A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estima-se que cerca de 40% da superfície do planeta tenha sido coberta por vegetação há mais ou menos 5 mil anos atrás. Atualmente, estima-se que apenas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estima-se que cerca de 40% da superfície do planeta tenha sido coberta por vegetação há mais ou menos 5 mil anos atrás. Atualmente, estima-se que apenas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estima-se que cerca de 40% da superfície do planeta tenha sido coberta por vegetação há mais ou menos 5 mil anos atrás. Atualmente, estima-se que apenas 3,6 bilhões de hectares dos domínios continentais ainda sejam recobertos por formações vegetais nativas.

3 Aciculifoliadas Aciculifoliadas – folhas em forma de agulha; Decíduas Decíduas (caducas) – perdem as folhas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas Latifoliadas – folhas largas e grandes; Estratificação Estratificação – diversos andares de uma formação vegetal: Herbáceo; Arbustivo; Arbóreo;

4 Hidrófita Hidrófita – vegetação que vive na água; Higrófita Higrófita – vive em lugares de grande umidade; Xerófita Xerófita – vive em lugares de pequena umidade; Tropófita Tropófita – adaptada à variação sazonal; Halófita Halófita – vivem em meio salino, como áreas litorâneas e manguezais;

5 Ocorre em áreas de baixas latitudes, com clima quente e úmido; densaheterogênea pereneslatifoliadas A vegetação é densa e heterogênea, com folhas perenes e latifoliadas; mata de terra firme mata de várzea mata de igapó Na Amazônia divide-se em: mata de terra firme; mata de várzea e mata de igapó;

6

7

8

9 Possui grande diversidade e densidade; latifoliada e perene. Destacam-se duas estações definidas: uma seca e outra úmida. Mata Atlântica hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída Uma típica floresta tropical, é a Mata Atlântica; hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída.

10

11 Ocorre normalmente em áreas de médias latitudes, com destaque para Europa, Estados Unidos e Canadá; de grande porte decíduas baixasdensidade diversidade A vegetação é de grande porte e decíduas, com baixas densidade e diversidade; Por encontra-se em áreas de grande desenvolvimento encontra-se muito degradada;

12

13

14

15

16 praiasdunas mangues Composta por vegetação de praias, de dunas e de mangues; folhas latifoliadas perenesraízes aéreas pneumatóforos Os mangues possuem folhas latifoliadas e perenes, raízes aéreas e pneumatóforos, com grande densidade e diversidade; São extremamente importantes pois se tornam um verdadeiro berçário da vida flúvio-marinha;

17

18

19

20 chuvas que não ultrapassam os 300mm/ano Desertos em geral ocorrem em áreas quentes, com elevada evaporação, com chuvas que não ultrapassam os 300mm/ano. xeromorfismo perda de folhaspresença de espinhoscaules suculentos raízes grandes e profundas A escassez de chuvas impõe o xeromorfismo, onde as plantas se adaptam à falta de água através de perda de folhas, presença de espinhos, caules suculentos e raízes grandes e profundas.

21 Deserto Deserto é qualquer região que, devido à sua aridez (calor) ou frio excessivo, se torna hostil ao desenvolvimento da vida vegetal e animal. Desertificação Desertificação é o processo de destruição gradativa (pouco a pouco) da cobertura vegetal, do solo e das águas em uma determinada região.

22

23

24 Localiza-se principalmente na porção meridional da Europa, norte da África e sul do Chile; É uma formação arbóreo-arbustiva, com tufos descontínuos de gramíneas; Nessa tipo de vegetação aparece o clima mediterrâneo, que se destaca por possuir verões secos e invernos úmidos. Nessa tipo de vegetação aparece o clima mediterrâneo, que se destaca por possuir verões secos e invernos úmidos.

25

26

27 herbácea Formação herbácea, geralmente ocorrem no clima continental; Recebem várias denominações: Pampas Pampas – Argentina, Uruguai e Brasil; Pradarias Pradarias – Estados Unidos e Canadá; Estepes Estepes – Europa, Rússia e África;

28

29

30

31 Ocorre predominantemente no hemisfério norte, na porção setentrional do Canadá, Europa e Rússia; herbácea musgosliquens Vegetação do tipo herbácea, geralmente formada por musgos e liquens, com ciclo vegetativo curto (3 meses);

32

33

34 Queimadas Queimadas – eliminam grande parte da cobertura vegetal, além de destruir a biomassa orgânica, causa a morte dos microorganismos. Extração de madeira Extração de madeira – normalmente feita para a retirada de madeiras nobres. erosão dos solosmudanças climáticasaumento do processo de desertificaçãoredução de reservas hídricas A retirada da cobertura vegetal causa: erosão dos solos, mudanças climáticas, aumento do processo de desertificação e redução de reservas hídricas.

35

36

37 É a variedade de formas de vida do planeta, que se pode analisar pela diversidade genética, variedade de espécies de animais e vegetais, etc. a totalidade dos recursos vivos ou biológicos, bem como os recursos genéticos e seus componentes A biodiversidade inclui, portanto, a totalidade dos recursos vivos ou biológicos, bem como os recursos genéticos e seus componentes.

38 É apropriação indébita do patrimônio biológico e dos conhecimentos das populações nativas sobre a biodiversidade. Muitos países do terceiro Mundo, como o Brasil, vem sofrendo biopirataria por parte de países desenvolvidos que ao se apropriarem do patrimônio biológico nacional, patenteiam em nome do seu país.

39 Açaí; Andiroba; Copaíba; Cupuaçu; Espinheira Santa; Jaborandi; Jararaca; Quebra pedra; Sapo; Sapo Kampô;

40


Carregar ppt "Estima-se que cerca de 40% da superfície do planeta tenha sido coberta por vegetação há mais ou menos 5 mil anos atrás. Atualmente, estima-se que apenas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google