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Matemática Revisão Global Professor Rivelino. Contéudo Teoria dos conjuntos Conjuntos numéricos Intervalos reais Coordenadas cartesianas Relação binária.

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Apresentação em tema: "Matemática Revisão Global Professor Rivelino. Contéudo Teoria dos conjuntos Conjuntos numéricos Intervalos reais Coordenadas cartesianas Relação binária."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática Revisão Global Professor Rivelino

2 Contéudo Teoria dos conjuntos Conjuntos numéricos Intervalos reais Coordenadas cartesianas Relação binária Funções Tipos de funções Função afim Inequações do 1º grau

3 Teoria dos conjuntos Símbolos Operações Problemas

4 Conjuntos numéricos Naturais Inteiros Racionais Irracionais Reais

5 Intervalos reais Aberto Fechado

6 Coordenadas cartesianas Par ordenado Produto cartesiano Seja A = {1, 2, 3} e B = {3, 4, 5}, calcule A x B

7 Relação binária Domínio Imagem

8 Funções Domínio Contradomínio Imagem Valor numérico Gráficos Seja A = {1, 2, 3} e B = {3, 4, 5}, na função de f: A B, f(x) = x + 2, encontre a imagem.

9 Tipos de funções Injetora Sobrejetora Bijetora Par Ímpar Crescente Decrescente

10 Tipos de funções Composta Seja f(x) = 2x – 1e g(x) = 3x + 1, calcule f(g(x)) Precisamos repetir a 1ª função Procurar a 2ª função (parêntese) Substituir na 1ª função os valores de x pela 2ª função (parêntese) f(g(x)) = f(3x + 1) // f(g(x)) = 2(3x +1) – 1 // f(g(x)) = 6x + 2 – 1 // f(g(x)) = 6x +1 Inversa Seja uma função bijetora f(x) = 3x +1, calcule a sua inversa Sabendo que y = 3x + 1, trocaremos as letras, logo: x = 3y +1, isolando y (função) -3y = -x + 1 // 3y = x – 1 // y = x - 1 3

11 Função afim Valor numérico Equação da reta Gráficos Coeficientes linear e angular Funções crescente e decrescente Estudo do sinal

12 Inequações do 1º grau Inequação produto Inequação quociente Jogo de sinais Cuidado!!! Denominador sempre aberto! Sistemas de inequações Intersecção

13 Exercícios Se o conjunto A B, B={0, 1, 2, 3}, calcule A B e B A. Numa pesquisa entre 100 alunos foi revelado que 41 estudam inglês, 29 estudam francês e 26 estudam espanhol; 15 estudam inglês e francês, 8 estudam francês e espanhol e 19 estudam inglês e espanhol; 5 estudam os 3 idiomas, determine quantos estudantes não estudam nenhum desses idiomas. Dados os números 1; 3,12321; 4 2; -13; 4 – 5i; 3, Quantos destes são reais? Quais? Qual a distância entre os pontos (4, -1) e (3, -2)? Dados os intervalos A=[1,-3[ e B=[-2, 4], calcule A – B. Sejam os conjuntos A={1, 2, 3} e B={4, 5}, escreva uma relação como um conjunto de pares ordenados. Seja a função f(X) = x 5 – 1, determine a imagem para quando o domínio for -1. Qual o domínio para a função f(x) = 4/(3x-1)? Seja A={1, 2, 3} e B = {4, 5, 6}, determine o contradomínio e a imagem para a função f(x) = x + 3, e classifique como crescente/decrescente/injetora/sobrejetora ou bijetora. Qual a inversa da função f(x) = 3x – ½? Sabendo que f(x) = 3X – 1 e g(x) = 4x 2, determine f(g(x)) e faça o gráfico da função.

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