A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)"— Transcrição da apresentação:

1 BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)
Professora: Alexsandra Ribeiro

2 1. Leia as questões a seguir sobre a água e insira uma caixa de texto sobre a alternativa correta:
1.1 Um ser humano adulto tem cerca de 40 a 60% de sua massa corpórea constituída por água. A maior parte dessa água encontra-se localizada: a) No meio intracelular b) No líquido linfático c) Nas secreções salivares e intestinais d) Na saliva e) No plasma sanguíneo 1.2 Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta: A existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura. A existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais. A possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

3 2. De acordo com a Biologia, o que são substâncias inorgânicas
2. De acordo com a Biologia, o que são substâncias inorgânicas? Cite exemplos. 3. A taxa de água pode variar de acordo com alguns fatores. Cite esses fatores. 4. Explique duas propriedades da água. DICA!!! Para responder as questões acima basta selecionar a caixa de texto e começar a escrever!

4 Magnésio presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese.
5. Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade da célula. Insira o círculo verde sobre a frase verdadeira e o círculo vermelho sobre a frase falsa: Cálcio é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos. Magnésio presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese. Ferro, presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos). Fosfato é o principal cátion extra e intracelular. Cloreto, importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila. DICA! Duplique os círculos (ctrl D) para que todas as frases sejam identificadas como verdadeiras ou falsas!

5 Componente de ossos e dentes. Essencial à coagulação do sangue.
6. O homem necessita de, aproximadamente, vinte e um elementos químicos diferentes. Certos elementos são requeridos em quantidades diárias maiores do que outros. Com relação à função de alguns sais minerais no organismo humano, associe as colunas e LIGUE o sal mineral à sua função: Principal íon positivo no interior das células. Influencia a contração muscular e a atividade dos nervos. Componente de ossos e dentes. Essencial à coagulação do sangue. Componente de muitas proteínas. Essencial para a atividade metabólica normal. Essencial para o armazenamento e transferência de energia. Componente do DNA e RNA. Componente dos hormônios da tireóide,importante na estimulação do metabolismo. Cálcio Potássio Enxofre Fósforo Iodo DICA! Selecione uma das linhas ao lado para fazer a ligação do sal à sua função no nosso corpo.

6 7. Os glicídios são compostos orgânicos essenciais para o bom funcionamento dos seres vivos. Tais compostos são classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Organize os exemplos abaixo de acordo com essa classificação, preenchendo a tabela: Monossacarídeos Dissacarídeos Polissacarídeos DICA! Clique e arraste as palavras abaixo de acordo com a classificação correta para dentro da tabela! Ribose Amido Sacarose Glicose Maltose Frutose Quitina Lactose Glicogênio Celulose

7 8. Comente a principal função dos carboidratos.
9. Quais as principais substâncias que são consideradas como as principais formas de reserva energética de vegetais e animais respectivamente? 10. Quais os polissacarídeos que são considerados como componentes estruturais de animais e vegetais, respectivamente?


Carregar ppt "BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google