativa Divisão de poderes Divisão de poderes Direito a liberdade Direito a liberdade Igualdade jurídica Igualdade jurídica Proteção a propriedade privada Proteção a propriedade privada Voto censitário Voto censitário Índios, negros e mulheres sem direitos constitucionais. Índios, negros e mulheres sem direitos constitucionais.

18 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA Importância do movimento:Importância do movimento: –Influenciou os demais movimentos de libertação na América, ocorridos no início do século XIX. –Primeiro movimento que se inspirou no iluminismo e triunfou.

19 A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1º presidente dos EUA - George Washington1º presidente dos EUA - George Washington 2º presidente dos EUA - John Adams2º presidente dos EUA - John Adams 3º presidente dos EUA - Thomas Jefferson3º presidente dos EUA - Thomas Jefferson 4º presidente dos EUA - James Madison4º presidente dos EUA - James Madison 5º presidente dos EUA - James Monroe5º presidente dos EUA - James Monroe Até hoje foram 43 presidentes Até hoje foram 43 presidentes http://www.duplipensar.net/dossies/2004-Q4/eua-2004- presidentes.html http://www.duplipensar.net/dossies/2004-Q4/eua-2004- presidentes.html http://www.duplipensar.net/dossies/2004-Q4/eua-2004- presidentes.html http://www.duplipensar.net/dossies/2004-Q4/eua-2004- presidentes.html


Carregar ppt "A CRISE DO ANTIGO REGIME A INDEPENDÊNCIA DOS EUA AIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUAAIndependênciados EUA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google