A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Vasco Vasconcelos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Vasco Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Vasco Vasconcelos

2 Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa exercitar seus conhecimentos. Cada questão terá 2 minutos e meio para ser respondida. Ao final você poderá conferir o comentário das questões. Bom Estudo!

3 01. Depois do ar, a água é a substância que nos é mais familiar e talvez seja a mais peculiar encontrada na Terra. Além de ser o único composto mineral do planeta que é encontrado no estado líquido, apresenta outras características surpreendentes. Uma delas é o seu comportamento durante a solidificação, pois é uma das únicas substâncias em que, na ocorrência desse fenômeno, o sólido formado (gelo) flutua sobre o líquido — enquanto, para a grande maioria das substâncias, o sólido formado precipita e fica recoberto pelo líquido ainda não solidificado. Quando numa dada região a temperatura do ar atinge valores muito abaixo de 0°C (por exemplo, –20°C, –30°C, …), esse comportamento peculiar da água durante a solidificação, pelo menos indiretamente, é responsável pelo(a): A) manutenção do pH da água dos mares, rios e lagos da região. B) manutenção da concentração de NaCl na água dos mares, rios e lagos da região. C) aumento da capacidade térmica da água dos mares, rios e lagos da região. D) precipitação de cátions de metais pesados que contaminam a água dos mares, rios e lagos da região. E) manutenção da vida dos seres aquáticos dos mares, rios e lagos da região.

4 02.Numa escola é adotado o seguinte critério para avaliação anual: a nota do primeiro bimestre é multiplicada por 1; a do segundo por 2; a do terceiro por 3; e a do quarto por 4. Os resultados são somados e divididos por 10. Se a média assim obtida for maior ou igual a 7,0, o aluno está dispensado do exame. Suponha que um aluno tenha tirado 9,5 no primeiro bimestre; 6,5 no segundo; e 8,5 no terceiro. Qual é a menor nota que ele poderá tirar no quarto bimestre para ser dispensado do exame? A) 4,0 B) 4,5 C) 5,0 D) 5,5 E) 6,0

5 3ª questão Para muitas pessoas, as tempestades são assustadoras; as noturnas, mais ainda. O clarão que se observa, devido aos raios, e o som que os acompanha, quase sempre com um bom retardo, são os responsáveis pelas aflições. Os raios são a manifestação do movimento de cargas elétricas entre duas regiões, em geral entre a Terra e a nuvem, pois, nesse caso, o ar ioniza-se, permitindo esse movimento. Em menor escala, pode-se gerar raios entre corpos que estejam convenientemente eletrizados e próximos. Para que isso ocorra: A) basta que haja alguma diferença de potencial entre os corpos. B) basta que ambos tenham potencial elétrico, mesmo que sejam iguais. C) basta que a diferença de potencial entre eles seja nula. D) é necessário que a diferença de potencial entre eles seja tal, que provoque no ar isolante que os separa uma capacidade de condução de cargas. E) é necessário que a diferença de potencial entre eles seja tal, que provoque no ar isolante que os separa uma capacidade ainda maior de isolamento.

6 Resoluções 1ª questão Como a temperatura do ar está abaixo de 0°C, há solidificação da água dos mares, rios e lagos, porém o gelo formado, sendo menos denso que a água, irá flutuar, constituindo uma camada na superfície dos mesmos. O gelo é um isolante térmico, e devido a essa característica essa camada impede que a temperatura da água abaixo da camada de gelo atinja valores muito baixos, que provocariam a morte dos peixes e demais seres aquáticos da região. Resposta: E 2ª questão Resposta: D 3ª questão O movimento de cargas ocorre quando, mesmo que o meio seja isolante, há ionização, permitindo condução de cargas. – Resposta D


Carregar ppt "Prof. Vasco Vasconcelos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google