A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reflexão da Luz Espelhos planos. Para localizar as imagens e saber como elas são formadas utilizaremos raios de luz que partem de um ponto P de um objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reflexão da Luz Espelhos planos. Para localizar as imagens e saber como elas são formadas utilizaremos raios de luz que partem de um ponto P de um objeto."— Transcrição da apresentação:

1 Reflexão da Luz Espelhos planos

2 Para localizar as imagens e saber como elas são formadas utilizaremos raios de luz que partem de um ponto P de um objeto. Estes raios podem ser desviados, por reflexão em um espelho ou por refração em lentes, e parecem divergir de um determinado ponto P, que é chamado de imagem. Para determinar os desvios sofridos pelos raios vamos utilizar as leis de reflexão e refração, conforme o caso, e traçar os raios desviados, daí o nome ótica geométrica. Vamos aplicar esse procedimento para estudar como são formadas as imagens em espelhos e lentes.

3 Imagem de um ponto num espelho plano objeto Espelho imagem Para que um observador consiga ver uma imagem refletida pelo espelho é preciso que raios provenientes do objeto sejam refletidos pelo espelho e alcancem seu olho. Isso pode acontecer para diferentes posições do observador.

4 Localização da imagem Traçam-se, então, vários raios partindo do ponto B, atingindo o espelho, com diferentes ângulos de incidência. Os raios refletidos pelo espelho alcançam o olho do observador, como se tivessem partido de um ponto B, atrás do espelho. objeto Espelho imagem B A B Normal Observador

5 Localização da imagem objeto Espelho B A Normal A imagem de um ponto B pode ser localizada traçando-se vários raios partindo desse ponto em direção ao espelho. i r Para determinar a direção de cada raio refletido, aplica-se a 2ªlei da reflexão onde i = r. Observador

6 Imagem de um corpo extenso Essa imagem é virtual, pois embora os raios pareçam vir dos pontos A e B, não existem raios de luz passando por esses pontos. Espelho imagem B A B objeto A

7 CARACTERÍSTICAS DA IMAGEM Natureza: Virtual Posição: Direita Tamanho: Igual ao objeto Obs: O espelho plano determina uma simetria,fazendo com que D OE = D EI Na imagem ocorre uma inversão bilateral(direita- esquerda) em relação ao objeto.

8 Imagem de um corpo extenso Dois raios são traçados a partir do ponto P no objeto em direção ao espelho ; o raio 1, normal ao espelho e o raio 2, com ângulo de incidência igual a i. i r d hh P B C P 1 2 r d Como i = r, os triângulos PCB e PCB são semelhantes. d=d h=h

9 Campo visual de um espelho plano Paulo Leticia objeto imagem Leticia não pode ver a imagem da lâmpada! Espelho Para que isso fosse possível, o espelho deveria ser mais longo.

10 A que altura do chão deve estar o espelho para que Ana possa se ver inteira no espelho? D r H i r D h d

11 A altura r deve ser igual a metade da altura de visãoh do observador. Para que uma pessoa possa se ver totalmente a frente de um espelho plano este deve ter uma dimensãod igual a metade da altura real H da pessoa. D h H i r D h r d

12 Associação de espelhos planos P Quantas imagens do ponto P podem ser vistas pelo observador? Observador

13 O observador vê duas imagens; P1 e P2, que são as imagens de P nos espelhos 1 e 2, respectivamente. P P1P1 P2P2 aa b b P3P3 b b Espelho 2 Espelho 1 Há ainda uma terceira imagem; P3 é a imagem de P1 pelo espelho 2. O ângulo entre os espelhos associados é representado por.

14 Translação do espelho plano Se o objeto se afastar (ou aproximar uma distância x, sua imagem se aproxima (ou se afasta) a mesma distância x.

15 OBS: Ao deslocar um espelho plano por um espaçod em relação a um objeto parado a sua frente,temos que a distanciaD entre suas imagens é igual a: D=2d Na rotação de um espelho plano temos que o ângulo entre os raios refletidos é igual ao dobro do ângulo de rotação do espelhoθ. = 2 θ


Carregar ppt "Reflexão da Luz Espelhos planos. Para localizar as imagens e saber como elas são formadas utilizaremos raios de luz que partem de um ponto P de um objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google