A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberais e Nacionalistas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberais e Nacionalistas"— Transcrição da apresentação:

1 Liberais e Nacionalistas

2 A arte e a revolução andaram muitas vezes de mãos dadas.
Esta pintura chama-se “A liberdade guiando o povo” e foi pintada pelo artista romântico francês Eugène Delacroix. A arte e a revolução andaram muitas vezes de mãos dadas.

3 por Jean-Baptiste Isabey, 1819.
Congresso de Viena O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências européias que teve lugar na capital austríaca, entre 01 de Outubro de 1814 e 09 de Junho de 1815. O Congresso de Viena por Jean-Baptiste Isabey, 1819.

4 recolonizar as nações americanas.
Líderes: Áustria, Rússia, Prússia, Inglaterra. Obs.: Portugal não podia participar pois era uma coroa refugiada na colônia; Objetivos refazer o mapa europeu recolocar no trono os reis depostos por Napoleão Bonaparte, ou seja, voltar o absolutismo; recolonizar as nações americanas. 

5 Medidas: Restaura o absolutismo real; exceto em Portugal, onde o rei foi deposto; Cria uma força armada para manter a paz ( Santa Aliança); O Brasil é elevado à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves; pois assim, Portugal poderia participar do congresso; Obriga D. João a devolver a Guiana.   

6

7 Santa Aliança Para garantir, em termos práticos, a aplicação das medidas conservadoras do Congresso de Viena, o Czar da Rússia, Alexandre I, propôs a criação da Santa Aliança . Esta servia de ajuda mútua das monarquias européias em nome "da religião, da paz e da justiça" .

8 Os países fundadores da Santa Aliança.
Seu objetivo era estabelecer o direito de intervenção em qualquer região européia em que se inicia-se um movimento liberal ou uma revolução burguesa . Rússia Prússia Áustria Os países fundadores da Santa Aliança.

9 Liberalismo e Nacionalismo
Movimento político da liberdade e da autonomia dos povos, do direito de criarem seus próprios estados. Movimento político em favor da liberdade dos indivíduos.

10 As revoluções na França
Nos anos de 1820, 1830 e 1848 estouraram diversas rebeliões na França com ideais nacionalistas e liberais.

11 Luís XVIII Luís XVIII era neto de Luís XV irmão de Luís XV. Assumiu o governo perseguindo tanto os simpatizantes da revolução francesa quanto os que eram favoráveis a Napoleão Bonaparte e reinou de 1815 até 1824.

12 Carlos X A partir de 1824 o rei Carlos X assumiu o trono, censurou a imprensa e reprimiu tanto os movimentos populares que foi obrigado a renunciar.

13 Luís Filipe de Orleáns Ficou conhecido como o “rei dos banqueiros” porque favoreceu os grandes capitalistas. Apesar do desenvolvimento econômico e industrial foi derrubado em 1848 e a França voltou a ser uma república.

14 Charge da Revolução de fevereiro de 1848.

15 Napoleão III de França Sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte, liderou um golpe de Estado em 1852 e tornou-se ditador, encerrando o ciclo revolucionário que a burguesia iniciou em 1789.

16 A primavera dos povos Primavera dos Povos foi um conjunto de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, iniciado por membros da burguesia e da nobreza que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.

17 As repercussões no Brasil
A onda revolucionária liberal e nacionalista, chegou ao Brasil através de uma revolta liberal que provocou a queda de D. Pedro I em 1830, e em 1848 se refletiu no governo de D. Pedro II na Revolução Praieira, em Pernambuco.

18 O romantismo O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou até o século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

19 O romantismo Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama, amores trágicos, ideais utópicos e escapismo.

20 O romantismo As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram com Francisco Goya. O francês Eugène Delacroix é um pintor romântico por excelência. Sua tela “A Liberdade guiando o povo” é a obra romântica mais conhecida. A busca pelo exótico é uma característica das pinturas Romantistas, exaltando-se as sensações extremas.

21 O romantismo Os primeiros livros do Romantismo literário foram Baladas Líricas e Hino à Beleza Intelectual. O Romantismo renega a literatura antiga e se torna o gênero narrativo mais usado. Johhan Wolfgang Goethe foi o maior poeta romantista alemão, conhecido por suas obras Fausto e Os Sofrimentos do Jovem Werther.

22 ... E o momento presente é eternidade. (Testamento, Goethe)
Pensar é mais interessante que saber, mas é menos interessante que olhar.


Carregar ppt "Liberais e Nacionalistas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google