A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O sistema de classificação serve para facilitar o estudo e a identificação dos seres vivos que existe na terra. Eles são agrupados de acordo com semelhanças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O sistema de classificação serve para facilitar o estudo e a identificação dos seres vivos que existe na terra. Eles são agrupados de acordo com semelhanças."— Transcrição da apresentação:

1

2 O sistema de classificação serve para facilitar o estudo e a identificação dos seres vivos que existe na terra. Eles são agrupados de acordo com semelhanças corporais, funcionais, biológicas, fisiológicas, genéticas. A classificação procura mostrar as relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos.

3 É a seção da biologia que cuida da classificação dos seres vivos. O pesquisador que se especializa em classificação é chamado de taxonomista.

4 Cães surgiram por domesticação de antepassados dos lobos atuais, por isso estão no mesmo grupo. Já os gatos surgiram de gatos selvagens e portanto são de um grupo diferente de lobos e cães.

5 Em meados do século XVIII, o botânico e médico Lineu inventou um sistema de classificação dos seres vivos usando a espécie como unidade básica. Ele criou regras de nomenclatura para universalizar a identificação dos seres vivos.

6 É o conjunto de organismos semelhantes entre si e capazes de cruzar gerar descendentes férteis. Ex: espécie humana

7 Todos os leões africanos pertencem a mesma espécie; Já as onças-pintadas e os leões africanos são de espécies diferentes, porque em condições naturais não há reprodução entre eles e portanto não surgem filhotes férteis.

8 A cria do cruzamento do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus) se chama burro, caso seja do sexo masculino, e mula, caso seja fêmea. Essas espécies diferentes ao cruzar geram descendentes, entretanto, a mula e o burro são estéreis, ou seja, não conseguem reproduzir.

9

10 A nomenclatura criada por Lineu é chamada de nomenclatura binomial porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras. A primeira palavra do nome científico da espécie corresponde ao nome do gênero. Ex: Nome científico do gato doméstico: Felis catus Gênero: Felis Espécie: Felis catus

11 Felis catus (gato doméstico) Felis silvestris (gato selvagem europeu) Felis margarita (gato da Índia) Felis chaus (gato do deserto) Obs: Todas as espécies acima pertencem ao mesmo GÊNERO

12 O primeiro nome vem sempre iniciado por letra maiúscula; O segundo nome vem sempre iniciado por letra minúscula; Os dois nomes costumam ser destacados em itálico e/ou sublinhado. Ex: Canis familiaris

13 Inicialmente os seres vivos foram reunidos em grandes grupos, os Reinos Um Reino pode ser dividido em grupos menores, os Filos. Cada Filo pode ser subdividido em grupos menores, as Classes.

14 Cada Classe é então dividida em Ordens. As Ordens agrupam as Famílias. As Famílias compreendem vários Gêneros. Cada Gênero pode reunir várias Espécies.

15

16 CLASSIFICAÇÃOHOMEMGORILA REINOANIMALIA FILOCHORDATA CLASSEMAMALIA ORDEMPRIMATA FAMÍLIAHOMINIDAEPONGÍDEOS GENEROHOMOGORILLA ESPÉCIEHomo sapiensGorilla gorilla

17

18 Seres unicelulares; São todas procariontes; Bactérias e algas azuis; Muitas causam doenças como a tuberculose, cólera; Algumas são importantes para a qualidade dos solos, outras são usadas, pelo homem, na fabricação de alimentos. Algumas possuem clorofila e realizam fotossíntese;

19

20 Organismos unicelulares, eucariontes. Protozoários (alimentação heterotrófica) e algas (alimentação autotrófica) Alguns causam doenças como a Ameba, outros são de vida livre como o Paramécio. PARAMÉCIO AMEBA

21 Engloba os fungos; Maioria pluricelular, mas também existem os unicelulares; Eucariontes; Possuem nutrição heterotrófica; Corpo formado por uma série de fios chamados hifas.

22 Compreende os animais; Seres pluricelulares; Heterótrofos; Eucariontes; Capazes de locomoção pelo menos em alguma fase do ciclo de vida. Apresentam tecidos e órgãos especializados

23

24 Compreende as plantas; Seres pluricelulares; Seres autótrofos, realizam fotossíntese; Eucariontes; Apresentam tecidos e órgãos especializados; Suas células possuem uma camada de celulose ao redor da membrana plasmática, a parede celular.

25


Carregar ppt "O sistema de classificação serve para facilitar o estudo e a identificação dos seres vivos que existe na terra. Eles são agrupados de acordo com semelhanças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google