A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seleção e aprimoramento das qualidades das espécies, através da escolha correta daqueles que participam, do processo de montagem da geração seguinte,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seleção e aprimoramento das qualidades das espécies, através da escolha correta daqueles que participam, do processo de montagem da geração seguinte,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Seleção e aprimoramento das qualidades das espécies, através da escolha correta daqueles que participam, do processo de montagem da geração seguinte, pelo seu cruzamento. Processo lento e de resultados a longo prazo.

3 Melhoramento Genético Produção de novas variedades Gado Santa Gertrudes (Shorton e Zebu) O gado Shorton: bom produtor de carnes e vulnerável à doenças; O gado zebu: resistente à doenças e baixa produção de carnes; Produção de variedades úteis Os processos sexuais das plantas e dos animais complicam a propagação das variedades melhoradas. Solução: enxertia, propagação de cultura e endogamia

4 Produção de Novas Variedades

5 OBJETIVO : Aumentar a freqüência de alelos favoráveis na população. Não cria novos genes!

6 Objetivo: Manter as características da população. Impede a variabilidade!

7

8

9

10 PROBLEMAS VARIABILIDADE CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS. EX: FUNGO NA BATATA E NO MILHO.

11 ACONSELHAMENTO GENÉTICO ESTIMA A CHANCE DE UMA CRIANÇA SER AFETADA POR UMA DOENÇA JÁ MANIFESTADA EM ALGUNS MEMBROS DA FAMÍLIA.

12 ALELOS DELETÉRIOS ( PROVENIENTES DE MUTAÇÃO ) DEF: SÃO ALELOS QUE CAUSAM DOENÇA OU QUE DIMINUEM A TAXA DE SOBRIVIVÊNCIA OU REPRODUÇÃO. EXEMPLO: A anemia falciforme A doença Tay sachs

13 CONSAGUINIDADE Aumenta as chances de haver encontros de genes deletérios no casamento entre parentes.

14 DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL

15 Amostragem vilo-coriônica ( 8 e 11 semanas). **** Risco de aborto **** Procedimento: Punção – Retira-se uma porção do corion para cultivo e análise das células

16 A GENÉTICA MOLECULAR A SUAS APLICAÇÕES -- ENZIMAS DE RESTRIÇÃO / ENDONUCLEASES (1970) – SÃO ENZIMAS BACTERIANAS ALTAMENTE ESPECÍFICAS E FAZEM A DEFESA DA BACTÉRIA AO ATAQUE DE BACTERIÓFAGO AÇÃO:CORTAM AS MOLÉCULAS DE DNA EM PONTOS ESPECÍFICOS.

17 SEPARAÇÃO ELETROFORÉTICA

18

19 Analisam trechos específicos do Dna que se repetem em quantidade variável de pessoa para pessoa = VNTR. Variable Number Of Tandem Repeats (Número Variável Repetições em Sequência)

20 Passos para inclusão e exclusão de paternidade pelo DNA: 1)Compare as bandas da mãe (M), criança (C) e possíveis pais (P). 2) Identifique quais bandas da criança vieram da mãe. As bandas restantes (bandas- teste) vieram do pai. 3) As bandas-teste estão presentes no possível pai? Identifique-o.

21 STANLEY COHEN (PLASMÍDEOS) E HERBET BOYER (ENZ. DE RESTRIÇÃO)

22 A partir da tecnologia ( DNA recombinante ) deu-se inicio a produção de insulina, fator VIII, hormônio de crescimento entre outros. OBS: Essa técnica pode ser usada também com BACTERIÓFAGOS como vetores.

23 TRANSGÊNICOS / OGM DEFINIÇÃO: Organismos que recebem ou incorporam genes de outra espécie. COMO SÃO PRODUZIDOS: DNA é clonado; é extraído do vetor e purificado; injetado no núcleo de ovos da espécie que deseja transformar.

24 TRANSGÊNICOS / OGM

25 Alimentos transgênicos Aspectos positivos: Aumento na produção de alimentos. Alteração do valor nutricional dos alimentos. Desenvolvimento de espécies com características desejáveis. Maior resistência dos alimentos ao armazenamento por períodos maiores. Aspectos negativos: A maior resistência a agro tóxicos e antibióticos nas pessoas e nos animais. A eliminação de populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas. O empobrecimento da biodiversidade. O desenvolvimento de ervas daninhas muito resistentes que podem causar novas doenças e o desequilíbrio da natureza. O desconhecimento das conseqüências da utilização dos alimentos geneticamente alterados a longo prazo.

26 PROJETO GENOMA HUMANO OBJETIVOS: 1-Determinar a seqüência de todos os nucleotídeos dos 24 cromossomos ( 22A+2S); 2-Identificar todos os genes humanos.

27 PROJETO GENOMA HUMANO Cura de doenças hereditárias pela a substituição de genes defeituosos = GENETERAPIA.

28 PROJETO GENOMA HUMANO CONCLUSÃO DO ESBOÇO GERAL Constituído por cerca de 3 bilhões de pares de nucleotídeos 3 % correspondem a genes e 97% a seqüências não codificantes.

29 QUESTÃO 1 :QUAL É A FUNÇÃO DAS ENDONUCLEASES DE RESTRIÇÃO NA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE? RESPOSTA: CORTAR O DNA EM PONTOS ESPECÍFICOS.

30 QUESTÃO 2:EXPLIQUE COMO A TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTICIPA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ORGANISMOS TRANSGÊNICOS? RESPOSTA:PERMITE A INSERÇÃO DE GENES EM ORGANISMOS DE ESPÉCIES DIFERENTES. ESSES ORGANISMOS SÃO CHAMADOS DE TRANSGÊNICOS.

31 QUESTÃO 3 CITE 2 PRODUTOS ULTILIZADOS PELO HOMEM. QUE FORAM OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE DNA RECOMBINANTE? RESPOSTA:INSULINA, FATOR 8, HORMÔNIO DO CRESCIMENTO.

32 Organismos que recebem novos genes, que não possuíam originalmente

33 Genes do plasmídio da agrobactéria são substituídos por genes de interesse Partículas de metal são cobertas com DNA que será traduzido na característica desejada e disparadas contra a parede das células

34

35 -Redução do uso de pesticidas e herbicidas -Alimentos com maior taxa de nutrientes -Diminiur a fome mundial -Alergias desconhecidas -Resistência à antibióticos -Perda da biodiversidade -Superervas daninhas e insetos resistentes


Carregar ppt "Seleção e aprimoramento das qualidades das espécies, através da escolha correta daqueles que participam, do processo de montagem da geração seguinte,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google